Know how: o que é, como desenvolver e sua importância para o trabalho

Você já viu ou ouviu por aí o termo “know how”? Este é mais um conceito emprestado da língua inglesa e aplicado principalmente ao mundo organizacional. Ter know how é muito importante para o sucesso, seja por parte da empresa quanto por parte do profissional. Quer saber mais? Então confira a leitura a seguir para entender o significado de know how, sua importância para a vida profissional e como desenvolvê-lo.

O que significa ter know how?

A pronúncia correta de know how é “nou rau”, e sua tradução ao pé da letra significa “saber como”. Podemos adaptar a tradução para “saber fazer”, se aproximando mais de seu sentido. Mas não se engane: possuir know how não é tão simples com parece. Esta habilidade representa algo bem mais profundo e subjetivo.

Dizer que alguém possui know how é o mesmo que dizer que o indivíduo possui expertiseno assunto, que domina com maestria determinada área.

O “saber fazer” engloba uma série de habilidades, objetivas e subjetivas, que quando combinadas, permitem o alcance de resultados de maneira muito mais eficiente.

Know how: soma de múltiplos fatores

Como mencionei anteriormente, o know how é adquirido a partir de uma combinação de fatores. Eles englobam, principalmente:

  • Conhecimento teórico;
  • Conhecimento prático;
  • Aptidão;
  • Atitude.

O primeiro ponto importante sobre possuir know how é compreender que teoria e prática devem andar juntas. De nada vale um currículo profissional com um vasto histórico de graduação, pós-graduação, cursos, intercâmbio, etc., se o profissional não desenvolver a habilidade prática.

Por outro lado, nem todo mundo que tem vasta prática na área, com muitos anos de experiência, tem know how.

Já os outros aspectos, como aptidão e atitude, são características intrínsecas de cada um. A boa notícia é que aquelas características que ainda não possuímos, podemos desenvolver.

Mas é importante esclarecer que o know how não é simplesmente como uma receita de bolo, que poderá ser passada adiante e replicada, garantindo o mesmo resultado final.

Vamos ilustrar com um exemplo: imagine que seu carro está apresentando uma falha e você o leva a um mecânico com anos de experiência, imaginando que o problema será mais facilmente resolvido por ele. Porém, este profissional devolve seu carro dizendo que tudo está funcionando normalmente.

O veículo volta a falhar, e então você procura outro mecânico, este indicado por um vizinho que passou por problema semelhante. Este novo mecânico, com menos anos de prática, identificou a falha. Ele inclusive esclareceu que aquele tipo de problema não é sempre facilmente identificado por quem busca consertá-lo.

O que será que este segundo mecânico possui de diferente? Podemos dizer que ele possui know how. Somado à teoria e à prática, ele possui aptidões que contribuíram para que ele identificasse um problema mais peculiar.

veja também:
44 frases de trabalho em equipe para motivar a todos

Esta atitude diferenciada do mecânico que encontrou a falha pode ter sido “pensar fora da caixa”, ir além do comum, ser criativo e inovador para solucionar o problema.

Semelhante a este exemplo, imagino que você tenha preferência por um profissional a outro, quando vai buscar um serviço. Seja um dentista, uma manicure, um eletricista, etc.

Percebe como possuir know how é algo subjetivo e único? Não é à toa que esta seja uma das características buscadas pelas organizações em talentos profissionais.

A combinação de teoria, prática e traços que são só seus possibilitarão uma forma única de executar seu trabalho, que pode sempre ser aperfeiçoado.

Conquiste ou aumente seu know how

Como então se tornar este profissional com know how? É claro que a formação para aprender teorias, técnicas e tecnologias é indispensável. Continuar os estudos é uma forma de manter-se em crescimento.

Além disso, a prática do dia a dia se soma às teorias estudadas. Mas para ir além e conquistar o know how, aplique estas estratégias:

Mantenha-se atualizado

Um profissional com know how está sempre bem informado. Mantenha-se atualizado em relação ao mercado no qual atua e acompanhe o desenvolvimento e novidades de sua profissão.

Saia da zona de conforto

O profissional com know how é estimulado por desafios. A cada desafio superado, maior conhecimento e habilidade para solução de problemas este profissional conquista.

Rede de contatos

O networking tem papel muito importante para pessoas com know how.  Ter uma rede de contatos profissionais amplia a efetividade de trabalho, permite a troca de experiências e aumento do conhecimento.

Busque inspiração

Inspire-se em outros profissionais renomados em sua área de atuação ou de interesse, estude suas histórias. Vale também conversar com profissionais da área.

Know-how da empresa: o que é e como desenvolver

O conceito de know how não se aplica unicamente ao profissional. Podemos falar também que uma empresa possua know how em sua área de atuação.

Neste caso, significa dizer que a organização domina o conhecimento de seu mercado e público-alvo. Empresas com know how são, em geral, referência em seu nicho de atuação. Elas possuem maior entendimento das necessidades do cliente, e assim, conseguem atendê-las de maneira mais direta, personalizada e ágil.

Algumas estratégias adotadas para empresas que querem adquirir o know how são:

Pesquisa de mercado

Manter-se atualizado sobre o que seu cliente precisa e deseja a partir de pesquisas de mercado é um diferencial.

veja também:
38 frases de liderança para estimular o líder que há em você

Tecnologia

É desnecessário dizer o quanto a tecnologia está em transformação. Manter-se atualizado e saber usá-la em seu favor é característica de empresas com know how.

Criatividade

Possuir uma equipe criativa e estimulá-los a contribuir com ideias é uma maneira de unir forças para conquistar a posição de referência no mercado.

Desenvolvimento

Para conquistar o know how, é necessário que a empresa mantenha sua equipe sempre atualizada, além de ser estimulada a se desenvolver.

Know why: por que fazer?

Além do know how (e relacionado a ele), há também o conceito de know why (pronuncia-se nou uai), que significa saber o porquê. O know why é uma inspiração de alguns questionamentos que trabalhem em conjunto com o know how.

Ao executar um trabalho, vale perguntar-se:

  • Qual o objetivo?
  • Onde quero chegar?
  • O que me motiva a fazer isso?
  • Qual será o impacto desta ação (para mim e para os demais)?

O know why diz respeito, portanto, a conhecer a relevância e o impacto do que se faz.

Para a empresa, este conhecimento está ligado a sua visão, missão e valores: tal ação está de acordo com seus princípios?

Para o profissional, tal questionamento está ligado a reconhecer suas motivações, sua vocação, seu propósito.

Para investir energia em um caminho, é importante primeiro conhecer qual caminho se quer seguir. Desta maneira, o know how e know why trabalham em conjunto para a conquista da excelência.

Know how no trabalho

Neste artigo, você conheceu o que é know how para o profissional, para a empresa e porque ele é tão buscado. Além disso, conheceu sobre o know why, conceito ligado ao know how.

Conseguiu reconhecer se você já possui know how em sua área de atuação? Ainda não? Então aproveite as dicas que viu aqui para conquistar a excelência e sucesso.

Espero que este conteúdo sobre know how tenha sido útil para sua vida profissional ou para sua empresa. Caso este artigo tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas sobre o mundo organizacional, profissional e acadêmico, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.