Aprenda de uma vez o significado e a correta utilização do termo et al. no TCC

No universo acadêmico existe uma infinidade de termos que são comumente usados apenas para os graduandos e demais profissionais que atuam por meio de seus trabalhos escritos. Ao elaborar um conteúdo científico, você certamente encontrará várias dessas expressões. Este artigo tratará de um dos termos mais importantes, que é o et al. Confira agora todo o conteúdo que você precisa para aprender o seu significado e a sua correta utilização.

O que é o et al.?

O termo et al. é uma sigla originada do latim, e a sua utilização ocorre quando há o emprego de uma citação ou menção de determinado texto que seja de autoria múltipla no conteúdo que está sendo produzido. Ou seja, quando a citação ou menção tenha mais de três pessoas mencionadas como autores, o et al. deverá ser utilizado.

O “et al.”, portanto, significa que determinado trecho ou citação dentro do texto possui 3 ou mais autores.  O emprego e o modo como o termo deve ser apresentado encontram-se discriminados na Norma Portuguesa (NP) 405-1 e na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023:2002.

Além das normas criadas e praticadas no Brasil, as normas estabelecidas pela American Psychological AssociationAPA, uma das mais usadas no Brasil e, principalmente, no mundo também indicam, ensinam e orientam o uso do et al.

Em sentido estrito, o termo et al. tem seu significado no Dicionário Escolar Latino Português Faria como: “et” traduzida como “e” e “alíus/alii/ alia” pode ser traduzido como “e outros” ou “e outras”. Ou seja, seu significado literal é basicamente “e outros”. Uma curiosidade sobre o termo et al. em latim, é que, quando aplicado nos trabalhos acadêmicos elaborados em português, é dispensada a utilização da formatação itálica.

Por se tratar de uma abreviação, merece também atenção a grafia do termo. Assim, a correta utilização dentro do texto prescinde da utilização de um ponto após o final da sigla: et al., mesmo que após o ponto seja utilizada uma vírgula, conforme vimos nesta frase.

Quando usar o termo et al.?

Há várias formas preestabelecidas para a utilização dessa expressão. Isso porque, de acordo com as normas previstas na ABNT, é facultativa a menção de todos os autores a respeito de terminado trecho ou menção que serão utilizados no trabalho ou artigo científico que está sendo desenvolvido. Essa disponibilidade facultativa se estende aos trabalhos de conclusão de curso, teses, projetos de pesquisa científica e todos os demais que utilizam as normas ABNT.

Deste modo, é fundamental averiguar quais os padrões de formatação são utilizados pela instituição de ensino a qual será elaborada e entregue o trabalho, de modo que sejam conferidos os padrões para a correta formatação, bem como a respeito da utilização do et al. Como regra geral, sempre que houver mais de 3 autores, a utilização é possível, além de ser amplamente recomendada.

Isso porque as citações comumente ocupam um espaço considerável em relação ao conteúdo principal que está sendo produzido. A utilização dessa sigla tende a facilitar e estimular a leitura, de modo que os autores sejam reconhecidos na medida em que forem buscados. Ademais, esse sistema facilita a rápida identificação do leitor para que possa identificar mais facilmente as referências utilizadas pelo autor do trabalho.

Utilização da abreviação et al. no seu trabalho acadêmico

A utilização da sigla et al. no seu trabalho deve ser aplicada apenas quando a instituição prevê a utilização das normas da ABNT para o sistema de referenciação bibliográfica. Os trabalhos acadêmicos que envolvem a área da saúde, por exemplo, devem dedicar especial atenção às normas Vancouver ao planejar as referências de seu projeto.

Assim, caso a sua instituição de ensino adote as normas ABNT NBR 6023:2002, o sistema de referências deverá estar da seguinte maneira:

  • 1 autor: (SOBRENOME, Nome, ano);
  • 2 autores: (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano);
  • 3 autores: (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano);
  • 4 ou mais autores: (SOBRENOME, Nome, et al., ano).

No exemplo acima vemos que a utilização do et al. se aplica a uma referência bibliográfica. No entanto, há uma outra hipótese de utilização do et al., e ela pode ocorrer ao longo do texto ou em notas de rodapé. Em outras palavras, se durante a elaboração do seu trabalho acadêmico você utilizar uma determinada citação que possua diversos autores, você poderá utilizar a abreviação et al.

Isso demonstrará ao seu leitor que aquela citação foi escrita por muitos autores. Neste caso deve-se indicar apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al., prosseguindo com o texto normalmente:

  • SOBRENOME et al. (ano) continuação do texto.

Aproveite todas as nossas dicas e conquiste a aprovação do seu trabalho acadêmico

Sabemos que um conteúdo relevante e bem desenvolvido é o que determina a aprovação de seu trabalho acadêmico. No entanto, sem a correta utilização das normas, essa aprovação é impossível. Agora que você já aprendeu tudo sobre a utilização do termo et al., compartilhe esse artigo com os seus colegas de curso. Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco abaixo e teremos prazer em solucionar todas as suas questões.