Sumário ABNT: o que colocar e como fazer o seu no Word

Se você está na graduação, provavelmente já se deparou com a necessidade das normas ABNT para entrega de relatórios de estágio ou para a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este momento costuma render bastante estresse aos graduandos, pois deslizes no uso da norma podem render diminuição da nota. Se você está procurando informações sobre o sumário ABNT 2019/2020, está no lugar certo! Apresentaremos, sem complicações, como montar seu sumário de forma adequada. Confira!

Uso das normas ABNT no sumário

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável pelas normas mais exigidas no meio acadêmico. Ao começar a confecção de seu TCC, muitos alunos acabam passando horas para conseguir formatar o trabalho, e até o que parece ser um sumário simples rende “dores de cabeça”. Além da formatação, dúvidas comuns dizem respeito à ordem dos elementos no trabalho, por exemplo: resumo vem antes do sumário ABNT? Mas não se preocupe, pois esclareceremos esta e outras dúvidas sobre como fazer um sumário de um trabalho de acordo com as normas ABNT atualizadas.

A NBR da ABNT que rege a elaboração de sumários é a 6027. É no sumário que serão listados os capítulos do trabalho. A formatação do título de cada capítulo deve ser transcrita e enumerada no sumário da mesma forma que aparece no decorrer do trabalho.

O ideal é elaborar o sumário apenas após ter o trabalho totalmente redigido, para evitar confusões em relação aos capítulos e páginas.

Elementos pré-textuais que antecedem o sumário ABNT

O sumário é considerado um elemento pré-textual, ou seja, ele antecede o conteúdo principal do trabalho. Mas antes dele, pode haver muitos outros elementos. Veja, por exemplo, a lista de partes obrigatórias e opcionais que estão contidas como elementos pré-textuais de uma monografia:

  • Capa (obrigatório);
  • Folha de rosto (obrigatório);
  • Errata (opcional);
  • Folha de aprovação (obrigatório);
  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimentos (opcional);
  • Epígrafe (opcional);
  • Resumo em português (obrigatório);
  • Resumo em língua estrangeira (obrigatório);
  • Lista de imagens (opcional);
  • Lista de tabelas (opcional);
  • Lista de abreviaturas e siglas (opcional);
  • Lista de símbolos (opcional);
  • Sumário (obrigatório).
veja também:
Agradecimentos TCC: como elaborar e modelos prontos para seguir

Todos os itens em negritos são obrigatórios. Porém, o sumário deverá ser o último elemento a aparecer. Após ele, já deve iniciar-se o conteúdo textual do trabalho (geralmente, a introdução).

Vale dizer que nenhum elemento pré-textual aparecerá no sumário. Serão listados apenas os elementos textuais e pós-textuais.

Como formatar o sumário de acordo com as normas ABNT

O sumário deve respeitar a formatação do restante do trabalho. Temos um guia completo com detalhes para você acompanhar, mas vamos falar aqui de pontos aos quais você deve se atentar no sumário.

O sumário conta como página, mas ela não é numerada. Assim, o número de página somente aparecerá a partir do primeiro elemento textual. Suponhamos que seu trabalho contenha:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação;
  • Dedicatória;
  • Resumo;
  • Abstract;
  • Sumário.

A introdução será a página 8. Atente-se para o tamanho de seu sumário, pois se ele tiver duas páginas, todo o restante do trabalho terá a página alterada.

Pelo Word, é possível recorrer ao recurso de sumário pronto para editar. Para isso, dê um espaço para iniciar uma nova página antes de sua introdução. Na parte superior da tela do Word, clique em Referências, e então em Sumário, no canto esquerdo, assim:

Sumário ABNT Word

Confirme se as margens estão de acordo com a ABNT: 3 cm para as margens superior e esquerda, e 2 cm para a margem inferior e direita.

A formatação do texto deverá respeitar a do restante do trabalho. Portanto, se você escolheu utilizar a fonte Arial, ela também deverá ser usada no sumário.

O tamanho da palavra “Sumário” deverá ser 14, e a palavra deverá estar escrita em caixa alta e centralizada na tela.

O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 e o texto do restante do sumário deverá ter tamanho 12. Para os títulos do capítulo, a fonte será digitada em caixa alta e negrito. Para subtítulos, apenas a primeira letra deverá ser maiúscula, também em negrito. Por último, confira se o texto está justificado.

Se você achar mais fácil, pode também elaborar o sumário manualmente. O layout dele ficará desta forma:

veja também:
Pesquisa exploratória: o que é? qual o seu uso e dicas sobre o assunto

Sumário ABNT Layout

Dicas extras sobre o sumário: como fazer para facilitar sua vida

Existe a possibilidade de sua instituição de ensino disponibilizar um modelo de TCC, onde você poderá consultar o sumário ABNT pronto para download e consulta. Caso não haja a disponibilidade, existem ainda aplicativos e sites que podem ajudá-lo nesta tarefa, como o FastFormat. Você pode criar seu conteúdo dentro da plataforma e ter o trabalho formatado nas normas ABNT automaticamente. A má notícia é que o recurso é pago.

Se sua escolha for por fazer seu sumário manualmente no Word, uma dica interessante é construir um novo arquivo onde você irá colar os capítulos e páginas conforme constrói seu trabalho. Assim, quando o trabalho estiver concluído, basta colar o conteúdo no trabalho original e conferir se o conteúdo está de acordo.

Seguindo as dicas apresentadas aqui e em nossos outros artigos sobre o assunto, a confecção de seu trabalho não será mais tão complicada.

Tudo o que você precisa saber sobre sumário ABNT

A NBR 6027 continua sendo a norma usada para sumário ABNT 2019 e 2020, e as orientações deste artigo têm como objetivo descomplicar sua experiência. Com ele, esperamos que você consiga poupar tempo e dinheiro na elaboração e edição de seu trabalho acadêmico.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Aproveite e confira nossos outros artigos acadêmicos.