10 alimentos práticos para levar no trabalho e fazer um lanche rápido

É através de uma boa alimentação que nos mantemos nutridos e energizados para realizar as nossas tarefas diárias, desde as mais simples às mais complicadas. Assim, fazer pausas estratégicas entre as refeições para fazer alguns lanches é essencial para se manter produtivo. No post de hoje, separamos uma lista com 10 alimentos práticos para levar no trabalho para serem consumidos em suas pausas.

Mas não se esqueça: na alimentação a variedade é a palavra-chave. Separe um tempinho para planejar os alimentos que são mais interessantes de serem levados para o trabalho e consumidos em pausas rápidas entre as refeições. Não se concentre só em um tipo de alimento ou lanche, ou um modo único de fazer cada um deles. Tente descobrir outros sabores e gostos e a sua pausa para o lanche nunca será monótona.

1. Frutas

Nossa primeira dica de alimentos práticos para levar no trabalho não poderia englobar outro grupo: as frutas. Além de ser prática, traz muito sabor, frescor e saúde para o seu dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de no mínimo 3 porções de frutas para manter uma dieta saudável e variada.

A queridinha aqui no Brasil certamente é a banana, que nem precisa de embalagem para ser transportada até o escritório, assim como a maçã e a laranja. Já no caso de frutas maiores como abacaxi, mamão, melão, melancia ou frutas mais sensíveis, recomenda-se levar já cortadas em um potinho. Dá para apostar na criatividade e fazer uma porção de salada de frutas diversas e super coloridas.

Uma dica: para as frutas que tendem a escurecer depois de cortadas, acrescente algumas gotas de limão para prevenir a oxidação.

2. Iogurte

Outro alimento prático e refrescante para aqueles minutos de pausa do trabalho é o iogurte. Eles podem ser comprados em diversos sabores e consistências (como aqueles prontos para beber ou o grego que é mais firme para comer de colher). Além disso, é possível também produzir os seus próprios iogurtes em casa de forma natural e deixar a criatividade fluir com os complementos que preferir, como frutas, mel, granolas, castanhas entre outros.

3. Oleaginosas 

Ricas em vitaminas e em óleos naturais, as oleaginosas são um grupo de alimentos naturais e variados. Castanhas de caju, do pará, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia, avelã, amendoim, são algumas das oleaginosas mais conhecidas e consumidas. A recomendação de especialistas é a ingestão de uma porção de oleaginosas diariamente.

Elas podem ser comidas in natura como petiscos, ou integrarem outras receitas como barrinhas de cereais, iogurtes, muffins ou smoothies.

4. Barrinhas de cereais

Na última década, as barrinhas de cereais chegaram com tudo no mercado, oferecendo um produto prático, saudável e gostoso para aquelas pausas no turno da manhã ou da tarde. Outro tipo de petisco barato que pode ser comprado em diversas lojas e supermercados.

Por mais tentadoras que as barrinhas cheias de açúcar e chocolate pareçam, dê preferência para as barrinhas mais saudáveis para o seu dia-a-dia, que são compostas majoritariamente por castanhas e cereais integrais, como a aveia, chia e quinoa.

5. Muffins 

Não há quem resista a um pedaço de bolo. Em alguns momentos estressantes são justamente eles que nos confortam e nos trazem mais energia para continuar o trabalho. Os muffins são bolos simples, sem cobertura nem recheio, assados em forminhas de papel, em porções individuais que são perfeitos para levar na bolsa para qualquer lugar e comer em um momento de pausa.

E um detalhe que algumas pessoas não sabem é que entre as receitas de muffins existem muitos sabores salgados. A vantagem é que com uma receita é possível assar vários bolinhos individuais e garantir um lanche para a família toda.

6. Sanduíches 

Não dá para falar em alimentos práticos sem pensar em sanduíches. Entre as duas fatias de pão, tudo pode acontecer! Para os sanduíches, a criatividade e o gosto pessoal imperam e por isso a variedade é a palavra-chave. Aposte em recheios saborosos e saudáveis, não se esquecendo de incluir folhas frescas, como o alface, a rúcula, o repolho, entre outros.

Como é preciso armazenar por várias horas antes de comer, evite alimentos que soltem muita água, como o tomate, ou prefira levá-los separados e adicioná-los ao seu sanduíche na hora de comer.

7. Bolachas ou torradas 

Simples e práticas, as bolachas e torradas são lanches perfeitos para compor um lanche no trabalho. Isso porque elas são bases perfeitas para lanches doces ou salgados. Por isso, aposte nas coberturas da sua preferência. Pode ser manteiga, geléias, patês, queijos cremosos ou pastas como guacamole ou húmus.

Só vale tomar cuidado com as migalhas e farelos que este tipo de lanche pode espalhar pelo escritório. Seja na sua mesa de trabalho ou em outro ambiente, leve um guardanapo para cobrir a superfície e ter certeza de que o seu lanche não vai virar uma bagunça no final! Quando acabar, é só embalar e jogar a sujeira no lixo.

8. Biscoito de polvilho

Um clássico brasileiro, com base na fécula de mandioca, o biscoito de polvilho é outro lanche super prático para ser levado ao escritório. Pode ser comprado em mercados tanto na versão salgada quanto a doce, mas há também a possibilidade de fazer em casa e ver os biscoitinhos inflarem no forno.

No entanto, assim como as bolachas e torradas, vale tomar cuidado com os farelos deixados pela superfície.

9. Pipoca

Lanche prático e saudável para qualquer momento do dia, mesmo que a maior parte das pessoas associe a pipoca à uma sessão de cinema. Bem armazenadas, elas mantêm sua crocância mesmo após horas de estouradas. Outra vantagem nas pipocas como lanche é nas possibilidades que ela oferece: das salgadas às doces, há diversos tipos de temperos que podem ser utilizados para fazer da pipoca um snack ainda mais interessante.

10. Chips de batatas

Um do salgadinhos mais queridos das pessoas são as batatas chips assadas. Muito fácil de ser encontradas em lojas de conveniência ou supermercados, atualmente é possível encontrar inclusive salgadinhos feitos com outros tipos de batatas, fora a convencional. É o caso da batata doce, por exemplo.

Só é preciso tomar cuidado com dois detalhes das chips de batatas: o barulho do pacote, que pode atrapalhar outros funcionários do escritório (especialmente se você trabalhar em áreas abertas e coletivas); e o cheiro, no caso das batatas temperadas. Por isso, recomendamos reservar as batatas para aqueles lanches realizados fora do espaço de trabalho, como na área externa ou na copa. Os sabores tradicionais, sem adição de temperos fortes, também são os mais recomendados para comporem um lanche rápido e prático no trabalho.