O que é a cultura de alta performance e como aplicá-la em sua empresa

Você sabe o que a Disney, Google, Amazon, AmBev e Magazine Luiza tem em comum? Todas estas empresas adotam a cultura de alta performance como estilo de gerenciar sua equipe, se relacionar com seus clientes e administrar seu negócio. Quer saber mais sobre o que é a cultura de alta performance? Então me acompanhe na leitura deste artigo.

Cultura organizacional

A cultura de alta performance, também conhecida como cultura de alto desempenho, é um estilo de cultura organizacional adotado por uma empresa. A cultura organizacional é um conjunto de crenças e atitudes de uma empresa que expressa como seus integrantes se relacionam entre si e com seus clientes.

A cultura organizacional pode ser simplificada como o DNA da empresa. Toda organização possui sua cultura organizacional, mas ela pode ser moldada de forma a potencializar seu desempenho. A cultura de alta performance é um tipo de cultura organizacional que visa a excelência. Entenda melhor a seguir.

O que é a cultura de alto desempenho

Uma organização que adotou a cultura de alta performance foi delineada de modo a alcançar excelência de resultados em seus produtos e serviços. Mas não se resume ao produto final: este modelo de cultura organizacional tem como característica colaboradores com autonomia e engajamento para promover tais resultados. As equipes são motivadas, ouvidas e se relacionam de forma saudável e eficiente.

Podemos dizer que a empresa que consegue implementar uma cultura de alto desempenho é sinônimo de uma organização com sucesso em seus negócios, tanto no sentido quantitativo, com resultados financeiros, mas também qualitativo, ou seja, ela tem uma boa visibilidade de mercado, bom relacionamento seus com clientes e é uma empresa da qual os profissionais querem fazer parte. E quem não quer tais resultados, não é mesmo?

Mas qual será a “receita mágica” para alcançar tal desempenho? É deste tema que tratarei a seguir.

veja também:
Orientação profissional: como funciona e os principais benefícios

Como conquistar a cultura de alta performance

No mundo dos negócios, é comum que empreendedores e colaboradores estudem os casos de sucesso para adotar estratégias similares em seu negócio. Um exemplo é a Disney, modelo de negócio que se tornou até uma metodologia de empreendedorismo.

O que se pode observar é que estas empresas de alto desempenho possuem algumas estratégias em comum. Adotando-as, é possível moldar a cultura organizacional visando ao alto desempenho. Veja:

RH estratégico

Empresas de alto desempenho entendem que o papel dos Recursos Humanos é um dos pilares para conquistar a excelência. Contratar profissionais engajados, motivados, criativos, é uma forma de formar um time que trabalhará em parceria com seu negócio em busca do sucesso. Em contrapartida, é interessante que a empresa ofereça reconhecimento, tanto verbal quanto concreto, em forma de premiação, entre outros incentivos, como plano de carreira. Assim, será viável reter seus talentos.

Liderança modelo

De nada adianta planejar a implantação de uma cultura de alta performance se seus líderes não praticarem o que cobram de seus colaboradores. É indispensável que haja liderança pelo exemplo, e não apenas pelo discurso. Líderes da cultura de alta performance mostram estar juntos de sua equipe e trabalham em parceria, colocando a “mão na massa” e ajudando a equipe a conquistar seus objetivos.

Criar um ambiente estimulante

Após reunir um time com a “cara” da sua empresa, entregar a liderança a pessoas com boas habilidades interpessoais, o próximo passo é manter o ambiente estimulante. Pense em quais estratégias podem ser aplicadas para que os colaboradores se mantenham motivados, mesmo diante de um cenário de crise.

Ownership

Empresas de alto desempenho conseguem engajar colaboradores a agirem com ownership, ou seja, com sentimento de dono. Para isso, é preciso oferecer autonomia aos colaboradores, para que eles sintam confiança em agir visando a excelência em seu trabalho e na relação com os clientes.

veja também:
Declaração de trabalho: para que serve, onde apresentar e como fazer

Equipe qualificada

É fundamental manter sua equipe qualificada, estimulando a participação em cursos e oferecendo treinamentos. Porém, para que estas estratégias sejam eficazes, é importante alinhar teoria com a prática. Ou seja, não adianta só depositar conteúdo na equipe, é preciso engajá-los a aplicar as teorias na prática do dia a dia.

Comunicação

Empresas de alto desempenho entendem que é preciso ter uma boa comunicação com seus integrantes. É necessário manter portar abertas para o diálogo, para escutar os colaboradores sobre suas dificuldades. Uma boa interação é um dos ingredientes da receita da alta performance. Empresas com este modelo adotam feedbacks periódicos, com a troca de impressões.

Alguns outros elementos da cultura de alta performance são o foco no resultado, a busca pela inovação em produtos, serviços e nos meios de trabalho. A elaboração de estratégias é também indispensável, somada à definição de metas desafiadoras aos colaboradores.

Cultura de alta performance em sua empresa

Espero que as dicas apreendidas aqui sejam úteis para a implantação da cultura de alta performance em sua organização.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para seu dia a dia. Compartilhe-o e continue nos acompanhando para mais artigos como este.