Dificuldade em entender a estrutura do TCC? Explicamos!

Podem ser complicados os dias em uma universidade, principalmente quando a hora da monografia, tese, TCC, etc., chega. Nesta hora é posto a prova tudo o que aprendeu no decorrer dos semestres. Tudo é um grande desafio, desde a escolha do tema até a formatação do trabalho. Mas, o maior dos problemas quando o assunto é TCC, pode ser a sua estrutura. Continue acompanhando para conhecer a estrutura do trabalho TCC, exemplos e tudo o mais!

Entendendo a estrutura do TCC

O TCC é dividido em algumas partes, sendo que a sua estrutura é montada a partir de alguns elementos que mostraremos. Acompanhe a estrutura de um TCC passo a passo:

  • Elementos pré-textuais: onde encontramos a Capa, Folha de rosto, Folha de aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Resumo em português, Resumo em língua estrangeira, Sumário, Lista de ilustrações, Lista de abreviaturas e Lista de siglas.
  • Elementos textuais: A introdução do TCC, o desenvolvimento e a conclusão;
  • Elementos pós-textuais: que servem para dar apoio aos elementos textuais do trabalho, são eles: a referência bibliográfica, o glossário e pode-se adicionar dados de apoio como, anexos e um apêndice.

Esta estrutura é fundamental para um bom TCC e algumas partes são obrigatórias. Tudo isso será explicado mais à frente.

Conhecendo os elementos pré-textuais da Estrutura de um TCC 2019

A estrutura de um TCC em 2019 não sofreu mudanças. Quando monografias e teses sofrem mudanças em um ano acadêmico, normalmente a própria instituição comunica os seus alunos sobre tais mudanças. Por isso, não perca a cabeça e faça o seu trabalho de conclusão de curso com cautela, seguindo os passos de uma boa estrutura de TCC com ABNT em 2019.

Acompanhe os elementos pré-textuais da estrutura TCC em Word. Os elementos pré-textuais obrigatórios em um trabalho de conclusão de curso são:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação;
  • Sumário;
  • Resumo em português;
  • Resumo em língua estrangeira, que normalmente é o inglês.

Entre os elementos obrigatórios, aquele que possui a maior importância dentro do trabalho de conclusão de curso é o resumo. O resumo é simplesmente uma descrição sucinta do trabalho como um todo e ele tem como objetivo guiar e apresentar o “desenvolvimento” do TCC. Assim, qualquer pessoa que tenha contato com o conteúdo do texto, entenderá exatamente o que você quis expressar.

Outra parte importante é a estrutura TCC sumário que é encontrada na ABNT NBR 6027:2003, onde ela descreve os parâmetros estabelecidos para a estruturação correta dele.

Entendendo os elementos textuais do TCC

Não é preciso informar que os elementos textuais de um TCC são as partes mais importantes do trabalho. Veja onde ficam esses elementos:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento do trabalho;
  • Conclusão.

Um dos elementos mais importantes dentre esses apresentados é a introdução. A introdução deve ser montada com cuidado e de forma minuciosa, afinal, é com ela que os avaliadores terão o primeiro contato com o seu trabalho. A estrutura TCC da introduçãoservirá como um guia para você e para quem estiver com o seu trabalho em mãos.

Uma dica importante é: comece o trabalho pela introdução, porque como dito, ela é um tipo de guia e, sendo assim, você se sentirá muito mais seguro conforme desenvolve o trabalho guiando-se por ela. As chances de se perder ou de errar na fase de desenvolvimento guiando-se pela introdução, são bastante pequenas.

O desenvolvimento

O desenvolvimento do trabalho é a parte mais demorada e cansativa, por isso, necessita de um bom tempo de dedicação. É aqui onde precisamos trabalhar as fundamentações teóricas ou referencial teórico, que é todo o embasamento que torna o trabalho tão denso e rico em conteúdo.

Dentro do desenvolvimento é onde colocamos as citações, sejam elas diretas ou indiretas e, para ajudar, aconselhamos estruturar o TCC no Word, para que você tenha um melhor controle de espaçamento e recuos.

E, não menos importante, é no desenvolvimento que as ideias para o trabalho são detalhadas e exploradas, onde a verdadeira mágica acontece. Com o desenvolvimento você notará o trabalho se moldando e tornando-se algo seu, de sua autoria.

Por fim, há a conclusão, onde se apresenta um resumo da ideia e do tema desenvolvido no trabalho, com a citação dos principais tópicos explorados.

Elementos pós-textuais de um TCC

Os elementos pós-textuais são os elementos que complementam o trabalho acadêmico. Nele encontramos:

  • Referências bibliográficas;
  • Glossário;
  • Anexos;
  • Apêndice.

O elemento principal dentro desta etapa são as referências bibliográficas. Normalmente as pessoas encontram uma certa dificuldade para entender sua estrutura, porém, as referências bibliográficas seguem um formato por padrão que é:

  • O último sobrenome do autor em letras maiúsculas;
  • O restante do nome do autor em letras minúsculas;
  • O título da obra em negrito;
  • A edição, seja ela a 1º, 2º, etc.;
  • Cidade e editora.

Aqui, temos um exemplo de como ficaria uma referência bibliográfica:

CARREIRA, Tua. Dificuldade em entender a estrutura do TCC? Explicamos. 1 ed. Internet (cidade): Editora Blog TuaCarreira, 2019.

 

O restante dos elementos pós-textuais é bastante fácil de construir. Anexos e o apêndice você encontra sua estrutura explicada e o seu formato na NBR 14724.

Agora, basta você salvar a sua estrutura de um TCC em PDF e imprimir, o seu trabalho está completo. Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso site para mais informações e dicas como esta.