Chefe difícil, como lidar com esse tamanho desafio?

É sempre muito complicado um trabalho com chefe difícil, como lidar com isso parece ser uma das tarefas mais complexas e também a única, já que a outra seria o pedido de demissão. No entanto, nem tudo está perdido. Existem algumas técnicas que você pode adotar para amenizar essa situação. Não garantimos a solução completa do seu problema, mas seguindo todas as dicas, sem dúvida alguma a sua rotina será muito melhor. Confira.

Meu chefe difícil, como lidar com toda essa pressão?

Se você chegou até aqui, muito provavelmente seu chefe difícil, como lidar tem sido um dos seus maiores desafios. Em alguns casos, principalmente quando você acredita que a perseguição é pessoal, raramente a melhor solução seja trocar o ambiente de trabalho. Assim, se o seu caso não é assim tão extremo, saiba que existem algumas formas de aprender a lidar com essa delicada situação.

Por isso, antes de decidir se continua no emprego ou se vai abandonar o barco, você deve cuidar da sua saúde, física e mental. Somente dessa forma você estará em sua plenitude para encarar as questões contrárias que aparecem no dia a dia e agir da melhor forma possível. Assim, procure dar especial atenção ao que você come, aos conteúdos que você consome, a qualidade do seu sono e se há alguma atividade física inserida na sua rotina.

Pode parecer besteira, mas todas essas situações podem desencadear problemas com o seu chefe e tornar toda a relação ainda mais complexa. Além disso, com seu corpo e mente saudáveis, será mais fácil estabelecer uma boa relação com o chefe e também com seus pares e liderados, o que tornará tudo mais fácil.

Dicas para chefe difícil, como lidar

Na maioria dos casos, as pessoas caem na irresistível tentação de achar que o seu chefe está perseguindo você por razões pessoais. No entanto, essa situação é rara e mesmo em casos bem complexos, um bom desempenho tende a superar as pequenas diferenças de personalidade. Por isso, não se prenda a essa ideia se sentindo pessoalmente prejudicado. Além de não ser eficaz, mina toda sua energia e produtividade no ambiente de trabalho.

A melhor forma de tratar o seu chefe difícil, como lidar com todo o estresse que está enfrentando e o com medo de uma possível demissão, é filtrar esses pensamentos, dispensando todo o seu foco em trabalhos bem planejados e executados. Algumas dicas práticas podem suavizar o relacionamento conturbado entre vocês, quais sejam:

1. Comunique-se

Cada chefe (na verdade, cada pessoa) tem uma forma de se comunicar, de efetuar a gestão e controlar as informações. Invariavelmente, uma quantidade considerável de problemas em todas as organizações seria evitada se a comunicação se desse de forma mais adequada. Esse “generalismo” é cabível aqui, uma vez que tais processos se repetem ao longo dos anos; você provavelmente tem algumas experiências, não é mesmo?

Por isso, aprenda a melhor forma de se comunicar com o seu chefe e dê preferência pelos registros oficiais, tais como e-mail ou sistemas da empresa. Isso poderá ser usado a seu favor caso ocorra algum tipo de cobrança, mas também poderá ser usado contra, caso você registre alguma informação errônea. Por isso, atenção em cada detalhe é primordial.

2. Aja com empatia

Geralmente, quando se tem problemas com chefe difícil, como lidar parece ser complexo. Ao contrário, estar no lugar dele parece simples, fácil e até tranquilo. No entanto, o seu chefe também tem os próprios desafios de gestão, de resultados, clientes e alta direção. Sempre que enxergar possível, tente ajudar em algo a mais. Isso pode ajudar em um momento de tensão e ainda criará um laço de confiança entre vocês.

3. Aproveite as oportunidades

Dependendo de quanto tempo você já está no mercado de trabalho, já deve ter percebido que as referências de seu emprego anterior são extremamente válidas para a sua futura trajetória profissional. Por isso, ao invés de minar suas oportunidades nesta ou em uma futura organização, criando problemas e intrigas com seu chefe, passe a encarar a situação como passageira e parte da sua história. O modo como você lida muda a sua perspectiva.

4. Entregue o máximo que puder

Sim! Você precisará se doar mais com o objetivo de construir uma relação mais sólida com o seu chefe difícil. Dificilmente o trabalho realizado com excelência te colocará em destaque negativo para o seu chefe. Ao contrário, ele saberá que pode contar com você e, de quebra, você estará contribuindo para sua própria evolução profissional, já que a produtividade qualitativa é uma das melhores características atualmente.

Portanto, é indispensável que você passe a entregar ao seu chefe mais do que ele pede. Seja proativo com a equipe e antecipe o que puder ser feito. Não pense que isso significa trabalhar dobrado. Aposte em diminuir as distrações durante o horário de trabalho: você verá quanto tempo ainda te sobra para ser um profissional mais empenhado.

Dica final para você que tem um chefe difícil, como lidar: seja flexível

Você acabou de conferir as principais dicas para quem tem um chefe difícil, como lidar com tudo isso significa encontrar a melhor forma para desenvolver um relacionamento mais sadio com seu superior e também na sua rotina de trabalho. A pior decisão é bater de frente com o seu chefe; além de não proporcionar nenhum resultado útil, ainda pode prejudicar até mesmo a sua recolocação.

Cuide da sua saúde física e mental e aproveite a oportunidade para ser ou se tornar uma pessoa mais flexível. Entenda que existem personalidades, trajetórias e modos de gestão diferentes daqueles que você gosta ou admira, mas que mesmo assim você é capaz de aprender a lidar com as dificuldades do caminho. Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Então, compartilhe conosco nos campos abaixo.