Turnover: o que é, causas e como reduzir na sua empresa

Mais conhecido como taxa de rotatividade, o turnover é um índice que vem deixando as empresas preocupadas. Isso porque está relacionado ao número de admissões e demissões da organização.

Quando uma empresa está com alto índice de turnover é sinal de que algo está errado e providências devem ser tomadas. Mas você sabe o que realmente é turnover e quais os seus impactos dentro de uma organização?

Preparamos este post com as principais informações sobre o tema para você entender como funciona o turnover dentro da empresa, quais as suas causas e como ele afeta o resultado dos negócios.

Além disso, saiba quais são os tipos de turnover praticados dentro da empresa, quais os principais impactos que a empresa pode sofrer e como é possível reduzir esse índice, sem prejudicar o desenvolvimento dos colaboradores.

O que é turnover?

O significado da palavra turnover é renovação, mas que no conceito empresarial está relacionado ao movimento de rotatividade de funcionários dentro de uma organização. Por meio do turnover é que uma companhia consegue avaliar a taxa média entre demissões e admissões.

No entanto, o turnover não pode ser considerado como a causa de um problema, mas o resultado de alguns aspectos internos e externos que condicionam o comportamento das pessoas dentro de uma organização.

Entretanto, um número mínimo é considerado natural para que a empresa saiba quando está abaixo ou acima do esperado. Mas é importante ficar atento quando o índice de turnover está muito alto, já que reflete diretamente na produção, no relacionamento entre colaboradores e no ambiente empresarial.

Quais os tipos de turnover?

Dentro de uma mesma empresa existem diferentes tipos de turnover. Por isso, é importante conhecer cada um deles para saber como lidar corretamente com a situação. Confira os tipos de turnover.

1. Turnover voluntário

No turnover voluntário é o colaborador que solicita o desligamento da empresa. Para alguns gestores, esse é um dos turnover mais preocupantes, já que pode ser influenciada por algum problema interno da organização.

Principais motivos do turnover voluntário

  • Oferta de trabalho mais atrativa em outras companhias;
  • Falta de plano de carreira que permita o desenvolvimento e crescimento do colaborador internamente;
  • Conflitos internos com a liderança ou um colega de trabalho que acaba se ficando insustentável.

2. Turnover involuntário

As demissões provocadas pela própria empresa são chamadas de turnover involuntário. Os motivos são os mais variados possíveis, mas que deve ser pensado muito bem antes de fazer, já que é um processo custoso para a organização.

Principais motivos do turnover involuntário

  • Dificuldades financeiras da empresa que precisa reduzir o quadro de funcionários;
  • Colaboradores com performance abaixo do esperado de acordo com as avaliações e metas que foram estabelecidas pela empresa;
  • Dificuldade do colaborador em se enquadrar na cultura organizacional da companhia;
  • Quebra de cláusulas contratuais que prejudicam o bom funcionamento da empresa;
  • Conflitos internos com lideranças ou outro colaborador que dificulta o convívio e prejudica a produtividade do funcionário.

3. Turnover funcional

O turnover funcional pode ser entendido como algo benéfico para a empresa. Isso porque o pedido de demissão é feito pelo próprio funcionário que sabe que a sua motivação e produtividade estão abaixo do esperado pela companhia.

Com isso, a organização não precisa ter todos aqueles gastos trabalhistas nos casos em que demite um colaborador. Além disso, o gestor consegue se planejar na contratação de uma nova pessoa para assumir a função.

4. Turnover disfuncional

O turnover disfuncional pode ser entendido como algo negativo para a empresa, já que o desligamento de um profissional capacitado pode comprometer a atividade dos negócios e mostrar que a organização não tem condições de reter talentos.

O fato de não conseguir reter um bom profissional pode trazer grandes transtornos para a empresa. No primeiro momento, a produtividade pode ficar comprometida, assim como o resultado das tarefas.

Quais as causas do turnover?

Conceito de demissão

Existem diversos motivos para o aumento do turnover dentro das empresas. Quando a causa está relacionada ao turnover involuntário, a organização já está preparada para as consequências, diferentemente de quando o turnover é voluntário ou disfuncional.

Entenda quais as razões mais comuns das solicitações de demissão de funcionários:

1. Colaboradores exaustos

O acúmulo de atividades, fazer o trabalho de outros funcionários, trabalhar fazendo horas extras todos os dias, deixa qualquer colaborador exausto. Com o tempo o funcionário vai se sentir desmotivado de exercer a sua função.

Esses colaboradores que se sentem exaustos, na primeira oportunidade, pedem para sair da empresa para se juntar a uma organização que realmente valorize o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.

2. Tratamento diferenciado

O líder que mistura trabalho com vida pessoal acaba preterindo mais um colaborador do que o outro. Não demora muito para o gestor apresentar um tratamento preferencial dentro da equipe.

Quando isso acontece, os conflitos são inevitáveis, já que as facilidades não podem ser concedidas a um determinado funcionário se o restante do grupo não esteja recebendo. Esse tratamento diferenciado pode se tornar um grande motivo para um colaborador solicitar o desligamento.

3. Melhores propostas de trabalho

Quando um funcionário não tem aumento de salário ou o processo de promoção é demorado, certamente ele vai procurar outras oportunidades. Portanto, a remuneração é um ponto que chama bastante atenção de um colaborador.

Além de procurar outras oportunidades, um bom colaborador é bastante visado por grandes empresas que desejam contratar talentos. Nesse caso, dependendo da proposta, o funcionário nem procura uma contraproposta.

4. Cultura organizacional tóxica

A cultura organizacional de uma empresa está relacionada com a produtividade e sucesso de seus colaboradores. Quando os funcionários estão desmotivados e infelizes, um dos motivos pode ser que não estejam gostando da cultura organizacional.

Mexer com a cultura organizacional pode ser algo mais complicado para uma empresa, visto que dificilmente vai atender a todos os funcionários. Por isso, aqueles que não se sentem mais à vontade acabam pedindo a demissão.

5. Dificuldade de relacionamento com a liderança

Um líder quando não exerce a sua função corretamente acaba dificultando o relacionamento com a equipe. Muitos funcionários reclamam bastante de seus gestores, principalmente, por conta de atitudes grosseiras e autoritárias.

Essa dificuldade no relacionamento faz com que o colaborador não se sinta protegido, além de perder a confiança no trabalho do seu gestor. Portanto, na primeira oportunidade o funcionário pode pedir demissão.

6. Sem oportunidades de crescimento profissional

A maioria dos funcionários almeja se desenvolver profissionalmente e busca oportunidades de crescimento. O objetivo é ter sucesso na carreira e também de conquistar melhores condições salariais.

No entanto, não são todas as empresas que proporcionam o crescimento profissional. Nesse caso, o funcionário que consegue perceber isso, acaba pedindo para sair com o objetivo de buscar outras oportunidades.

7. Colaborador não se sente reconhecido no trabalho

Todo funcionário espera que o seu trabalho seja valorizado pela empresa, visto que ele não vai se matar de trabalhar sem ter um retorno para isso. A valorização não está relacionada somente na questão financeira.

Valorizar um funcionário é reconhecer a sua contribuição para o resultado positivo do negócio. Mas de tanto esperar por esse reconhecimento, chega um momento que o colaborador se cansa e passa a procurar novas oportunidades.

Quais os principais impactos do turnover

Conceito de turnover

O alto índice de turnover dentro das empresas faz com que ela sofra impactos que prejudicam tanto a sua imagem quanto a sua vida financeira. Por isso, é fundamental conhecer as principais consequências desse processo.

1. Aumento de gastos

No processo de turnover a empresa acaba aumentando os gastos com rescisões contratuais, novas seleções e contratações, além de treinamento dos novos colaboradores que vão assumir os cargos.

Quando uma empresa tem dificuldades em equilibrar o índice de turnover, fatalmente terá um desequilíbrio no seu orçamento que pode comprometer, significativamente, a saúde financeira da organização.

2. Redução de talentos

O turnover disfuncional é aquele feito por profissionais capacitados que prejudica todo o trabalho desenvolvido por uma empresa. Dessa forma, a empresa se vê com uma equipe de talentos reduzida.

Quando esse talento sai da empresa, leva junto com ele todas as ideias, contatos e conhecimentos adquiridos. Nesse caso, o colaborador pode usar toda a sua experiência contra a sua empresa, se for contratado pelo seu concorrente.

3. Diminuição da venda e de parceiros

Alguns profissionais possuem excelente relacionamento com clientes e fornecedores. Quando este profissional é desligado ou solicita demissão, leva consigo as experiências vividas e até os contatos feitos durante o período em que trabalhou na empresa.

Nesse sentido, a empresa pode perder muito mais do que um simples funcionário. A possibilidade de perder parceiros e clientes é enorme, prejudicando também a venda e os negócios.

4. Perda de tempo

Todo o processo de desligamento é desgastante, já que é necessário colocar uma pessoa no lugar do funcionário. O fato de ter que procurar alguém qualificado, fazer o processo de contratação, treinamento e ainda esperar o tempo de adaptação é uma grande perda de tempo.

A situação piora, ainda mais, se o funcionário pede desligamento e não cumpre o aviso prévio. Nesse caso, a empresa terá que correr com o processo e ter o risco de ficar sem colaborador por um período.

Como reduzir o turnover dentro das empresas?

Conceito de turnover

Para reduzir o turnover dentro da empresa é necessário adotar algumas alternativas que estejam de acordo com a cultura da empresa. Somente dessa forma é que a empresa terá a oportunidade de obter resultados satisfatórios.

1. Melhore o processo de seleção

Um dos maiores problemas de uma empresa é a falha no processo de seleção. Por isso, quanto mais criterioso o recrutamento de colaboradores, mais chances a organização terá de contratar funcionários qualificados.

A empresa pode terceirizar o processo seletivo, automatizar a filtragem de candidatos, além de fazer um planejamento criterioso baseado na cultura organizacional da companhia. Dessa forma, a organização terá mais possibilidades de contratar um bom profissional.

2. Trabalhe a motivação da equipe

Comissões, bônus e incentivos são excelentes para trabalhar a motivação dos funcionários. Além disso, promover eventos de integração, confraternização e happy hours ajudam a melhorar o clima entre os colaboradores.

Mas é claro que a empresa precisa avaliar tudo isso de acordo com suas metas e objetivos. No entanto, investir na motivação dos funcionários deve ser um dos pontos primordiais para diminuir o turnover.

3. Reconheça e valorize os talentos

Investir na capacitação dos funcionários é uma das formas de valorizá-los, já que potencializa a qualidade e produtividade dos colaboradores. Dessa forma, o resultado só tende a melhorar.

Um funcionário sabe reconhecer quando a empresa está investindo nele. Quando ele percebe isso, passa a se sentir mais valorizado e não mede esforço para fazer um bom trabalho.

4. Apresente um plano de carreira

O plano de carreira é um item fundamental para a retenção de talentos, além da redução de turnover. Todavia, é preciso pensar em um plano de carreira individual e coletivo para atender todos os funcionários.

Nesse caso, é importante que a empresa crie projetos que possam estimular um ambiente mais desafiador. Mas é preciso recompensar aqueles profissionais que se mostrarem mais engajados e motivados para alcançar os objetivos e resultados positivos.

5. Crie uma cultura de feedback

O feedback é uma das principais ferramentas que uma empresa precisa ter na gestão de pessoas. No feedback o gestor tem a oportunidade de conhecer os pontos positivos e no que os funcionários precisam melhorar.

Com essa informação na mão, a empresa consegue direcionar melhor seus funcionários e criar projetos de desenvolvimento para eles. Portanto, o feedback dá mais segurança no exercício das atividades, além de auxiliar na diminuição do turnover.

6. Desenvolva a liderança para se transformar em exemplos

Muitos colaboradores têm seus líderes como exemplo relacionado ao comportamento e atitudes. Por isso, é fundamental que os gestores conheçam e cumpram a missão e os valores da empresa.

Quando um líder segue corretamente as metas e objetivos propostos pela empresa, consegue motivar e engajar sua equipe, visto que todos devem segui-lo. Sendo assim, a organização precisa que todos os líderes falem a mesma língua.

O turnover é algo que precisa ser reduzido imediatamente dentro das empresas, já que é algo prejudicial para os negócios. Sendo assim, siga as dicas que compartilhamos neste post para melhorar o ambiente organizacional e diminuir o turnover.