Decisões difíceis? Separamos dicas para você aprender a tomá-las!

A indecisão pode tornar a sua vida muito mais difícil do que uma tomada de decisão errada. Ainda que tomar uma decisão difícil seja algo desafiador para qualquer ser humano, o “não decidir” acaba atrapalhando em muitos aspectos da vida, complicando a sua rotina durante dias, semanas, meses ou até mesmo anos.

Mas nem tudo está perdido! Existem algumas estratégias que podem auxiliá-lo na hora de tomar decisões difíceis. Continue lendo esse artigo para facilitar o momento da tomada de decisões difíceis!

O que fazer antes de tomar decisões difíceis

Organização mental é um ponto importante antes de qualquer tomada de decisão. Veja a seguir três pontos a considerar:

1. Separe um tempo para decidir

Se falta tempo para pensar em tomar uma decisão difícil, talvez você necessite recalcular toda sua dinâmica diária e ajustar o seu dia a dia, para ter tempo de refletir e agir.

Dedicação é a palavra-chave para tomar decisões difíceis. Lembre-se ainda, que se forem decisões simples, como qualquer tarefa cotidiana, você deve separar até uma hora do seu dia para tentar resolvê-las. Já no caso das mais difíceis, é necessário reservar algumas horas ao longo de três semanas, aproximadamente, para poder refletir e chegar a uma conclusão.

De um jeito ou outro, adicione esse tempo a sua agenda, considerando-o como um tempo importante da sua rotina, para refletir sobre os caminhos a seguir ou que você está seguindo, com as suas tomadas de decisão. Essa análise é sempre importante.

2. Defina a decisão a ser tomada

Reflita a respeito da natureza da decisão difícil a ser tomada. Você pode usar como exemplo, resolver casar-se com alguém: além de ser uma escolha que pode interferir na sua liberdade diária, existem inúmeras responsabilidades financeiras, a alteração da sua residência, e muitos outros aspectos emocionais envolvidos. Por isso, vale a pena sempre pesar os prós e os contras, bem com a sua tendência emocional sobre a questão.

Determinar quais são os principais fatores que influenciam e aqueles que serão afetados pela sua decisão, ajuda você a perceber rapidamente por qual motivo, escolheria tal alternativa.

3. Pense e repense todas as suas opções

O mundo não se resume apenas em 8 ou 80. Existem inúmeras possibilidades em todas as situações da vida. Procure fazer um brainstorming de todas as alternativas possíveis, refletindo muito e procurando olhar por variadas perspectivas; antes de tomar uma decisão difícil. Aliás, você poderá localizar algumas escolhas que não eram tão fáceis de enxergar a princípio.

Pondere também se você realmente precisa tomar essa decisão difícil. Algumas vezes, é melhor deixar de tomar uma decisão e não se comprometer com alternativas que não te levarão a lugar algum.

Após estabelecido o básico para tomada de decisão, opte por uma ou duas decisões para que consiga pensar melhor especificamente sobre elas. Veja abaixo cinco alternativas, considerando que cada uma é adequada a diferentes situações e/ou tipos de personalidade.

Táticas de como tomar decisões difíceis

Existem algumas táticas que podem também auxiliá-lo na hora de tomar uma decisão. Confira:

1. Não se esqueça de seus valores

Tenha os seus valores claros em sua mente, pois, eles podem facilitar o momento da tomada de decisões difíceis. Como, por exemplo, se você sabe que precisa dedicar algum tempo a sua família, ou você já estipulou a si mesmo que só será capaz de acumular uma quantidade “x” de dívida.

E quando chegar o momento de ter que decidir, inevitavelmente, você conseguirá reconhecer se a escolha de uma alternativa violaria alguma dessas premissas relacionadas acima, sendo assim, você se guiaria por elas.

2. Conversar sobre o assunto

Existem pessoas que têm a necessidade de organizar seus pensamentos falando. Caso você note que tenha esse perfil, falar sobre o assunto pode ser o caminho mais rápido para clarear a sua mente, te ajudando a tomar uma decisão difícil.

Não precisa conversar com alguém que tenha conhecimento prévio do assunto. A única coisa importante é ter um bom ouvinte que possa lhe dar tempo e espaço para ouvir e, se possível, retransmitir a mensagem que você compartilhou.

Com tudo isso, é bem provável que você consiga chegar a decisão final sobre o assunto, ainda que o ouvinte fale pouco.

3. Pedir conselhos

Infelizmente nem sempre um bom ouvinte será capaz de te ajudar sobre como tomar decisões difíceis. Às vezes, o que você realmente precisará são conselhos.

Quando se conhece alguém com experiência prévia no assunto, pedir a opinião dessa outra pessoa, geralmente, funciona melhor quando estamos pensando em fazer algo que nunca fizemos antes.

Se já temos a orientação para determinado caminho, buscar conselhos sábios podem ajudá-lo a tomar uma decisão difícil mais rapidamente. Contundo, tome cuidado para não aceitar cegamente essas recomendações.

Às vezes, uma resposta pode fazer sentido para uma pessoa, mas não para você. Caso sinta-se desconfortável com o proposto, não há necessidade de seguir o conselho. Mas ainda assim, um diálogo pode ajudar a definir melhor sua decisão final. 

4. Faça um teste antes

Existem casos nos quais, antes de você bater o martelo, há possibilidade de fazer um “test drive”.

Considerando que você recebeu a proposta por um novo emprego em outra cidade, por exemplo, visite-a antes para saber como se sente, antes de tomar a decisão de mudar. Também veja a possibilidade de conhecer algum dos seus novos colegas de trabalho antes de aceitar a nova oportunidade.

São exatamente em momentos como estes, em que você se expõe a uma nova experiência, que seu corpo sinaliza se uma situação nova é a escolha certa a embarcar ou não.

5. Ouça seu interior

Neste caso, parece um tanto clichê. Mas quando você tem dificuldades em tomar uma decisão difícil, é porque sua mente pensa que é uma coisa simples, mas seu coração pode querer outra coisa. Então, nestes casos, procure prestar atenção no que você sente.

Não se esqueça que não somos criaturas apenas racionais. Ao escutar seu coração e assim, suas expectativas, consequentemente, você conseguirá ter uma percepção mais profunda das decisões que realmente quer tomar.

É melhor arriscar e falhar, do que não tentar!

Não há como deixar de afirmar que a vida é feita decisões difíceis e ainda que soe como outro grande clichê, mesmo que você falhe em algumas das suas escolhas, o importante é saber que você tentou fazer o seu melhor.

E ainda que existam muitas escolhas difíceis, estas não precisam drenar seu tempo e energia. Se você estabelecer uma base sólida para tomada de decisões em geral, e seguir uma dessas cinco táticas, elas tornarão tudo mais fácil.

Isso pode ajudar você a perder menos tempo no processo e ter menos chances de escolhas precipitadas das quais você poderá se arrepender no futuro.