Guia para conhecer os principais tipos de liderança nas organizações

Liderar é uma das habilidades mais importante para destacar alguém tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional. Como existem diferentes tipos de liderança, é fundamental entender como funciona cada uma delas para desenvolver a sua.

Buscamos informações de 8 tipos de liderança e apresentamos nesse artigo para você entender como cada um desenvolve seu trabalho e quais são as características que o definem. Acompanhe!

Quais são os tipos de liderança?

Para liderar uma equipe existem diferentes formas de desenvolver o seu trabalho. São as suas atitudes que vão determinar o tipo de liderança que você está seguindo. Para saber que líder você é ou qual a linha você pretende seguir, confira as características de cada um.

Liderança autoritária

Liderança autoritária

O líder autoritário é aquele que foca apenas na execução, no cumprimento das tarefas, que obedece às regras e normas rígidas da empresa. Seu desempenho é baseado apenas nas opiniões do chefe, sem ouvir o que seus liderados têm a dizer.

O trabalho do gestor é definir o que será feito, como será feito e quem o fará sem consultar a opinião de ninguém. Ele é o centro das atenções e as suas atitudes são centralizadores, pois acredita que a sua verdade é absoluta.

O que o líder autoritário não entende é que essas atitudes podem ser ineficientes, pois há grandes possibilidades de deixar os colaboradores insatisfeitos e diminuir o ritmo de sua produtividade.

Além disso, esses subordinados passam a construir um ambiente de trabalho movido a forte tensão, agressividade e frustração. Não há satisfação na hora de executar as tarefas e os funcionários somente trabalham intensamente quando estão na presença dele. Por isso, ele é temido e deixa de ser respeitado como líder e passa a ser conhecido como chefe.

Características do líder autoritário

Conheça as principais características que estão presentes na liderança autoritária:

  • Liderança com base no poder;
  • Preocupa-se com processos;
  • Os fins justificam os meios;
  • Pouca habilidade para feedback/desenvolvimento dos liderados;
  • Incapacidade de ouvir;
  • Baixa competência para lidar com pessoas.

Liderança liberal

Liderança liberal

A liderança liberal é ausente quando precisa influenciar na evolução de seus colaboradores, deixando nas mãos deles, a decisão para tudo. Os colaboradores trabalham com liberdade e o líder somente toma alguma atitude quando é requisitado.

O líder liberal torna-se apenas um facilitador das atividades de sua equipe, pois ele apenas fornece informações e estimula seus colaboradores. Esse tipo de liderança entende que seus funcionários já são maduros o suficiente para tomar decisões. Por isso, não precisam de seu acompanhamento constante.

Dessa forma, o líder se ausenta com frequência, sem prestar a orientação devida aos seus subordinados. Na verdade, ele prefere deixá-los à vontade na condução das tarefas, pois acredita que isso vai estimular a autonomia deles.

No entanto, quando o líder se ausenta, ele deixa a equipe sem nenhuma referência e direcionamento. Na maioria das vezes, eles não sabem se estão realizando seu trabalho da forma correta o que pode prejudicar o desempenho deles.

Características do líder liberal

Entenda como você pode identificar um líder liberal baseado em suas características:

  • Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
  • A participação do líder no debate só é vista quando é solicitada;
  • Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
  • O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
  • Não há feedback porque o líder está sempre ausente;
  • O colaborador não sabe se está trabalhando corretamente porque o líder não direciona.

Liderança visionária

É um tipo de liderança onde o gestor busca alcançar resultados extraordinários, já que possui senso de oportunidade e um otimismo latente. Além disso, esse líder tem um espírito empreendedor e não tem medo de correr riscos.

Por meio da liderança visionária, o indivíduo desenvolve a habilidade de identificar e criar oportunidades, se antecipar às adversidades, se planejar e se preparar previamente em busca de resultados.

O líder visionário tem o poder de manter os seus liderados mais motivados, engajados e comprometidos. Isso faz com que eles enxerguem possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.

A liderança visionária possui a capacidade de prever as reações do mercado por meio de pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços do mercado. O líder procura motivar seus colaboradores e reconhece a importância deles para obter bons resultados.

veja também:
Redação para entrevista de emprego: como sair na frente no processo seletivo

Características do líder visionário

Observe quais características identificam alguém como líder visionário:

  • Líder que provoca mudanças positivas, duradouras e permanentes;
  • É autoconfiante;
  • Está disposto a correr riscos;
  • Admite seus erros e aprende com eles;
  • Ousa e se permite ir além;
  • Pensa fora da caixa;
  • Tem visão de futuro extremamente aguçada;
  • Prevê riscos e ameaças antes que elas aconteçam;
  • Profissional inovador e criativo;
  • Preocupa-se e ouve sua equipe na essência;
  • Valoriza seus colaboradores como parte fundamental do time;
  • Acredita no potencial individual para o bem coletivo;
  • Nunca se dá por satisfeito. Estar sempre em busca de novos projetos, novas ideias e novos resultados;
  • Conquista a sua equipe através do exemplo.

Liderança democrática

Liderança democrática

O líder democrático permite a participação de seus liderados nas principais decisões de um grupo, dando sugestões e opiniões. Ele acredita que ideia, críticas construtivas e sugestões são pontos importantes para aperfeiçoar projetos, tanto da equipe quanto da organização. Tudo isso, sem deixar de trabalhar como orientador e ajudando a equipe a desenvolver soluções.

Seu foco é a execução do trabalho, mas sem deixar de se preocupar com a qualidade de vida e satisfação de todo o time. Por isso, ele se mostra sempre muito participativo, abrindo espaço para diálogos, mantendo uma comunicação efetiva e aplicando feedbacks contínuos.

A liderança democrática procura desenvolver o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, facilitando a solução de problemas internos. Com isso, os colaboradores se sentem mais motivados o que garante o comprometimento de todos na busca de bons resultados.

Para não perder o equilíbrio em sua atuação, o líder democrático precisa trabalhar a sua inteligência emocional para encontrar o equilíbrio, sem perder o controle, o foco e a objetividade.

Características do líder democrático

Veja quais são as características que destacam o trabalho desenvolvido pela liderança democrática:

  • As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
  • Promove o debate de ideias para encontrar soluções que atendam a todos;
  • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
  • O líder procura ser um membro normal do grupo sem se encarregar muito de tarefas;
  • O líder é objetivo e limita-se aos fatos em suas críticas e elogios.

Liderança situacional

Liderança situacional

Na liderança situacional, o gestor escolha a forma de liderar conforme a situação. Ele consegue adaptar seu comportamento para atender às necessidades da sua equipe. Ele pode ordenar que seus subordinados cumpram as tarefas, assim como, pode consultá-los antes de tomar decisões.

As estratégias utilizadas pelo líder situacional são diferenciadas, pois ele consegue direcionar as tarefas conforme a capacidade de seus colaboradores. Neste caso, é fundamental reconhecer a maturidade de cada funcionário.

Como o gestor precisa lidar diariamente com diferentes tipos de personalidades, há uma variação na capacidade e motivação do liderado em realizar as tarefas, o que exige do líder saber diferenciar a forma de desenvolver cada um deles.

Portanto, cabe ao líder identificar qual a atitude deve tomar com cada funcionário de acordo com sua maturidade. Ele pode dar ênfase na direção, apenas orientando o colaborador ou ênfase no apoio, incentivando o seu subordinado na execução das tarefas.

Características do líder situacional

As atitudes do líder serão direcionadas conforme a situação em que o seu colaborador se encontra. Existem algumas situações mais comuns. Confira:

  • Direção: o colaborador precisa aprender a tarefa que ele tem que executar, podendo contar com o líder até seu fim, até ele conquistar confiança;
  • Orientação: o colaborador precisa conhecer a tarefa e criar um estímulo para a execução dela. O líder precisa apoiar as ideias dele e estar sempre ali caso o colaborador precise de ajuda;
  • Apoio: o líder precisa estimular seus colaboradores a buscar segurança e aprendizado, onde assim ele pode aumentar suas habilidades e conhecimento;
  • Delegação: os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo eles mais conhecimento e segurança com suas tarefas. Nesse estilo o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.

Liderança motivadora

Liderança motivadora

A liderança motivadora desenvolve e trabalha, por meio da confiança e do otimismo, o emocional dos seus subordinados com o intuito de promover a motivação no ambiente de trabalho.

O líder sabe analisar o comportamento dos colaboradores de forma justa e realista para alcançar resultados positivos. Ele explora as potencialidades e respeita as limitações de cada um.

Ao trabalhar a motivação de seus colaboradores, o líder promove o aumento da produtividade nas tarefas diárias. No momento em que o time se sente parte de todo o processo e é estimulado, a sua autoestima é elevada e eles passam a se dedicar mais ao trabalho.

veja também:
Diversidade no trabalho: o que é, importância e como incluí-la em sua organização

A equipe liderada por esse gestor é determinada e incentivada a buscar os melhores resultados. Os subordinados são estimulados a trazer novas ideias e sugestões para o crescimento do grupo e da empresa.

Características do líder motivador

O líder motivador apresenta algumas características que são fáceis de identificá-los:

  • Ele conhece bem seu estilo de liderança e busque sempre orientações para melhorar o seu desempenho;
  • O líder aprende o máximo que puder sobre cada profissional que atua na sua equipe;
  • Procura por meios e métodos modernos alavancar a motivação de cada componente do seu grupo;
  • Promove reuniões de cunho motivacional para que o ânimo da sua equipe esteja sempre em alta.

Liderança Leader Coach

Liderança coaching

Utilizando ferramentas e práticas do coaching, o leader coach procura identificar as principais habilidades de cada colaborador para ajudá-lo a liberar o seu potencial de desenvolvimento.

Ele sabe delegar com assertividade, apresentando desafios, novidades motivadoras e cria um ambiente colaborativo e empreendedor que é favorável a evolução profissional e ao alcance das metas da empresa.

O leader coach estimula competências como foco, comunicação holística e liderança para conduzir projetos em parceria levando em conta as opiniões de seus colaboradores. Além disso, desenvolve metas e objetivos efetivos, auxiliando na resolução dos problemas que podem surgir na rotina profissional.

O líder procura acompanhar a evolução individual de cada colaborador, aplicando o feedback contínuo para mantê-los alinhados em relação aos resultados projetados. Por isso, são considerados líderes diferenciados.

Características do leader coach

Entenda como identificar um leader coach de acordo com as suas características mais importantes:

  • Utiliza as ferramentas do coaching para identificar, desenvolver e aprimorar habilidades;
  • Comunica-se de forma diferenciada, pois consegue perceber as dificuldades de cada liderado;
  • Faz uma gestão humanizada, pois acredita que todo profissional merece ser respeitado, além de ter oportunidades justas de crescimento e desenvolvimento em seu trabalho;
  • Inspira as pessoas com as suas conquistas, seu caráter, a forma justa como se posiciona e o modo como resolve os problemas das pessoas;
  • O líder encontra nas dificuldades, as oportunidades de ir além e evoluir um pouco mais;
  • Não conhece zona de conforto, pois estar sempre atento para acompanhar as mudanças e novas demandas do mercado;
  • Sabe explorar seus diferenciais porque conhece seus pontos fortes e as características que o diferenciam dos demais gestores.

Liderança técnica

É o líder que trabalha com conhecimento e capacidade técnica sobre determinados assuntos. Suas decisões são pautadas na sua aptidão e, por isso, são respeitadas e seguidas conforme a sua liderança.

A liderança técnica passa segurança aos seus liderados passando o conhecimento necessário para auxiliá-los em suas tarefas diárias. Ele também serve como modelo a ser seguido pela sua trajetória de dedicação e empenho.

Como é uma pessoa de profundo conhecimento na tarefa que desempenha, ele acaba exercendo a admiração das pessoas, mas não pode deixar que isso o transforme em uma pessoa autoritária.

Características do líder técnico

Confira as características que identificam um líder técnico:

  • Possui capacidade de orientar os membros da equipe em todos os níveis;
  • Ele tem habilidade para lidar com problemas pessoais dos membros de sua equipe;
  • Tem bom conhecimento da área em que lidera;
  • O líder possui a capacidade de planejar projetos e lançamentos;
  • A liderança técnica possui talento para alocar as pessoas corretas nesta ou naquela tarefa, com base em suas habilidades.

Em nosso artigo, você pôde observar os diferentes tipos de liderança e como eles atuam. Se você procura algum como modelo, saiba que o ideal é reunir algumas características de cada um para desenvolver e direcionar a sua equipe.