Como tornar o ambiente de trabalho mais divertido? Confira dicas!

As palavras “trabalho” e “diversão” não deveriam parecer tão antagônicas. É claro que em momentos de pressão, fica simplesmente impossível rir ou fazer qualquer tipo de brincadeira com os colegas no trabalho. Mas isso não significa que momentos de diversão não possam existir no ambiente profissional.

Pois o funcionário que se diverte no trabalho tende a se sentir menos estressado e a se dedicar mais às suas tarefas, além de fortalecer seu relacionamento com outros colegas. Em outras palavras, ele passa a gostar mais do trabalho. Sendo assim, um ambiente de trabalho mais divertido gera impactos positivos sobre a produtividade dos funcionários.

Então, como tornar o ambiente de trabalho mais divertido? Nesse artigo, trazemos a resposta para você.

Então, continue lendo para não perder!

Como tornar o ambiente de trabalho mais divertido?

A primeira recomendação que podemos dar sobre como tornar o ambiente de trabalho mais divertido é: não force a barra. Porque ninguém consegue se divertir de verdade quando é obrigado.

O que se pode fazer nesse sentido como gestor é, em primeiro lugar, implementar medidas que diminuam a pressão e aumente a satisfação no trabalho. E, em segundo lugar, incentivar a integração e a amizade entre os funcionários da equipe. A ideia é criar um clima propício para a diversão e não forçá-la, pois ela virá naturalmente. Abaixo, listamos ações simples que podem tornar o ambiente de trabalho mais divertido.

Encoraje os funcionários a tirarem pequenas pausas ao longo do expediente

Pequenas pausas ao longo do expediente são absolutamente necessárias. Porque ao um longo período de tempo sentado em frente ao computador (ou em qualquer tipo de área de trabalho) é normal começar a sentir fadiga ocular, dores de cabeça e no corpo. E, com isso, há um aumento da tensão e do estresse, e uma diminuição da concentração: como resultado, o trabalho fica mais difícil de ser feito.

As pequenas pausas ao longo do expediente são momentos para sair um pouco da mesa de trabalho, esticar o corpo e dar uma relaxada. Dá para ir ao banheiro, tomar um café e, claro, conversar um pouco com os colegas.

Construa uma área comum para relaxar

As startups de tecnologia (como o Google e Facebook) levaram a ideia de um ambiente de trabalho mais divertido para o planejamento e decoração dos seus escritórios. Além das áreas de trabalho, essas empresas também implementaram áreas comuns de relaxamento e diversão com sofás, jogos e até mesmo buffets de café da manhã.

Um espaço confortável e agradável em que os funcionários possam relaxar e se divertir juntos é sempre uma boa escolha.

Permita a personalização da área dos escritórios

Outra forma de tornar o ambiente de trabalho mais divertido é permitir que os funcionários adicionem alguns itens pessoais na decoração das suas mesas de trabalhos. Porta-retratos com fotos de família, action figures ou outros tipos de figuras que gostes, canecas personalizadas… Por mais que pareça bobo, deixar que os funcionários deixem seus escritórios com a sua cara faz com que eles se sintam um pouco mais em casa, mesmo no escritório. Também permite que eles se expressem criativamente e também mostrem um pouco mais da sua personalidade e gostos pessoais no escritório.

Comece reuniões de equipe com uma dinâmica quebra gelo

As dinâmicas do tipo quebra-gelo são atividades ou exercícios realizados em grupo e que atuam para diminuir a tensão do ambiente e deixar os funcionários relaxados. Com isso, eles se sentem mais confortáveis e desinibidos para participarem da reunião – e até mesmo dispostos a se divertirem juntos enquanto trabalham.

Celebre aniversários em conjunto com a equipe

Essa segunda recomendação não é nenhuma novidade para os escritórios brasileiros. Não é preciso fazer nada extravagante para comemorar em grande estilo e promover a diversão no escritório.

Então, inclua a data de aniversário no calendário geral da equipe. E sempre que o dia de algum membro chegar, não se esqueça de enviar uma mensagem especial. Se possível, peça para que todos contribuam com algumas palavras e demonstre seu carinho pelo colega. Além disso, organize um café da manhã ou da tarde com bolo e salgadinhos para que todos possam se reunir e celebrar juntos.

Crie charadas diárias para a equipe

Uma simples charada pode tornar o dia de trabalho um pouco mais intrigante – e fazer com que os funcionários se unam para desvendá-la. Então, adicione um enigma diário (mas que não exija tanto esforço assim para ser desvendado) numa área comum e desafie alguém a encontrar a resposta. Com o tempo e a adesão da equipe, dá para estabelecer prêmios e também alternar a responsabilidade de criar as charadas. Ah, e vale dizer que as charadas não precisam ter relação com o trabalho, mas falar de assuntos diversos e que sejam de interesse de quem participa.

Com certeza a equipe terá momentos divertidos criando e desvendando essas charadas!

Deixe o código de vestimenta do escritório menos formal

Existem escritórios cujo código de vestimenta exige que os funcionários usem roupa social completa. Em outros, as regras são mais flexíveis e é possível usar tênis e outras peças consideradas casuais. Já em outros, é permitido um visual totalmente despojado no trabalho.

Embora nem sempre seja possível alterar totalmente o código de vestimenta, seja pela formalidade da área de trabalho ou da discordância dos chefes, é possível torná-lo um pouco mais flexível. Com isso, os funcionários ficam mais livres para expressar sua personalidade e criatividade através das suas roupas. E também ficarem um pouco mais confortáveis e alegres na sua vestimenta de trabalho.

Institua dias temáticos

Outra medida relacionada ao vestuário dos funcionários que pode tornar o ambiente de trabalho mais divertido é a criação de dias temáticos. Usar uma cor específica em ao menos uma peça de roupa ou acessório, usar adereços ou se vestir como personagens de livros, filmes ou quadrinhos com certeza vai render muitas gargalhadas e fazer com que todos se divirtam.

Controle o nível de competitividade do escritório

Em certo nível, a competitividade pode ser benéfica para o ambiente de trabalho, impulsionando os funcionários a darem o seu melhor. Mas quando atinge níveis excessivos, a competitividade se torna um verdadeiro problema para uma empresa.  Dentre os seus efeitos mais comuns estão o aumento do individualismo (que reflete numa equipe desunida) e do estresse e da queda da produtividade e inovação. Neste clima organizacional, é difícil se divertir.

Embora existam indivíduos mais competitivos do que outros, o ambiente de trabalho e a cultura da empresa têm grande influência sobre como os funcionários se comportam em relação ao assunto no trabalho. Por outro lado, a empresa também pode agir para controlar o nível de competitividade entre os funcionários e incentivar que eles trabalhem de forma colaborativa.

Leve em consideração a individualidade de cada funcionário

Criar um ambiente de trabalho mais divertido pode ser um pouco mais complicado do que parece à primeira vista. Pois os membros da sua equipe são indivíduos com diferentes personalidades e interesses.

Por isso mesmo, é bem possível que a atividade divertida que você planejou cative alguns mas não os outros. Mas saiba que isso é normal. Então, não force ninguém a participar de uma atividade que os deixe desconfortáveis.

Como gestor, é mais importante que você crie um ambiente propício à interação e à descontração do que propor atividades divertidas para seus funcionários. Então relaxe e busque você também se divertir no seu ambiente de trabalho.