Filosofia Kaizen: a melhoria contínua como método para o sucesso

Mudanças ocorrem constantemente na nossa vida. Estamos o tempo todo tentando melhorar a forma como conduzimos a nossa vida pessoal e profissional. Da mesma forma, as empresas e organizações também estão em constante busca por processos que melhorem seu desempenho e sua atuação no mercado.

Por isso, existem diversos métodos que podem nos levar a mudanças efetivas e positivas onde os aplicamos. A filosofia Kaizen é uma opção de pode contribuir muito para a melhoria dos mais diversos campos de nos levar ao sucesso. No post de hoje, vamos falar qual a origem e quais as propostas que essa filosofia trás. Confira!

A origem da filosofia Kaizen

Em japonês, Kaizen é composto por dois ideogramas: 改 (kai), que significa “mudança” e 善 (zen), que significa “bom” ou “boa”. Juntos, os dois ideogramas podem ser traduzidos como “melhoria”. Assim, a filosofia Kaizen já deixa claro o seu propósito: promover um processo de melhoria contínua nos seus praticantes e naqueles ao seu redor.

Até a década de 1950, Kaizen era uma palavra comum no vocabulário japonês. No entanto, ela foi adotada para dar nome a técnicas de melhoria na indústria japonesa naquela época. A primeira a utilizar o termo foi a Toyota, ao criar equipes de gestão de qualidade nas suas linhas de produção.

A ideia da empresa era reunir um grupo de trabalhadores de forma recorrente para identificar, analisar e resolver problemas de produção da indústria. Assim, o grupo promovia pequenas, mas constantes mudanças com o objetivo de melhorar o trabalho nas fábricas e o desempenho da empresa.

Afinal, após a Segunda Guerra Mundial, a economia e a manufatura japonesas estavam em frangalhos. Assim, o país tentava se reerguer, mas as empresas não tinham condições financeiras para realizar mudanças grandes ou radicais com sucesso e continuar operando.

As pequenas mudanças promovidas pelo grupo rapidamente mostraram resultados. Assim, a ideia de manter um processo de melhoria contínua se popularizou e foi implementada em diversas outras empresas do Japão. Mas o Kaizen só se tornou conhecido no mundo décadas depois.

Em 1977, o consultor administrativo Masaaki Imai lançou o livro “Gemba Kaizen: uma estratégia de bom senso à estratégia de melhoria contínua”. No livro, o autor sistematiza as ações relacionadas ao Kaizen e as transforma em um método, fazendo-o ficar conhecido como o “pai do Kaizen”.

Mas qual a proposta da filosofia Kaizen? 

De acordo com Massaki Imai, adota-se a filosofia Kaizen como um estilo de vida. Portanto, ela se estende a todos os aspectos da vida, seja profissional como pessoal.

No mundo corporativo, a proposta do Kaizen é que todos os funcionários sejam envolvidos e incentivados a dar sugestões do que pode ser melhorado. Ou seja, não se limita aos gerentes e executivos. Portanto, todas as sugestões são examinadas e, se consideradas úteis, passam por um processo de planejamento e implementação.

Como uma filosofia que prega a melhoria contínua, até mesmo os princípios dela passaram por melhoramentos ao longo do tempo. Originalmente, a filosofia contava com 10 princípios básicos. Mas, atualmente, existem 2 princípios extras frequentemente mencionados na filosofia. Confira quais são:

  1. Descarte as ideias convencionais;
  2. Faça as coisas acontecerem. Pense em como fazer e não em porque não pode ser feito;
  3. Não dê desculpas ou tente justificar o passado. Comece questionando as melhores práticas que estão em operação;
  4. Se algo estiver errado ou você cometer um erro, corrija-o imediatamente;
  5. Não busque a perfeição. Faça mesmo que signifique só 50% da meta;
  6. Criatividade antes do capital. Não gaste dinheiro com Kaizen, use a sua sabedoria;
  7. Você desenvolve sua sabedoria quando enfrenta dificuldades;
  8. Pergunte “por que?” 5 vezes para buscar a raiz do problema;
  9. Busque a sabedoria de várias pessoas ao invés do conhecimento de uma só;
  10. Kaizen é infinito, então, nunca pare de melhorar suas práticas;
  11. Empodere todos da sua equipe para que façam parte do processo de solução de problemas; e
  12. Escolha uma solução simples, não a perfeita.

Conclusão

Como você pode perceber, os princípios Kaizen são bastante abrangentes. Ao mesmo tempo, direcionam a nossa energia em encontrar formas simples e eficientes de solucionar problemas e promover melhorias em determinado campo.

E aí, ficou com vontade de aplicar essa filosofia na sua vida pessoal ou na sua empresa? Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre outros métodos de melhoria e dicas para aplicar na sua vida pessoal e profissional!