Manpower divulga dados globais sobre Escassez de Talentos em 2019

Líder mundial de consultoria de gestão de pessoas, Manpower Group divulgou recentemente o relatório da sua pesquisa anual sobre a escassez de talentos pelo mundo, que refletem diretamente na produtividade.

O que é a escassez de talentos?

A Escassez de Talentos é a dificuldade das empresas de encontraram profissionais que possuam habilidades necessárias para ocupar cargos específicos. Ela está fortemente ligada à formação e a atualização, principalmente à nível superior, de profissionais de determinadas áreas do conhecimento. 

Essa formação pode ocorrer com a oferta de cursos em universidades locais ou até mesmo a oportunidade de formação profissional através de intercâmbios com instituições nacionais ou internacionais. 

Os dados do relatório

A Manpower Group é a líder na área de gestão de pessoas, oferecendo consultoria e realizando processos seletivos para contratação de profissionais em mais de 80 países. Possui um nível de empregabilidade de quase 3 milhões de pessoas por ano em empresas de diversos portes e áreas de atuação. A pesquisa Lo que los trabajadores quieren: resolviendo la escasez de trabajo é um estudo anual com dados globais sobre a dificuldade de preenchimento de vagas de trabalho. 

O novo relatório da pesquisa analisa dados coletados desde 2009, quando o nível de escassez de talentos atingia a marca de 30% entre as empresas consultadas. Dez anos depois, em 2019, a porcentagem de empresas que reportam a escassez quase dobrou, chegando a 54%.

Em comparação com os dados do ano anterior, 2018, os países em que a taxa de escassez mais cresceu foram: Croácia, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Japão, Polônia, Romênia e Taiwan. Estes países estão em uma faixa de 66 a 99% de empresas que relatam dificuldade na contratação de profissionais qualificados. O Brasil, junto com Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Espanha, Guatemala, Itália, Panamá, Singapura e Turquia, estão na faixa entre 41 e 52% de empresas que relatam dificuldades. Em escala global, das 44 empresas consultadas, 36 delas relataram escassez de talentos. 

As profissões com maiores índices de escassez em 2019

Entre as áreas de trabalho que possuem mais relatos de escassez em 2019, estão:

  1. Indústria (produção e operação de máquinas);
  2. Profissões de ofício (como eletricistas, mecânicos…)
  3. Venda e Marketing (representantes/gerentes de vendas, designers gráficos)
  4. Gestão administrativa (como assistentes administrativos, assistentes pessoais, recepcionistas…)
  5. Condução e Logística (como motoristas de caminhões, entrega, construção, transportes…)
  6. Contabilidade e Finanças (como contadores certificados, auditores e analistas financeiros…)
  7. Gestão doméstica e limpeza
  8. Técnicos (como controladores de qualidade, pessoal técnico…)
  9. Engenharia (nas especialidades: química, elétrica, civil e mecânica)
  10. Atendimento ao cliente (como operadores de Call Center, representantes de serviço ao cliente…)

E vale saber que a escassez destas profissões não é uma novidade nas pesquisas da Manpower: 80% delas já apareciam na lista em 2018. 

Para saber mais sobre a pesquisa e os seus resultados, leia o relatório completo em pdf (em espanhol).