Meu colega de trabalho não faz nada, o que fazer?

Você já tem um colega de trabalho que não faz nada? Na maioria dos escritórios, sempre parece haver uma pessoa que está mais interessada em outras coisas do que no que foi contratado para fazer. Eles geralmente chegam mais tarde, mas são os primeiros a saírem do escritório. Fazem diversas (e longas) pausas ao longo do dia e suas tarefas estão sempre em andamento, mas nunca prontas. 

Você até ficaria impressionado com a capacidade dele em desviar das suas funções se esse comportamento não impactasse no seu trabalho. 

Quer saber como lidar com um colega de trabalho folgado? Continue nesse artigo e veja algumas dicas que separamos para você.

1. Não deixe que a atitude dele afete o seu humor

Não deixe que a falta de responsabilidade profissional do seu colega afete a sua rotina de trabalho. Se você desperdiçar seu tempo e energia ficando com raiva do seu colega folgado, seu desempenho no trabalho certamente irá diminuir. Além disso, sua companhia não vai ser muito agradável, o que afasta outros colegas de trabalho. Ter uma atitude hostil no trabalho também é considerado um ponto negativo. 

2. Observe se esta é uma atitude recorrente ou há algo diferente acontecendo

Compartilhamos uma parte significativa dos nossos dias com os nossos colegas de trabalho. Tanto que, com o tempo, começamos a perceber seus comportamentos e sua forma de lidar com o trabalho. Ao passo que percebemos quando um colega usa seu expediente para fazer coisas alheias ao seu trabalho. Ou quando ele passa a sumir por longos períodos de tempo e, consequentemente, entregar resultados bem menores do que os demais colegas. 

Neste sentido, podemos saber quando um colega de trabalho não faz nada por pura preguiça ou quando há algo de errado. Neste último caso, é possível que ele esteja lidando com questões pessoais. Mas não podemos deixar de considerar a hipótese de que ele esteja perdido em meio às suas tarefas por se sentir exausto. Infelizmente, a incidência da síndrome de Burnout tem crescido nos últimos anos. Suas causas são várias e impactam todos os aspectos da vida de uma pessoa, inclusive o trabalho. 

Observar e ficar atento ao comportamento do seu colega são atitudes simples. Mas elas te ajudarão a descobrir se o seu colega não faz nada no trabalho intencionalmente ou se ela é a consequência não-intencional de outro problema que ocorre na vida dele. Essa informação é importantíssima para saber como agir nesta situação. 

3. Se puder, ofereça para ajudá-lo a se organizar 

Experimente chamar seu colega para uma conversa honesta sobre o que está acontecendo. O ideal é que seja uma conversa privada, fora dos radares de outros colegas ou do chefe. 

Mas evite fazer isso em momentos em que você estiver irritado ou estressado. Assim, prefira assumir uma postura diplomática. Comece perguntando se ele está com alguma dificuldade nas suas tarefas e se precisa de ajuda para organizar o seu cronograma. Mostre que quer ajudar, mas não deixe de demonstrar que os atrasos dele impactam no seu trabalho, assim como no trabalho da equipe como um todo. 

Ao mesmo tempo, lembre-se de que você não é o chefe do seu colega. Portanto, evite delegar tarefas ou estipular entregas ou até mesmo assumir um papel de supervisão. Você pode oferecer uma crítica construtiva e oferecer o seu auxílio em atividades pontuais, mas só depois de terminar o seu trabalho. Dessa forma, você mostra que tem compromisso com as suas responsabilidades – e que ele deveria fazer o mesmo. 

4. Não tome o trabalho dele como sua responsabilidade

Em uma empresa, cada profissional contratado possui as suas atribuições de trabalho. Mesmo que as suas atribuições estejam diretamente ligadas ao trabalho do seu colega, você não deve assumir a responsabilidade pelo que ele faz (ou deixa de fazer). 

Assim, a pior coisa que você pode fazer nesta situação é assumir uma responsabilidade que não é sua e decide fazer o trabalho dele. 

Quando você passa a fazer o trabalho da pessoa, você não está resolvendo o problema. Na verdade, você só se prejudica pois terá que se desdobrar para administrar as suas tarefas e as dele! Mesmo que você consiga dar conta de tudo, o seu desempenho certamente não será o mesmo, com a diminuição da qualidade do seu trabalho e com altas cargas de estresse. E você não será reconhecido – nem remunerado por isso.

5. Saiba dizer “não” quando o momento pedir

Se o seu colega não faz nada e ainda pede que você faça alguma tarefa no seu lugar, não tenha medo de falar não. Muitas pessoas têm dificuldades em dizer negar o pedido de uma pessoa, especialmente quando você a considera uma amiga. No entanto, como já citamos anteriormente, você já possui as suas tarefas. Assumir mais tarefas pode te deixar sobrecarregado e com níveis de estresse elevados. 

E, no caso de um colega de trabalho que não faz nada intencionalmente, é bem possível que esse pedido se torne um hábito. Dessa forma, um problema dá origem a outro: a sua sobrecarga de trabalho. 

6. Evite falar mal do seu colega para outros membros da equipe

Quando você passa por uma situação frustrante, é normal querer desabafar com as pessoas próximas a você. No entanto, descarregar essa frustração do seu colega de trabalho falando mal dele não é uma atitude muito ética ou profissional da sua parte. É também uma forma de desrespeitar a pessoa. 

Ao contrário do que muitos pensam, falar sobre a outra pessoa não alivia as frustrações. Na verdade, é possível que a sua frustração com a pessoa só aumente. O que dá origem à raiva, que, como mostramos na dica anterior, não é um bom sentimento para se ter no trabalho. 

7. Se a sua conversa não resolveu a situação, leve o caso para o seu chefe

Se a conversa e as tentativas de ajuda não fizeram com que o seu colega mudasse de atitude, é hora de levar o caso ao seu chefe.

Exponha o que está acontecendo, conte sobre as atitudes que você tomou anteriormente para tentar minimizar o problema antes de recorrer ao chefe. É importante reforçar que você já tentou lidar com o problema sozinho ou com o resto da equipe. Dessa forma, você não passa a impressão de que está tentando prejudicar o seu colega falando mal dele para o chefe. 

Assim, relate as situações em que o colega deixou de fazer as tarefas dele e, por este motivo, impactou não só o seu trabalho. Mas como este comportamento leva à quebra da harmonia da equipe e a uma queda qualitativa e quantitativa do seu trabalho. Relatos de outros colegas de trabalho também são importantes para demonstrar que as atitudes dele estão prejudicando a empresa como um todo. 

Ao perceber os os malefícios que este comportamento está causando no escritório, ele poderá escolher a melhor forma de agir para resolver o problema.