Motivos para sair do meu emprego: quando pedir demissão é uma opção

Ter um emprego é algo essencial durante a vida adulta. Você acorda, toma café da manhã, escova os dentes, vai trocar de roupa e corre pra pegar o transporte público (ou se locomove com o próprio carro) e vai trabalhar. Um trabalho comum geralmente durante 8 horas diárias, 40 horas semanais, e, ao chegar na sexta-feira, você se sente exausto, sem energias para aguentar mais nada. Acredito que, de uma forma ou de outra, todos já nos sentimos assim. 

Mas quando seu trabalho começa a ser um fardo? E quando você não se sente confortável com seus colegas? E se, quando o relógio desperta pela manhã, você se sente mal só de imaginar passar as próximas oito horas no seu local de trabalho? Será que é o momento certo para pedir demissão? Às vezes, odiar o seu emprego não é um motivo válido para sair do seu emprego.

Primeiramente, precisamos pensar o seguinte: você está em uma posição confortável financeiramente? Você consegue se manter por alguns meses, ou até anos? Você já tem algum outro emprego em vista? Tudo isso tem um peso muito grande em nossa decisão de pedir demissão.

Uma pesquisa descobriu que a geração conhecida na internet como os “Millennials” (grupo de pessoas que nasceu entre os anos 80 e final dos anos 90), ou geração Y, normalmente troca quatro vezes de emprego até os 32 anos. Isso pode ser explicado pela instabilidade da economia dos últimos anos, ou por novos adultos estarem procurando e correndo atrás de seus sonhos e isso demore um pouco para acontecer. De qualquer forma, atualmente é muito comum pedir demissão e tentar algo novo. Não há nada necessariamente errado nisso, mas para fazer isso, precisamos ter certeza do que estamos fazendo, pois, é preciso construir um planejamento sobre quais serão os próximos seus passos após a demissão. 

Pensando sobre isso, vamos exemplificar alguns dos motivos pelos quais você pode estar pensando sair do seu emprego atual:

1. Você encontrou um emprego melhor

É claro que, se você encontrou uma nova oportunidade, é mais que necessário você se jogar nessa nova aventura, então uma demissão nesse caso é inevitável. 

2. Está se sentindo frustrado

Se o emprego for algo que frustra e não está te trazendo mais próximo dos seus objetivos, talvez seja uma boa hora de trocar o disco.

3. Você quer voltar a estudar

Essa é uma ótima motivação! Se você quiser voltar a estudar, seja na sua área ou em outra completamente nova, vá em frente!

4. Está passando por uma enfermidade

Se você ou alguém da sua família está doente, esse é um motivo e tanto para sair do seu emprego. Porém, certifique-se que você terá dinheiro o suficiente para se manter durante esse momento difícil, e esse é um bom momento de utilizar reservas ou poupanças para emergências. Saúde em primeiro lugar!

5. Você está recebendo muito feedback negativo

Esse é um motivo complicado, porque temos que analisar se esse feedback é com o propósito de melhoria ou se é apenas para te colocar pra baixo. Se você acredita que o feedback não é construtivo e não te ajuda a melhor em sua carreira, é melhor sair.

6. Conflito de horários

Se a escola dos seus filhos bate com o horário do seu trabalho, ou se não existe transporte público para você chegar no horário em seu serviço, esses são motivos razoáveis para sair de um emprego. Claro que, antes de tomar alguma decisão sobre, tente achar alternativas para o seu problema mas, se não tiver outro jeito, o jeito é pedir demissão.

7. Você não está recebendo tarefas

Quando você percebe que está com menos tarefas que o normal, isso significa que alguém na chefia está retirando suas responsabilidades, o que pode um sinal gravíssimo que seus dias nesse emprego estão contados. Atualize o currículo e saia do barco antes que ele afunde!

8. Está de mudança

Quando você estiver mudando de cidade, estado ou país, usualmente você terá que deixar o seu emprego para trás. Porém, antes de pedir demissão, conversa com seus superiores e explique a situação, quem sabe eles não possam te transferir para sua nova localidade?

9. Seu chefe é ruim

Essa é um dos motivos mais comuns para demissão. Infelizmente, ter um chefe ruim é algo bem comum para trabalhadores de todas as áreas. Se você tiver uma relação abusiva com seu chefe, converse com o RH ou com algum superior, para explicar a situação. Se não resolver, faça o possível para organizar sua vida e sair do emprego. Trabalho pode ser difícil e estressante, mas não pode destruir sua saúde física ou mental.

10. Sua intuição está te dizendo para pedir demissão

Essa talvez seja o maior e mais polêmico motivo desta lista. Normalmente temos muitos motivos para deixar um emprego, e mesmo assim continuamos lá. Entretanto, quando sua intuição estiver falando com você, você provavelmente deve parar para ouvi-la.

Sair de um emprego estável não é uma tarefa fácil, porém, em muitos dos casos, é uma chance de termos um momento de mudança e autoconhecimento, que dificilmente temos durante nossa vida. Então reflita, respire fundo e faça sua escolha. Boa sorte!