Home office barulhento: dicas de acústica simples para minimizar ruídos

O trabalho remoto já era uma realidade crescente nos últimos anos em diversas carreiras. Mas com a pandemia do Coronavírus e o isolamento social, o home office se tornou uma realidade até mesmo para as pessoas que nunca tinham experimentado trabalhar nas suas próprias casas antes. A internet se tornou a melhor forma de se conectar com os colegas de trabalho, realizar as tarefas diárias, dar prosseguimento a projeto e fazer reuniões.

Com isso, muitas pessoas tiveram que driblar as dificuldades e o tempo para montar um local confortável e tranquilo para trabalhar. Mas mesmo que seja possível realizar todos as tarefas e projetos remotamente, a casa nem sempre consegue substituir o ambiente de trabalho de um escritório.

Os ruídos e barulhos vindos da rua, da casa dos vizinhos ou até mesmo de outros cômodos podem comprometer o bem-estar e a saúde do trabalhador e a produtividade no trabalho. A exposição excessiva a ruídos pode causar dores de cabeça, redução da atenção, pressão alta, problemas de memória, efeitos psicossociais generalizados, entre outros.

Assim, para que um home office realmente funcione como ambiente de trabalho, é preciso de algumas modificações e adaptações. É por isso que no post de hoje, vamos dar algumas dicas do que pode ser feito para abafar os ruídos externos e melhorar a acústica do seu home office.

Como melhorar a acústica do seu home office

Se você está tendo dificuldades em lidar com os barulhos e ruídos externos no seu escritório, algumas mudanças podem ser feitas para lidar com esta situação. Eles vão desde alterações simples de disposição de móveis, adição de itens que você já tem em casa até alterações mais complexas e que requerem um especialista. Tudo depende da situação e das suas necessidades em relação à acústica do ambiente. Confira as dicas que separamos:

1. Comece identificando de onde vem os barulhos que te atrapalham

A primeira coisa a se fazer para conseguir melhorar efetivamente a acústica de um espaço é tentar descobrir a origem dos sons.

Verifique se os ruídos são externos à sua casa. Neste caso, tente identificar se são os sons decorrentes de tráfego; de alguma construção nas redondeza; da passagem de algum carro de som, ou de outra fonte. No caso dos ruídos externos é importante também analisar a periodicidade: se é algo recorrente ou pontual, se aparece em um horário específico do dia. Assim, é possível pensar na melhor estratégia para abafar estes sons e conseguir trabalhar tranquilamente.

No caso de ruídos que vêm de outros cômodos da casa, a questão talvez seja um pouco mais fácil de resolver. Dá para colocar adesivos de feltro nos pés das cadeiras. Dá também para pedir para os outros moradores evitarem ligar aparelhos eletrodomésticos barulhentos enquanto você estiver trabalhando. Uma conversa e o bom senso podem ajudar a melhorar a convivência.

Mas no caso de barulhos persistentes ou que não podem ser controlados, é necessário investir em materiais que absorvam o som.

2. Objetos que você já tem em casa podem ajudar na acústica

Além de identificar a origem dos ruídos, é preciso olhar para dentro do ambiente do home office. Ambientes mais amplos e com pouca mobília têm maior tendência à reverberação de sons externos. Assim, a utilização de tapetes, cortinas e almofadas podem ajudar a absorver o som e evitar que eles reverberem pelo ambiente. Adicionar um sofá ou poltronas (exceto as de couro) no ambiente também podem ajudar muito a diminuir o barulho no seu home office.

Outra alternativa é adicionar algumas plantas no seu escritório. As samambaias e as jiboias são bastante utilizadas com este objetivo. E para além de ajudar a acústica do espaço, as plantas ajudam a renovar o ar e a refrescar o ambiente, tendo impactos também no bem-estar dos trabalhadores.

Livros são outros grandes aliados para a acústica de um local, especialmente se forem dispostos em estantes ou prateleiras na parede que recebe o ruído. Isso acontece porque superfícies porosas e/ou opacas fazem com que a onda sonora perca a sua força.

Mas vale pensar também em uma mudança na disposição dos móveis do seu home office. Se a sua mesa de trabalho está disposta em uma parede próxima ao ruído, fazer uma mudança pode diminuir o problema.

3. Utilize placas de revestimento acústico em pontos estratégicos

Em alguns casos, qualquer barulho ou ruídos externo pode ser um grande problema para a concentração, o bem-estar e a produtividade de um trabalhador. Profissionais que trabalham com áudio e vídeo ou que estão realizando reuniões e lives em casa podem sentir a diferença da sua produção caseira e daquela feita em um estúdio com boa acústica. Assim, é necessário um investimento em materiais específicos para este uso, especialmente se o tempo em casa se prolongar.

Revestimentos acústicos podem garantir uma vedação e absorção dos ruídos externos, isolando a acústica do ambiente. Os revestimentos acústicos podem ser facilmente encontrados em diversos materiais, formatos e designs. No entanto, é importante procurar um especialista em isolamento acústico para avaliar quais são os pontos estratégicos de instalação destes revestimentos.

4. Se informe sobre a legislação sobre ruídos urbanos

Se ainda assim você tiver problemas em abafar os barulhos que vem da rua, talvez você esteja lidando com uma fonte de ruído que foge da razoabilidade.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recentemente atualizou o documento que diz respeito sobre as normas sobre ruídos em áreas habitadas e que podem afetar a convivência das pessoas. A NBR 10151 aponta que o nível de ruído para áreas residenciais ou próximas a hospitais e escolas não pode ultrapassar 50dB(A) no período diurno e 45dB(A) no período noturno. Em áreas predominantemente residenciais, o limite sobre para 55dB(A) no período diurno e 50dB(A) no período noturno.

A norma deixa aberto para que a legislação de cada cidade defina os limites de horário de cada período. Fica a critério das cidades também a punição àqueles que produzem sons e ruídos acima dos limites, afetando a população ao seu redor.

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a melhorar a acústica e o conforto do seu home office. Compartilhe este artigo com outras pessoas que estejam se adaptando a esta forma de trabalhar. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas como estas!