Quando é hora de desistir do trabalho? 8 situações indicativas

Todo profissional já passou ou irá passar por momentos em que irá se perguntar se deve ou não desistir do seu trabalho. A palavra desistência pode ter um sentido negativo, como se o profissional envolvido estivesse simplesmente abandonando seus sonhos e conquistas. Mas não se trata disso. Em muitos casos, a desistência de um trabalho é o passo necessário para abrir uma nova janela de oportunidade para sua carreira.

Mas nenhuma decisão que envolve trabalho é simples de ser tomada. A cautela é necessária para avaliar a situação e entender se é possível dar uma segunda chance ou se o melhor a se fazer é seguir por um novo caminho.

Mas como saber quando é a hora de desistir do trabalho? Neste artigo, respondemos essa pergunta com 8 situações nas quais deixar o trabalho é o melhor a se fazer para a sua carreira e também para o seu bem-estar.

Confira!

Quando você receber uma proposta de trabalho melhor

Receber uma proposta de trabalho nova e melhor pode provocar diferentes reações a depender do perfil e da relação que a pessoa tem com seu emprego atual. Para algumas, não há dúvidas ou hesitação em aceitar a proposta com entusiasmo, mas para outras esse processo não é tão simples, mesmo que a situação dos seus trabalhos atuais não seja boa.

Pois envolve o receio de embarcar em uma nova jornada e de se frustrar novamente. Por outro lado, há também a insegurança de deixar os antigos colegas e chefe para trás.

Mas considere que, se você recebeu uma proposta que apresenta condições melhores de trabalho e remuneração, o melhor a se fazer é desistir do trabalho e embarcar nesta nova aventura.

Quando você estiver se sentindo constantemente infeliz no trabalho

Nem sempre dá para ter um bom dia no trabalho. Contratempos acontecem, prazos ficam a cada dia mais apertados e é preciso lidar com o estresse. Mas quando todos os seus dias de trabalho são ruins, é hora de ligar um sinal de alerta.

Se seu trabalho te faz infeliz e você não vê nenhuma possibilidade desse cenário mudar, talvez seja hora de buscar novas oportunidades e desistir do trabalho.

Quando a proximidade das segundas-feiras acaba com os seus domingos

A chegada do fim de semana tem o poder de deixar todo mundo mais animado para aproveitar os dias de folga. Por outro lado, algumas pessoas veem a animação descer pelo ralo no final de semana quando se lembram que voltarão ao trabalho na segunda.

Mesmo que não consigam identificar a razão, essa desmotivação deixa claro que lá no fundo você deseja não ter que voltar para esse trabalho. Sendo assim, não deixe de investigar o que tem afetado tanto a sua motivação e de buscar novas oportunidades de trabalho.

Quando o estresse do trabalho começa a afetar a sua saúde física e mental

Se o clima do ambiente em que você trabalha não é saudável, ele irá trazer impactos negativos na sua vida.

Dores de cabeça, fadiga ocular, tontura, dores nas costas e em outros pontos, assim como problemas gastrointestinais são alguns sintomas do estresse prolongado no corpo. Além disso, há também a queda do sistema imunológico, que torna seu corpo mais suscetível a vírus e infecções.

Vale ressaltar também que impedir que o estresse gerado pelo trabalho atinja a sua vida pessoal é difícil; afinal, tem como fazer com que essas emoções permaneçam só no ambiente de trabalho. Assim, é bem provável que ele trará efeitos nos seus familiares e amigos também. E quando o trabalho começa a afetar a sua saúde (física e/ou mental), é hora de dar adeus.

Quando você deixa de ser valorizado no trabalho

Existem poucas coisas que são mais desmotivadoras do que sentir que seu trabalho não vale nada para a equipe ou a empresa em geral. Essa desvalorização pode se concretizar de várias formas, como pela falta de reconhecimento do chefe e colegas de trabalho sobre seu esforço; pelas críticas negativas e pouco construtivas sobre sua atuação profissional. Mas a desvalorização também pode se dar em relação à remuneração do trabalho realizado.

Se o seu esforço e suas ideias são desvalorizadas, é hora de procurar por um trabalho que te recompense da maneira adequada.

Quando você tem problemas com seu chefe e/ou colegas de trabalho

Uma equipe de trabalho é composta por pessoas que, embora atuem na mesma área, não necessariamente possuem os mesmo gostos e opiniões. Até aí, não há nenhum problema: ninguém é igual ao outro. Por isso mesmo, é normal não se dar bem com todos os colegas de trabalho e até mesmo o chefe.

Não tem uma relação de proximidade com outros membros da equipe não deveria ser um problema, mas em alguns casos acabam sendo. E se os problemas passam a afetar o seu desempenho e até o seu desenvolvimento profissional, o melhor a se fazer é desistir do trabalho antes de problemas mais sérios surgirem.

Quando você não concorda com a estratégia adotada pela empresa 

Cada empresa possui sua missão e valores, que compõem a cultura organizacional da instituição. Ao fazer a seleção de funcionários, a empresa procura não só profissionais que possuam as competências necessárias para realizar o trabalho, mas também que estejam alinhados com os valores dela. Afinal, são eles que devem guiar cada estratégia e decisão tomada pelos donos e funcionários da empresa.

Mas quando os valores da empresa contrariam seus princípios e valores pessoais, realizar o trabalho diário torna-se cada vez mais difícil, podendo inclusive gerar sentimentos de culpa.

Quando você percebe que as estratégias adotadas por ela vão na contramão do que acredita, saiba que esta é a hora de desistir do trabalho!

Quando você sofre algum tipo de assédio no ambiente de trabalho

Aqui, não existe pensar duas vezes. Se você é vítima de qualquer tipo de assédio (isto é, se você é exposto constantemente a situações humilhantes e constrangedoras, que firam a sua dignidade), comece a pesquisar oportunidades em outros lugares. E, claro, não deixe de procurar ajuda psicológica e jurídica para lidar com o caso.