Como avisar que vai faltar no trabalho? Tiramos suas dúvidas

Em algumas ocasiões, faltar no trabalho é inevitável. Seja porque você não acordou bem de saúde ou porque tem que resolver uma questão pessoal com urgência. Mas nessas situações, uma questão surge: como avisar que vai faltar no trabalho?

Essa pergunta faz com que muitos profissionais se sintam inseguros e até mesmo esperem represálias do chefe ao retornarem para seus expedientes. Se você se sente assim, saiba que não há problema em faltar em casos de necessidade – o que pode prejudicar a sua imagem profissional é fazer da falta a sua rotina.

No entanto, é importante sempre avisar que irá faltar, de modo que seu chefe e seus colegas estejam preparados para enfrentar o dia de trabalho sem você. Abaixo, reunimos várias perguntas sobre o assunto e respondemos todas elas. Depois de conferir todas elas, você não terá mais dúvidas de como avisar que vai faltar no trabalho!

Como avisar que vai faltar no trabalho?

Essa é uma pergunta que envolve vários detalhes. Vamos desmembrá-la em várias mais específicas.

Para quem avisar que vai faltar no trabalho?

À primeira vista, pode até parecer uma boa ideia avisar um colega de trabalho de que você vai faltar e pedir para ele transmitir a mensagem para a equipe.

Sempre que precisar se ausentar do trabalho, não passe a mensagem através de um colega: avise seu chefe direto. A falta de um funcionário é algo que altera a organização do trabalho, então compete ao supervisor e/ou líder da equipe. Além disso, é importante lembrar que no mundo do trabalho, há uma hierarquia bem estabelecida entre os cargos. Não se dirigir ao chefe sobre uma falta ao trabalho pode ser visto como um desrespeito.

Ah, mas isso não significa que você tem que avisar somente seu chefe. Depois de entrar em contato com ele, fale com um colega mais próximo sobre sua ausência ou envie uma mensagem coletiva para a equipe. Assim eles também podem se organizar para passar um dia de trabalho sem você.

Qual o melhor momento para avisar que vai faltar no trabalho?

Se você precisar faltar no trabalho, o ideal é avisar o quanto antes. Mesmo que seja em cima da hora, é importante que seu chefe tenha conhecimento de que você não vai conseguir comparecer durante o horário de trabalho do que ser pego desprevenido. Pois mesmo que seja só um dia, ele pode ter que reorganizar o trabalho para lidar com um funcionário a menos.

Por onde avisar que vai faltar no trabalho?

Em geral, fazer uma ligação telefônica é a melhor escolha para avisar seu chefe que irá faltar no trabalho. No entanto, existem chefes que preferem ser contatados por outros meios, como por e-mail ou mensagem de aplicativo.

O meio escrito tem a vantagem de ser mais objetivo – além de que afasta qualquer nervosismo que você possa ter ao falar ao telefone. Outro ponto positivo é que tanto o e-mail quanto a mensagem não dependem que seu chefe retorne automaticamente. Ele pode vê-la quando acessar seus dispositivos.

Mas se você optar por fazer uma ligação e seu chefe não atender, nossa recomendação é que você espere um pouco e faça uma nova tentativa, se possível. Se ainda assim você não conseguir contatá-lo, pode deixar uma mensagem de voz ou optar por escrever um e-mail ou mensagem.

O que dizer quando for avisar que vou faltar no trabalho?

Agora chegamos no mais importante: o que dizer?

Devido ao nervosismo com a situação, muitas pessoas acabam expondo suas vidas pessoas desnecessariamente ao falar com o chefe. Mas se você ficou doente ou teve uma emergência familiar, não precisa entrar nos pormenores da situação com seu chefe.

Diga que teve um contratempo que te impede de comparecer ao trabalho, esclareça minimamente o motivo e enfatize que irá retornar assim que possível.

E quando a falta no trabalho é para comparecer a uma entrevista de emprego?

Dizer para seu chefe que você vai faltar no trabalho para participar de processo seletivo em outra empresa pode ser bem negativo para sua imagem profissional. Saber que você está procurando oportunidade em outro lugar, seu chefe possivelmente vai pensar que você está descontente com o que a empresa tem a oferecer e entender que não pode mais contar com você. Mas participar do processo não é garantia de que você irá conseguir a vaga.

Então, o que fazer? Na maioria dos casos, as entrevistas de emprego ocorrem em horário comercial, o que coincide com o expediente. Além disso, em muitos casos é difícil negociar horários. Então faltar no trabalho para comparecer à entrevista se torna inevitável.

Nossa recomendação é que você não tente inventar uma desculpa para a falta, mas não deixe de avisar o chefe. Ao falar com ele, diga simplesmente que tem um compromisso importante, que irá resolver uma questão pessoal.

Em quais casos posso abonar a falta no trabalho?

A legislação trabalhista estabelece que algumas faltas podem ser abonadas, isto é, que as ausências não sejam descontadas do seu salário. Isso acontece quando se considera que a falta se deu por motivo justo, sendo assim, o funcionário não abusou do seu direito à falta. E além de não descontar no salário, a falta abonada ou justificada também impede que o funcionário seja punido pela ausência no trabalho.

Mas quais são os motivos que justificam a falta ao trabalho?

O Art. 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) considera como justos os seguintes motivos para falta no trabalho:

Doença

Falta justificada pelo período necessário, mediante apresentação do atestado médico. Vale ressaltar que não é obrigatório a especificação do CID (Código Internacional de Doenças) no atestado entregue, então o funcionário não precisa revelar a causa da doença no trabalho se não se sentir confortável.

Falecimento de cônjuge, pais, filhos, irmãos ou pessoas que dependam economicamente do funcionário

Falta justificada de até 2 dias consecutivos, sendo necessário apresentar atestado de óbito;

Nascimento, adoção ou guarda compartilhada de filhos

Até 5 dias consecutivos, mediante apresentação de atestado de nascimento ou documento oficial.

Casamento

Necessário apresentar atestado de casamento, falta justificada de até 3 dias consecutivos;

Doação voluntária de sangue

Falta justificada de 1 dia a cada 12 meses de trabalho em data acordada com o empregador. Necessário apresentar o comprovante de doação;

Serviço eleitoral

Até 2 dias consecutivos ou não aos convocados a trabalhar como mesários nas eleições, em data acordada com o empregador. Necessário apresentar o comprovante de serviço eleitoral.

Serviço militar

Falta justificada pelo período que cumprirem o serviço militar de acordo com a Lei Nº 4375/64.

Vestibular

Ao realizar exame para adentrar no ensino superior, os profissionais têm a falta no trabalho justificada, mediante apresentação de comprovante de comparecimento (ex. caderno de prova).

Comparecimento ao juízo

Convocados a audiências judiciais têm suas faltas no trabalho abonadas pelo tempo necessário, sendo necessário apresentar declaração fornecida pelo juiz ou responsável jurídico competente.

Participação em reunião oficial de organismo internacional na qualidade de representante de entidade sindical

Falta justificada pelo tempo necessário, mediante apresentação de documentação.

Acompanhar filhos (de até 6 anos) em consultas médicas

1 dia, mediante apresentação de atestado médico.

Acompanhar até 6 consultas ou exames durante gravidez de esposa ou companheira

Falta justificada pelo tempo necessário, mediante apresentação de atestado médico.

Realização de exames preventivos de câncer

Até 3 dias a cada 12 meses de trabalho, mediante comprovação.

Vale ressaltar que mesmo que a sua falta se encaixe em uma dessas categorias, você ainda precisa avisar o seu empregador sobre a sua ausência o quanto antes. E, ao retornar ao trabalho, apresentar os documentos que justifiquem sua falta para o chefe para fazer o registro e não ter aquele dia descontado.