20 habilidades profissionais que as empresas mais valorizam

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que valoriza seus funcionários? Pois bem, algumas habilidades profissionais são extremamente valorizadas por muitas empresas que acreditam que isso seja fundamental para que o colaborador consiga construir carreira e trabalhar em busca de resultados.

Se você ainda não tem conhecimento sobre essas competências, separamos em nosso artigo aquelas que acreditamos serem as habilidades imprescindíveis para uma contratação, promoção ou para ser bem visto por seus gestores.

Algumas habilidades são mais difíceis de serem desenvolvidas e por isso acaba exigindo muita prática. Mas há outras competências que provavelmente você já possui e precisa apenas melhorar. Confira quais são as habilidades profissionais mais valorizadas pelas empresas.

Quais as habilidades profissionais que as empresas valorizam em um candidato?

Para construir carreira em uma empresa, não basta apenas ter uma boa experiência porque as companhias estão valorizando muito as habilidades profissionais de um candidato na hora de contratá-lo ou de promovê-lo.

Por isso, é importante avaliar se você possui essas habilidades ou se precisará desenvolvê-las. Separamos as competências imprescindíveis que um profissional precisa ter para fazer sucesso no ambiente de trabalho.

1. Flexibilidade

A flexibilidade é uma habilidade que permite ao profissional saber lidar com os imprevistos e contornar as situações nos momentos mais difíceis. Se você pretende desenvolver essa habilidade, procure trabalhar com a improvisação, lidar com uma equipe de pessoas diferentes e observe sua postura na hora das tomadas de decisões.

2. Integridade e coerência

Um profissional íntegro é aquele que procura manter a sua credibilidade e proporciona confiança aos demais colegas e trabalho. Portanto, para desenvolver a habilidade é preciso reconhecer seus erros, aplicar os feedbacks recebidos e fazer planejamento para sempre entregar as tarefas no prazo.

3. Intuição

Profissionais que se deixam levar pela intuição podem se livrar de problemas rapidamente e evitar dores de cabeça. Para isso, é necessário desenvolver a sua intuição resolvendo problemas que parecem óbvios e ter mais de uma solução para os problemas.

4. Autoconfiança e autoconhecimento

Ter autoconfiança é importante na hora de assumir riscos porque você tem segurança de que está fazendo algo correto. O autoconhecimento é fundamental para entender como as pessoas enxergam você e saber quais são suas capacidades pessoais.

5. Iniciativa

O profissional que tem iniciativa consegue solucionar os problemas com a velocidade que a empresa precisa, já que preza muito pela criatividade, inovação e consegue pensar de forma rápida. Portanto, procure resolver situações difíceis e se dedique a atividades que precisam delegar tarefas.

6. Capacidade crítica

A capacidade crítica é importante para o profissional analisar toda tarefa que lhe é conferida. No entanto, é uma habilidade difícil de ser desenvolvida, já que é preciso saber lidar com as emoções. Mas você praticá-la disciplinando sua mente para elaborar as melhores argumentações na hora de defender as suas ideias.

7. Competitividade

O profissional precisa ter motivações pessoais e profissionais para se manter competitivo no mercado. Além disso, é imprescindível investir em cursos de aperfeiçoamento, MBA, ter metas e sempre inovar para desenvolver ainda mais essa habilidade.

8. Compreensão

Para construir uma carreira sólida dentro de uma empresa é necessário compreender e dominar os valores, a missão e a cultura da companhia até para saber se realmente é aquilo que você almeja para a sua vida profissional. Dessa forma, você consegue seguir rigorosamente o que pede a empresa.

9. Visão no cliente

As empresas precisam de profissionais que conseguem atender as necessidades dos clientes para atingir resultados satisfatórios. Para isso, procure se relacionar com diversos tipos de pessoas, mantenha-se sempre muito disponível, seja simpático e conquiste a confiança dos clientes.

10. Capacidade de liderança

A capacidade de liderança é uma habilidade que nem todos têm, mas que pode ser desenvolvida. Portanto, mostre-se disponível para ouvir a equipe, faça com que o grupo tenha confiança em você, respeite à todos para receber o mesmo em troca.

11. Compreensão interpessoal e empatia

A empatia é uma das habilidades chaves para todo profissional que deseja sucesso na carreira, principalmente para aqueles que lidam diariamente com o público. Mas para desenvolver essa habilidade é necessário praticá-la, escutando as pessoas até se tornar um hábito na sua vida.

12. Relacionamentos/Pessoas

Uma das habilidades mais requisitadas por gestores de grandes empresas é a capacidade de manter relacionamentos e gerir pessoas que faz referência ao relacionamento interpessoal. Para desenvolver a habilidade, estabeleça uma relação de confiança com as pessoas tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.

13. Persuasão

Saber influenciar as pessoas e ainda persuadi-los para chegar no objetivo não é uma tarefa fácil. Mas você pode melhorar essa habilidade sendo muito coerente em suas colocações e bastante comunicativa com as pessoas. Contudo, algumas pessoas usam a habilidade para manipular as pessoas, o que não é correto.

14. Trabalho em equipe

O profissional que sabe aceitar críticas, que procura colaborar com outras pessoas da equipe, escuta e respeita a opinião e posição de seus colegas e entende que delegar tarefas é importante para o crescimento de todos, possui a habilidade de trabalho em equipe.

15. Coaching

Não é todo profissional que possui a habilidade de fazer coaching, ou seja, ser um mentor para sua equipe. Todavia, você pode se espelhar no trabalho de outro coach, fazer um curso na área para tentar identificar suas fraquezas e fortalezas e ajudar a desenvolver os outros colaboradores.

16. Autocontrole das emoções

Saber controlar as suas emoções nas situações mais difíceis, além de saber lidar com naturalidade os momentos de crise é uma habilidade que você pode desenvolver. Para isso, basta que você evite tomar decisões importantes em momentos críticos que possam mexer com o seu emocional.

17. Visão do negócio

Ter visão de negócio é importante para saber qual a posição ideal que a empresa deve estar e como tomar as melhores decisões para evitar grandes problemas. Para potencializar a habilidade, planeje, analise e estabeleça as prioridades tanto na sua vida pessoal quanto na sua carreira como uma forma de se prevenir das consequências.

18. Agilidade para tomar decisões

O profissional que analisa muito pode perder a noção do momento e tomar decisões errôneas. O ideal é ter a capacidade de analisar a situação como um todo de forma rápida, sem perder tempo para tomar decisões e resolver os problemas mais complexos.

19. Comunicação e negócio

Ter a habilidade de fazer com que as pessoas entendam e captem o que você está falando é fundamental para engajar as pessoas e direcionar a equipe na busca do resultado. Se você precisa desenvolver essa habilidade, faça bastante feedback com o grupo para entender onde está a sua dificuldade.

20. Aprendizado e desenvolvimento pessoal

Se você está em busca de novos projetos ou procurando como melhorar a sua performance, precisa ter um bom desenvolvimento pessoal que é muito mais compensador do que qualquer bem material. Portanto, pratique a sua autocrítica, principalmente, nos momentos de feedback.

As empresas estão cada vez mais exigentes na hora da contratação de colaboradores e até mesmo nos processos de promoção interna. Contudo, não é apenas a experiência que está sendo o critério de aprovação, mas algumas habilidades profissionais que se tornaram imprescindíveis para assumir algumas funções.

Por isso, é muito importante saber quais são essas habilidades profissionais para verificar se você já possui ou ainda precisa desenvolvê-las. Neste post você conheceu algumas delas, agora é se preparar para estar de acordo com as exigências das companhias.