Colega de trabalho insuportável: o que fazer?

Todos concordam com essa afirmação: “Atrito entre profissionais de uma mesma equipe atrapalha a produtividade”. Aprender a conviver com as diferenças é fundamental, mas quando estamos restritos ao ambiente de trabalho, essa missão pode ser um pouco mais difícil, já que são muitos meses, semanas, dias e horas de convivência com outros profissionais, que nem sempre são pessoas fáceis de lidar.

A questão é quando existe aquele colega com quem você não se identifica, que pode até ser seu gestor direto. A forma de trabalhar, opiniões… não há absolutamente nada que vocês consigam concordar. A questão é: quando temos um colega de trabalho insuportável, o que fazer?

Quer saber como contornar a situação da forma mais leve possível? Continue nesse artigo e veja algumas dicas que separamos para você.

É importante ter cuidado com o “não gostar”

Antes de darmos algumas dicas, vamos tentar compreender o porquê de certos tipos de sentimentos existirem.

É natural que conflitos e diferenças ocorram, já que isso faz parte de uma interpretação inconsciente, praticamente automática, que nosso cérebro produz ao interagir com qualquer ser humano. Sem que percebamos, nosso cérebro avalia se o outro parece conosco, com nossa visão de mundo e de valores.

A aversão ao colega de trabalho insuportável pode ser um “pré-conceito”

Quando a nossa mente nota que o próximo é diferente de nós nesses aspectos, a nossa sensação é que não gostamos daquela pessoa, e isso pode acabar sendo insuportável. É muito importante que nos policiemos para interagir da melhor maneira possível com qualquer pessoa, independente da sensação ruim que ela gere em nós.

Se você percebe que fica frequentemente incomodado com uma pessoa em particular, esse é um sinal que sua mente está lhe enviando para que recue e evite-a, já que ela é muito diferente de você.

Então, nesse caso existem duas possibilidades: você pode, se for possível, distanciar-se da pessoa em questão e, tentar interagir o mínimo possível – especialmente, se o colega de trabalho insuportável for de outro departamento e não haja necessidade de interação direta. Mas se isso for impossível, como por exemplo, no caso de esse colega de trabalho insuportável ser o seu chefe; existem algumas dicas para que você consiga levar com leveza a situação. Veja:

1. Entender que somos diferentes

Por não sermos iguais a ninguém, o primeiro passo é entender e aceitar que pessoas são diferentes e cada um tem uma forma de notar e interagir com o mundo.

Cada profissional tem uma forma de se comportar no mundo corporativo, porém algumas pessoas ainda acreditam que apenas aqueles que pensem e agem da mesma forma devem fazer parte de seu círculo profissional.

Quando isso não ocorre, tendem a querer manipular o colega de trabalho insuportável para que aja como ele. Isso é um grande erro e pode gerar conflitos no ambiente de trabalho. Aceitar as diferenças é fundamental.

2. Assertividade com sutileza

Para não sofrer com as atitudes de um colega de trabalho insuportável, é importante ser assertivo. Você pode e deve compreender o comportamento do outro, mas não deve aceitar e sofrer com tudo o que lhe dizem.

Brincadeiras e tons mais agressivos são ações comuns no ambiente corporativo, mas muitas dessas atitudes costumam passar dos limites. É exatamente nesse ponto que você deve agir e chamar o “colega” de forma delicada, mas firme, em um ambiente isolado e com respeito, alertando que não gostou do que ocorreu e não admite este tipo de conduta.

3. Respeito ao próximo

Aceitar e respeitar o perfil do colega de trabalho “insuportável”, mesmo que ele não seja como você gostaria, é ter empatia e conseguir se colocar no lugar do outro. Entenda que as pessoas têm razões e diferentes perfis de comportamentos. Eventualmente, o colega pode ter tido um dia ruim e não estar bem ou pode ser ainda que ele tenha vindo de um ambiente tóxico de trabalho anterior, gerando uma forma agressiva de responder.

Se o profissional em questão cometeu um erro, chame-a para conversar e ofereça um feedback. Saiba que ninguém nasceu sabendo tudo e todos os dias estamos aprendendo algo novo. É necessário um tempo para subir na curva de aprendizado.

E se ainda assim, a convivência com o colega de trabalho for insuportável?

Percebeu que há um sentimento de nervosismo ou de irritação, procure respirar calmamente e contar até 10 segundos. Isso ajudará a você ganhar tempo, refletindo antes de tomar qualquer ação. Muitos conflitos poderiam ter sido evitados porque muitas pessoas agem de forma impulsiva.

Essa ação simples te dará tempo para refletir sobre a melhor forma de agir naquele momento, considerando seu objetivo profissional, não esquecendo o que o colega de trabalho insuportável deve ouvir naquele momento.

Jamais espere dos outros que façam algo como você. Se você tem habilidades acima da média, excelente! Mas não crie expectativas de um profissional com menos experiência, com contextos de vida e objetivos completamente opostos aos seus. Com certeza você irá se frustrar se permanecer com esse pensamento.

Tenha em mente que se você quer ser um líder e, ainda, diferenciado, tente identificar como cada colega de trabalho funciona e atua no ambiente corporativo. É fundamental aprender a lidar com todo tipo de perfil e sempre procurar aperfeiçoar o seu relacionamento interpessoal.