Como enfrentar os desafios na busca de um emprego após os 40 anos

São inúmeros os desafios daqueles que já atingiram a marca dos 40 anos de idade e pretendem mudar ou se reinventar na profissão. Mesmo exigindo boas doses de planejamento e cautela, na maioria das vezes, essa pode ser uma experiência enriquecedora e muito bem enxergada pelo mercado. Isso porque é preciso, antes de tudo, ser corajoso para ingressar nesse grande desafio que é um novo emprego após os 40 anos.

Neste artigo, será desmistificada a ideia de que existe uma idade ideal para trocar de profissão, área de atuação ou mesmo cursar uma nova especialização. Além disso, abordaremos os diversos benefícios para quem pretende cursar conquistar um novo emprego após os 40 anos. Se este é o seu caso, acompanhe a leitura e seja reconfortado com nossas dicas.

Quando é interessante iniciar o processo de busca por um novo emprego após os 40 anos?

Antigamente, a relação de emprego da maioria das pessoas, em geral pais de família, envolvia um único emprego, dentro de uma mesma organização. Os tempos mudaram. A tecnologia alcançou lugares há pouco inimagináveis. As relações de trabalho e liderança também mudaram. Com isso, procurar um novo emprego após os 40 anos deixou de ser um mito ou tabu. Passou as ser uma atitude de pessoas inovadoras e arrojadas.

É claro, se você não faz parte do minúsculo percentual de pessoas que trabalham por lazer, certamente você tem contas mensais a pagar, com o fruto do seu trabalho. Se este é o seu caso, você precisará analisar algumas variantes. A principal delas é ter em mente que, em sua nova atividade o profissional, sem possuir qualquer experiência de emprego anterior, a condição exigirá de você humildade, para aprender, e tempo, para gerar boas receitas.

Por isso, a principal questão a ser considerada é equilibrar a balança entre realização pessoal e a manutenção do seu padrão de vida. Assim, é possível afirmar com segurança que não existe uma idade fixa ou momento ideal para buscar um novo emprego após os 40 anos.

Cada indivíduo possui uma história de vida e de carreira únicas. Assim, somente os envolvidos na questão, como por exemplo a família do profissional, poderão contribuir para essa importante tomada de decisão. Isso porque, ao contrário do que muita gente imagina, idade não é documento quando se trata de conseguir um emprego. Quem já passou das quatro décadas de vida tem boas chances de encontrar uma oportunidade de trabalho.

Como as empresas enxergam quem busca uma nova oportunidade de emprego após os 40 anos?

Como vimos, a maioria absoluta das empresas já quebraram as barreiras preconceituosas da idade. A maturidade adquirida ao longo da vida pode, muitas vezes, ser um fator diferencial positivo na hora de buscar sua recolocação no mercado. Além disso, dependendo da posição, as empresas preferem pessoas com mais anos de experiência de mercado, ainda que não seja dentro da área específica.

Portanto, se você pretende encontrar um novo emprego após os 40 anos, não se atenha aos mitos e inverdades que falam das dificuldades de arrumar um emprego nessa fase da vida. Os recrutadores estão com a atenção mais voltada à valorização da experiência, comprometimento e da garantia da diversidade de gerações dentro das organizações.

Dessa forma, sempre será possível encontrar portas abertas para os que querem ressignificar sua carreira no mercado de trabalho, seja com uma nova função ou mudança na área de atuação. De modo geral, saiba que o mercado está aberto e diversificado. Há espaço para todos aqueles que se dedicam e se empenham na constante evolução, independentemente da data de nascimento do profissional.

Entretanto, o processo nas buscas pode não ser tão simples. Alguns desafios nessa jornada o esperar. Por isso, a palavra-chave para aquelas pessoas que buscam um novo emprego após os 40 anos sempre será: planejamento. Além disso, é preciso manter agilidade, proatividade, vontade de aprender sempre e a humildade em ter que trabalhar, até mesmo como subordinado, de pessoas mais jovens.

Quais os principais desafios daqueles que querem um novo emprego após os 40 anos?

Sem dúvidas, o principal desafio que você irá encontrar nessa empreitada está relacionado à remuneração. Assim, caso você tenha passado um longo período fora do mercado ou, então, está com planos de mudança de carreira aos 40 anos, não deve esperar altas remunerações. Mas isso não precisa ser um fator desmotivador. Procure se lembrar de que este é um recomeço, que nada tem a ver com quantas primaveras você já atravessou.

Aproveite o momento da entrevista para utilizar a sua experiência, maturidade e resiliência para alcançar uma remuneração mais elevada. Mostre ao recrutador e ao gestor que essas habilidades certamente trarão o retorno financeiro que a organização espera. Além deste, outros desafios virão. Você deve aprender a conviver com liderança ou pares mais jovens, que possuem outras formas de agir e pensar daquelas com as quais você pode estar habituado.

Ademais, conseguir se manter motivado mesmo em um ambiente novo com remuneração mais baixa é um outro fator que será determinante para o seu sucesso. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser valiosas durante o seu processo de transição, quais sejam:

1. Tenha uma postura confiante

Confie em si mesmo e procure demonstrar essa confiança ao expor qual é o seu propósito profissional. Muitas vezes, é mais interessante para a empresa contratar alguém que seja mais maduro e tenha mais consciência acerca de suas decisões.

2. Não pare de aprender

Não basta contar com a sorte de encontrar empresas que não guardem preconceitos com a sua idade. É preciso se especializar. Um bom caminho é conseguir encontrar cursos de especialização dentro da área que você pretende atuar. Além disso, esteja disposto a aprender com os mais jovens. Esse tipo de conhecimento tem duplo efeito: o torna humilde e capaz de evoluir sempre, sem receios ou melindres.

3. Acione seus contatos

Na hora de encontrar uma nova colocação de emprego após os 40 anos, é indispensável acionar o seu networking. Por isso, é hora de contatar os amigos, colegas, ex-chefes, familiares e conhecidos. Você só será encontrado se você se colocar nessa posição. Além disso, os empregos por indicação são os que mais resultam em contratações. Invista tempo também nas redes sociais, em especial o LinkedIn.

Preparado para conquistar seu novo emprego após os 40 anos?

Sem dúvidas, essa atitude é admirável. Isso porque ela exige que o profissional deixe sua zona de conforto e enfrente grandes desafios em prol de seu propósito profissional com um novo emprego após os 40 anos Por isso, na hora da entrevista, conte sua história com calma, focando nas experiências mais relevantes e que estão relacionadas com a vaga e também nas suas características pessoais.

Agora, é só torcer e se manter sempre atualizado, até que seu talento seja redescoberto por uma organização. Gostou de nosso artigo ou ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então, compartilhe conosco nos campos abaixo.