Críticas construtivas no trabalho: aprenda a fazê-las e a recebê-las

Ouvir críticas, em geral, não é uma coisa agradável. Aliás, é muito mais fácil criticar do que ser criticado. Porém, às vezes é necessário saber ouví-las e buscar a mudança, para evoluir como profissional e como pessoa. Mas quando as críticas são bem-vindas? Existe crítica negativa ou positiva ou é tudo a mesma coisa? É possível fazer uma crítica sem ofender o outro? Se sim, como? Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo e fique por dentro!

O que são as críticas construtivas?

Há quem diga que não existe crítica construtiva, até pela definição da palavra crítica, que é sinônimo de julgamento e pode ser considerado o oposto de elogio. Criticar significa, de acordo com o dicionário, apontar defeitos ou falar mal de alguém.

Mas quando tratamos de crítica construtiva aqui, nos referimos a aqueles apontamentos feitos com empatia e com relevância, ou seja, que são capazes de melhorar um comportamento ou forma de trabalho do outro. As críticas construtivas para uma empresaou um bom líder são um feedback, ou seja, uma devolutiva para o colaborador sobre algo que pode ser melhorado.

Em muitas empresas, é comum a prática de troca de feedback entre líder e colaborador com certa regularidade, com o objetivo de melhorar as relações de trabalho e estimular maior fluidez e sucesso.

Há, porém, dois tipos de críticas: as construtivas, como mencionado acima, e as desconstrutivas.

O que é crítica desconstrutiva?

A crítica desconstrutiva, também chamada de crítica destrutiva, não tem o propósito de ver a melhoria no outro, apenas serve como forma de julgamento. São as “alfinetadas”, e podem ter um poder destruidor na autoestima de quem a recebe.

O ideal é que aquele que recebe uma crítica descontrutiva no trabalho tenha o bom senso de não “pagar na mesma moeda”: respirar fundo, acalmar-se, enfim, ser resiliente. Reflita, mesmo que a crítica tenha sido feita de modo inadequado, se ela não tem fundamento.

Se você concluir que, de fato, aquele apontamento foi infundado, em outro momento é possível chamar o colega para lhe dar um feedback sobre o desconforto gerado com aquela crítica.

Exemplos de críticas construtivas e destrutivas

A mesma situação pode ser apontada de modo positivo ou negativo. O segredo está na forma de comunicação. Veja alguns exemplos:

  • “Você está fazendo errado” (crítica desconstrutiva) – “E se você fizer assim?” (crítica construtiva)
  • “Esta roupa fica feia em você”. (crítica destrutiva) – “Você fica ótima com aquela outra roupa.” (crítica construtiva)
  • “Isto é uma péssima ideia”. (crítica desconstrutiva) – “Podemos pensar juntos em uma melhor solução.” (Crítica construtiva)

Crítica construtiva: como fazer?

Conceito de crítica construtiva

Sobre críticas construtivas, frasespopularmente conhecidas são “se não tiver algo bom para dizer, silencie” ou “existem momentos certos para se criticar”. Estas frases esclarecem um pouco sobre a crítica construtiva: antes de fazê-la, pense em seu propósito. Se for uma situação imutável, corre-se o risco de se tornar simplesmente uma crítica destrutiva.

Pense o que o motivou a pensar na crítica: será que o outro não atendeu às suas expectativas? Pensa diferente de você? Se este for o caso, talvez seja melhor se calar.

Note que, nas críticas construtivas citadas anteriormente, podemos dar uma sugestão de solução ou apontar algo de positivo no outro. Esta é uma estratégia para fazer uma crítica construtiva. Outra dica é usar um tom de voz ameno, de modo que o outro não se sinta “agredido”, e escolher o momento mais adequado para abordar o assunto.

Críticas construtivas são sempre bem-vindas?

Outra frase comum de ser escutada é que “críticas construtivas são sempre bem-vindas”. Mas para que ela seja verdade, é preciso exercitar a humildade e lembrar que ninguém é perfeito. Todo ser humano é sujeito a falhas. Elogios são agradáveis, mas são apenas uma forma de “massagear o ego”. É a crítica que impulsiona ao crescimento, se soubermos escutá-las. Aprender a reconhecer as falhas é uma virtude que pode ser desenvolvida.

Aprenda a criticar de forma positiva e a ser criticado

Como você viu, uma crítica pode até ser positiva, desde que expressa de forma empática e com a intenção de uma melhoria possível. Além disso, falamos aqui sobre a importância de ser resiliente e aprender a lidar com as críticas. Coloque estas dicas em ação desde já!

Gostou deste artigo? Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos. Aproveite e visite outros temas em nossa página, temos muitos outros conteúdos como este, feitos especialmente para você. Continue nos acompanhando, até mais!