Você já ouviu falar em comportamento passivo-agressivo? Algumas pessoas possuem tais características como traços de sua personalidade. Já em outros casos, uma situação em particular pode desencadear tais comportamentos. Conviver com alguém com este perfil pode ser um desafio. É possível ainda que a pessoa passiva-agressiva seja você, e você não tenha se dado conta. Para conhecer mais sobre o comportamento passivo-agressivo e como lidar com ele no ambiente de trabalho, siga a leitura deste artigo.
Afinal, o que é o comportamento passivo-agressivo?
O comportamento passivo-agressivo é, na verdade, uma série de atitudes de alguém que tem dificuldade em expressar seus sentimentos negativos. Esta dificuldade pode ocorrer pela história de vida pessoal, ou ainda ser provocada pelo ambiente no qual está inserida, inclusive no trabalho.
A pessoa passiva-agressiva não demonstra sua insatisfação diante de uma situação. Com isso, ela pode acabar se tornando irritadiça e mal-humorada, o que é expresso em seus comportamentos.
Podemos considerar que o sujeito passivo-agressivo se comporta de maneira oposta ao assertivo, já que a assertividade é a capacidade de se expressar, sem se deixar dominar pela ansiedade ou agressividade, mas também sem se omitir. O sujeito assertivo é capaz de expressar suas emoções, necessidades, pensamentos e desejos, tudo isso sem prejudicar ninguém.
Percebe como são características opostas? O ideal, então, seria que o indivíduo que se comporta de maneira passiva-agressiva seja capaz de adotar uma atitude mais assertiva. É claro que isso não é tão simples, mas é totalmente possível.
E então, você acha que está trabalhando com alguém com comportamento passivo-agressivo? Para esclarecer suas dúvidas, confira a seguir as principais características deste perfil.
Características do passivo-agressivo
Dentre os comportamentos comuns à pessoa passiva-agressiva, estão:
1. Ambivalência
É comum que o passivo-agressivo expresse muita ambiguidade. Um exemplo é através da dupla mensagem na comunicação. Por exemplo, a pessoa lhe faz um elogio que soa como uma crítica.
Comoo indivíduo com este perfil não consegue expressar suas insatisfações, que por sua vez, despertam outros sentimentos negativos, seus comportamentos acabam sendo muito paradoxais.
2. Autoridade
É comum que pessoas com este perfil tenham dificuldade na relação com figuras de autoridade. Quando se sentem intimidadas por pessoas superiores em cargo, podem se sentir extremamente acuadas para se expressar, intensificando ainda mais o comportamento passivo-agressivo.
3. Sentimento de inferioridade
A pessoa se vê, muitas vezes, como inferior, e por isso responde negativamente em situações de competição. É possível também que ela crie, em sua cabeça, situações de competição onde não há.
Por conta do sentimento velado de inferioridade, o indivíduo passivo-agressivo tende a desqualificar os outros. A vitimização também é um traço forte neste perfil.
4. Dificuldade em cumprir com responsabilidades
É comum identificar no passivo-agressivo a dificuldade em cumprir horários. Além disso, ele possui um perfil procrastinador. Quando não cumpre com sua tarefa, é comum usar a desculpa de que se esqueceu.
- Usa a ironia e o sarcasmo com frequência;
- Reclama constantemente, sem propor soluções;
- Não é uma pessoa prestativa, e quando ajuda alguém, muitas vezes o faz de contragosto;
- Quando algum aspecto emocional que a incomode é ativado, comumente se volta com agressividade contra o interlocutor;
- Possui uma rebeldia mascarada, expressa através de comportamentos de desobediência, insubordinação, desrespeito às normas.
Saiba que é comum se identificar com alguma destas características. Afinal, somos todos seres humanos, e todos nós temos nossos pontos fracos e momentos difíceis.
Contudo, alguém que possua a maioria dos comportamentos citados pode ter um quadro de transtorno passivo-agressivo. Neste caso, nenhum colega de trabalho ou chefe será capaz de ajudá-lo. Isto só será possível a partir de um tratamento de saúde mental, que deve partir da vontade do indivíduo.
Como lidar no ambiente de trabalho
Este perfil de personalidade é comum em pessoas que compõem relações abusivas, na figura do abusador. E se engana quem imagina que estas relações se formam apenas na vida pessoal. No âmbito do trabalho, relações abusivas entre colegas ou entre líder e liderado também podem ocorrer.
Se você acredita que está convivendo com alguém passivo-agressivo, algumas dicas podem ser úteis para um convívio pacífico:
1. Não responda “na mesma moeda”
Agir da mesma maneira com o outro, quando a atitude foi desagradável, vai apenas gerar uma “bola de neve” de conflito e estresse.
2. Seja otimista
Ao lidar com o passivo-agressivo, aja com bom humor e responda com educação.
3. Evite acusações
O confronto não é a melhor estratégia para lidar com o passivo-agressivo. Ao invés de acusá-lo, mostre evidências, como dados e fatos que fundamentem seu argumento.
4. Fale em nome da equipe
Ao dar um feedback à pessoa passiva-agressiva que pode ser interpretado como um ataque, fale em nome da equipe. “Nós precisamos”, “nós poderíamos…”. Desta maneira, evita-se que o indivíduo “leve para o pessoal”.
5. Você não pode mudar o outro
Tenha consciência de que não cabe a você mudar o outro. Mesmo que a pessoa passiva-agressiva seja alguém próxima, cabe a você apenas acolhê-lo e propor, com afeto e serenidade, que o outro busque ajuda.
Você é responsável por uma equipe? Fique atento
Se você é líder, é importante conhecer as informações apresentadas aqui. Decisões unilaterais por parte do líder, em um modelo de gestão menos democrática, podem induzir a comportamentos passivo-agressivos dos funcionários.
Em uma relação de trabalho na qual a opinião do colaborador não é ouvida antes de aplicar mudanças, insatisfações podem surgir. Se não há abertura para o feedback do liderado, o comportamento passivo-agressivo pode ser uma consequência com a qual o chefe terá de lidar.
Se você se identificou…
Se você reconheceu em si mesmo muitas das características descritas aqui, não desanime. Perceber o problema é o primeiro passo para a mudança.
A partir disto, tente falar sobre seus sentimentos. Fale do que não gostou de maneira calma e educada. Ao mesmo tempo, proponha uma mudança mais satisfatória.
Tais comportamentos irão levá-lo a ter uma postura mais assertiva. Se encontrar muita dificuldade, busque psicoterapia.
Comportamento passivo agressivo: o que é e como lidar
Aqui, você aprendeu o que é comportamento passivo-agressivo, quais são suas principais características e como lidar. Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Compartilhe-o e continue nos acompanhando para mais.