Fazer o levantamento bibliográfico e citar fontes é um passo essencial de todo tipo de trabalho acadêmico. Afinal, a produção de conhecimento científico não acontece no vácuo: ela é um aprofundamento de conhecimentos que vieram antes.
E para contextualizar o tema e embasar teoricamente a sua pesquisa e argumentos, é preciso citar os autores e suas obras científicas no texto do trabalho.
Mas e quando um único texto tem dois ou mais autores? Se você tem dúvidas de como prosseguir nesta situação, não se preocupe. Vamos te contar tudo sobre como citar dois autores seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)!
Confira!
Como citar dois autores no meu trabalho acadêmico?
À primeira vista pode até parecer diferente, mas a citação de uma obra de dois ou mais autores funciona exatamente da mesma maneira que a de um autor só. Isso significa que você irá incluir o trecho ou ideia extraída da obra por meio de uma citação direta ou indireta.
Não sabe o que significa isso? Vamos resumir!
Em primeiro lugar, uma citação direta é uma cópia exata do trecho da obra no seu texto, de forma que ele apareça exatamente como o(s) autor(es) escreveu(eram). Mas dependendo do tamanho do trecho, há algumas diferenças:
- A citação direta curta é aquela que ocupa até 3 linhas na página (formatada de acordo com a ABNT). Neste caso, elas permanecem junto ao corpo do texto do documento, mas destacadas com aspas (“”). Confira um exemplo:
- A citação direta longa, por outro lado, é aquela que ocupa mais de 3 linhas na página. Por isso, ela ganha um parágrafo próprio, com formatação diferenciada, de modo que deixe claro que se trata de um texto de outro(s) autor(es). Neste parágrafo, não há destaque em aspas, ao invés disso, altera-se a fonte para o tamanho 10 e adiciona-se um recuo de 4cm a partir da margem esquerda. Confira um exemplo:
Já a citação indireta é aquela que expressa a ideia do(s) autor(es), mas não usa as mesmas palavras dele(s). Trata-se, portanto, de uma paráfrase: quando escrevemos com as nossas palavras. Nestes casos, não há necessidade das aspas nem da formatação diferente. O texto aparece normalmente na página, geralmente precedido de expressões como “De acordo com…” ou “Segundo…”.
Como escrever a menção de autoria dupla (ou múltipla) segundo a ABNT?
Como você viu, cada tipo de citação possui as suas particularidades. Mas independente do tipo escolhido, uma coisa é certa: após qualquer tipo de citação, é obrigatório fazer a menção de autoria daquele trecho ou ideia citado.
Menção de autoria nada mais é do que a indicação de qual autor escreveu aquele trecho ou ideia, em que obra a citação pode ser encontrada. E, se possível, em qual página também!
De modo geral, a menção de autoria em trabalhos acadêmicos é feita imediatamente após a citação, aparecendo entre aspas. No entanto, é possível também usar as notas de rodapé para esta finalidade.
Independente da localização, o modelo de apresentação da menção de autoria é o mesmo:
- SOBRENOME DO AUTOR: ano da edição da obra consultada, página que contém a citação.
E quando há mais de um autor? Simples: mencione os dois e separe-os usando um ponto e vírgula (;).
- SOBRENOME DO AUTOR A; SOBRENOME DO AUTOR B: ano da edição da obra consultada, página que contém a citação.
Confira um exemplo de menção de autores depois da citação direta curta:
E depois da citação indireta:
Se a obra que você citou possui três autores, repita o modelo acima. Mas se possui quatro ou mais autores, pode escolher mencionar todos ou, para encurtar, usar a expressão “et al”, que significa “e outros” em latim.
Ah, mas fazer a menção de autoria não significa que você não precisa escrever a referência completa no final do trabalho, hein? Menção de autoria e referência são duas coisas diferentes!
Como fazer a referência de dois ou mais autores de acordo com a ABNT?
Na NBR 6023, a ABNT descreve de que forma escrever as referências de todos os tipos de fontes de pesquisa em trabalhos acadêmicos. De acordo com a norma, existem vários tipos de documentos que podem ser usados como base teórica e até objeto de pesquisa num trabalho acadêmico. Cada um possui suas especificidades na referenciação, de acordo com seus formatos. Mas, a norma lista algumas informações essenciais para todas as referências. São eles:
- Autor;
- Título e subtítulo (se houver);
- Data de publicação;
- Especificação do suporte do trabalho.
Para as fontes encontradas na internet, há duas informações essenciais adicionais:
- Endereço digital (precedido pela expressão “Disponível em:”); e, por fim,
- Data de acesso (precedida pela expressão “Acesso em:”).
Como aqui estamos falando de textos escritos por mais de um autor, vamos incluir somente as referências desses tipos de documento. Clique aqui para saber como escrever as referências de todos os tipos de documento.
Livros, folhetos e trabalhos acadêmicos com até 3 autores
Como na menção de autoria, se a publicação possui dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula para separá-los. E para não deixar a referência muito longa, recomenda-se abreviar o nome dos autores. Veja os modelos:
Completo
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome ; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Confira um exemplo:
BRANDÃO, C.R.; ASSUNPÇÃO, R. Cultura Rebelde: escritos sobre educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
Parte (seção ou capítulo)
SOBRENOME, Nome do autor da parte. Título da parte: subtítulo (se houver). In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra.
GIROUX, H.; SIMON, R.. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, A.F.; T.T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2013, 12 ed.
E quando a publicação tem mais de 3 autores?
Aqui, não existe regra. A ABNT recomenda a indicação de todos os autores envolvidos na publicação, mas também permite o uso da expressão “et al”, que mencionamos anteriormente.
Confira um exemplo de referência da obra completa:
URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.
E de parte da obra:
ARZARELLO, F. Prefácio. In: BAIRRAL, M.; et al. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur UFRJ, 2015.
Atenção às publicações de livros com organizadores!
Em publicações acadêmicas, não são raros os livros que compilam vários artigos sobre determinado tema, cada um escrito por um autor diferente, sendo reunidos na publicação por um ou vários organizadores. Neste caso, o nome que vai na referência do livro completo são justamente aqueles creditados como organizadores. Por exemplo:
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 1ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
Mas se a referência for de um dos artigos presentes na obra, é só repetir a referência de parte do livro, apontando o autor e depois o organizador.
BARBOSA, Ana Mae. As mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 1ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
Artigo científico publicado em jornais, revistas e periódicos em geral
Aqui, recomendamos o uso do sobrenome e do nome de todos os autores, ainda que o total ultrapasse os três que mencionamos acima. Cada um fica separado do outro por um ponto e vírgula.
Utilize o seguinte modelo:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título e subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico, Local de publicação: numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, número da página inicial – número da página final, data ou período de publicação.
IDEM, R. de C.; SCUCUGLIA RODRIGUES DA SILVA, R.; GADANIDIS, G. A experimentação no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 13, n. 38, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5586. Acesso em: 18 out. 2022.
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre como citar dois autores nas normas da ABNT! Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre como