11 profissões para pessoas observadoras para conhecer

Ser uma pessoa observadora é um requisito de diversas profissões. Especialmente naquelas que necessitam de uma análise rápida sobre o ambiente à sua volta e as minúcias dele.

É claro que a habilidade da observação pode ser desenvolvida com o tempo e bastante prática. Mas  existem muitas pessoas que têm mais facilidade em exercitá-la ao longo dos seus dias, independentemente do local ou contexto que esteja. De modo que a observação torna-se uma característica marcante da pessoa.

Você se considera uma pessoa observadora? Se sim, que tal conhecer algumas profissões onde esta habilidade faz parte do dia a dia de trabalho? Pois, neste artigo, reunimos 11 profissões perfeitas para pessoas observadoras.

Confira!

1. Psicólogo(a)

Observar (e ouvir) atentamente seus pacientes é imprescindível para o bom psicólogo. Ainda que seja mais conhecida no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, o objeto de estudos da psicologia é, na verdade, o comportamento do ser humano, nos seus aspectos sociais, biológicos e psicológicos.

Este profissional da área pode atuar em diversos espaços como escolas, hospitais, empresas, clínicas, bem como em consultórios próprios e laboratórios universitários.

2. Fotógrafo(a)

Ser observador é praticamente um pré-requisito para qualquer pessoa que queira seguir a carreira de fotógrafo.

Profissional dedicado a imagem, o fotógrafo pode atuar nos mais diversos nichos, passando pelo entretenimento, na TV e no cinema; pela publicidade e propaganda; indústria da moda; produção de eventos; bem como jornalismo e em muitos outros mercados. Além disso, através da prática e também do conhecimento teórico, a habilidade de observação (e também de captação da imagem) é refinada.

3. Artista Plástico(a)

E por falar em observação e imagens, não poderíamos deixar de falar da profissão de artista plástico.

Seja em obras de pintura, escultura, gravura ou outras, a profissão é desenvolvida a partir do trabalho artístico e do desenvolvimento de uma técnica e estilo pessoal. A observação do ambiente, bem como as ideias do artista sobre os temas que lhe interessam também entram no processo de criação, ainda que as obras sejam mais abstratas do que realistas.

4. Arquiteto(a)

Um arquiteto é responsável por planejar e acompanhar a construção de projetos que favoreçam a convivência de forma segura e confortável. Seja a finalidade do projeto uma moradia, trabalho, lazer ou outros.

Para isso, um arquiteto utiliza não só os seus conhecimentos técnicos em construção e de materiais. Mas também os seus conhecimentos estéticos e habilidade de observação do ambiente.

5. Engenheiro(a)

É verdade que a engenharia é uma área bastante vasta, com diversas subdivisões que vão desde a construção civil, ambiental, elétrica, de produção, de software, dentre outras. O papel do engenheiro, independente da sua especialidade, é o de analisar o ambiente e os problemas identificados e, assim, conceber e projetar soluções viáveis para eles.

Neste cenário, a observação atenta é importantíssima no trabalho de um engenheiro, desde as análises preliminares até a implementação do projeto. Dessa forma, nenhum erro é cometido.

6. Pedagogo(a)

Profissional da área da educação, o pedagogo é responsável por fornecer apoio e orientação no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adultos. Mas, para fazer isso, os pedagogos precisam conhecer seus alunos e identificar quais são as melhores metodologias e caminhos para a sua educação. Portanto, a observação destes alunos é importantíssima para conhecê-los melhor.

O ambiente de trabalho dos pedagogos é principalmente a escola (pública ou privada), mas não só. Esses profissionais também atuam no ensino e aprendizagem em ONGs, hospitais, empresas privadas e outras instituições.

7. Sociólogo(a)

Sociólogo é aquele profissional que estuda a maneira como grupos de pessoas interagem e as influências de categorias, estruturas sociais e instituições os influenciam. A partir da observação, levantamento de dados e análise, contribui para a solução de problemas e situações pertinentes à sociedade. Dessa forma, seus estudos podem servir como base para a criação de políticas públicas que melhorem a vida da população.

8. Antropólogo(a)

Sociologia e antropologia são ciências sociais que estudam o comportamento humano, mas se engana quem pensa que são a mesma coisa. Enquanto a sociologia tende a ter um olhar mais amplo, a antropologia se propões a estudar a cultura de forma mais focalizada, se concentrando em um grupo ou comunidade.

Assim, faz parte da profissão de um antropólogo analisar documentos produzidos por e sobre aquela comunidade estudada, bem como realizar observações em campo.

Este profissional pode atuar como consultor de empresas privadas, trabalhar em organizações governamentais. Ou seguir carreira acadêmica, atuando na pesquisa e na formação de novas gerações de antropólogos.

9. Arqueólogo(a)

Por outro lado, a arqueologia é uma área dentro da antropologia que se dedica aos estudos das condições de existência de grupos humanos já desaparecidos. Ou seja, em grupos onde não é possível realizar observações em campo.

Mas isso não significa que a habilidade de observação não é necessária nesta profissão. Na verdade, ela é muito importante na escavação, catalogação e análise de vestígios materiais preservados em determinados locais que registram existência e vida daquele grupo.

10. Analista de dados

Um analista de dados tem como função buscar padrões e fazer comparações entre informações levantadas a partir de parâmetros pré-estabelecidos. Sua atuação e análise dará base para a solução de problemas, assim como a implementação de políticas mais eficientes na organização em que trabalha (pública ou privada).

Em suma, trata-se de uma profissão multidisciplinar, que une aspectos da computação, inteligência artificial, matemática, administração, economia e outras áreas do conhecimento. E que utiliza a observação atenta a todo o momento.

11. Perito(a) criminal

Coletar provas e analisar cenas de ocorrências criminais é a principal função de um perito criminal. Para isso, é necessário um amplo conhecimento em evidências científicas, bem como no comportamento e nas disposições legais.  O laboratório é seu principal local de trabalho. Mas as visitas ao campo para observação, análise de ambiente e coleta de material são frequentes.

E aí, se identificou com algumas destas profissões? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas para a sua carreira e formação profissional!