Entenda tudo sobre o mercado de trabalho com a carreira em Y

Se você quer entender o que é e como funciona a carreira em Y, antes, você deve estar familiarizado com o contexto geral do funcionamento do plano de carreira das décadas passadas, que valorizava apenas aqueles que atingiam os cargos de gerência. Por isso, continue conosco nessa leitura. Neste artigo, abordaremos as principais questões e consequências da carreira em Y e os efeitos que essa escolha tem gerado nas organizações.

Afinal, o que é a carreira em Y?

A principal característica da carreira em Y é que, nesse seguimento, o profissional opta por utilizar suas habilidades e seus conhecimentos para as mais variadas possibilidades, e não só com o objetivo de seguir rumo a um cargo gerencial. Assim, os profissionais que optam por seguir a carreira em Y podem continuar progredindo em sua carreira, mesmo sem cargos de chefia, como por exemplo atuando em cargos de especialista em uma área técnica.

Por longos anos, o fato de ocupar um cargo gerencial foi o único indicativo que era considerado sinônimo de sucesso profissional. Todos os demais profissionais estavam fadados a frustração, estagnação e, em muitos casos, demissão. No entanto, não é preciso muito para perceber que essa métrica está equivocada, não é mesmo? Certamente, essa concepção não proporcionava o crescimento e a especialização de muitos profissionais.

O resultado desse cenário formou uma população com baixos salários e baixas qualificações. Entretanto, a ideia da carreira em Y vem de encontro a necessidade empresarial de todo o país (ou ainda mais ousado: do mundo) de promover a diversidade de competências técnicas aprofundadas que as pessoas podem desenvolver.

Ademais, essa ressignificação de ascensão profissional tem contribuído fortemente para o êxito de diversas companhias, que já adotaram a modalidade de carreira em Y, valorizando e estimulando o potencial máximo de cada colaborador, seja em cargos de gestão ou especialização técnica.

Embora ainda gere alguma confusão, o modelo de carreira é chamado de Y, mas nada tem a ver com a chamada “Geração Y”. Isso porque o termo Y é ligado apenas ao formato da letra, que transmite um caminho linear até o ponto em que há a bifurcação. A letra indica, portanto, que há possibilidade de escolha entre um caminho ou outro (liderança ou aprofundamento técnico – ou ambos!).

Quais as consequências da carreira em Y?

Por mais que carreira em Y seja um termo novo e, talvez, para muitos, ainda configure apenas mais uma nomenclatura moderna, o termo traz em si uma ótima notícia a todos os que estão envolvidos no mercado de trabalho. A carreira em Y oferece oportunidade para que as organizações aproveitem da melhor forma os talentos individuais para o crescimento e sucesso da empresa. Mas não é só isso.

Esse modelo de relação propulsiona a especialização de cada colaborador, além de valorizar perfis diferentes daqueles apresentados pelos líderes comuns. Entretanto, quando um profissional enxerga que tem aptidão natural e por isso pretende ocupar posições de liderança, a carreira em Y não é um obstáculo. Pelo contrário, ele pode seguir o plano de carreira habitual, buscando opções de capacitação e aperfeiçoamento, como cursos, MBA, etc.

O grande diferencial da carreira Y é que o profissional que não deseja ocupar uma vaga gerencial dentro da organização não é mais visto como um fracassado ou pouco ambicioso.  Neste caso, ele trabalhará seus talentos e aptidões para se tornar um especialista em um determinado setor e se tornar responsável pelo desenvolvimento de determinado produto, projeto ou pesquisa. Incrível, não é mesmo?

Com essa nova visão de plano de carreira, esses profissionais continuarão trabalhando com as atividades que gostam, e o melhor: estarão cada vez mais aprofundados sobre determinada área ou assunto. Neste novo modelo, esses profissionais são tão valorizados e reconhecidos quanto aqueles que optaram pelo caminho gerencial, inclusive ao que se refere a remuneração.

Principais características da carreira em Y

Como vimos, um dos principais fatores que ensejaram o surgimento da Carreira em Y foi a necessidade de mão de obra técnica especializada, inovação no mercado e a conquista da vantagem competitiva da organização, fazendo com que o conhecimento técnico fosse valorizado e reconhecido. Com isso, surgiram novas demandas para àqueles que sempre desempenharam suas funções com mais especificidades e aprofundamento.

Esses profissionais da carreira em Y têm o devido destaque na empresa devido seu alto grau de conhecimento técnico. Isso ocorre, principalmente, porque pessoas verdadeiramente envolvidas estão trabalhando em determinado processo, quer seja para propor novas soluções para os mais variados problemas, criar novos produtos, ou desenvolver novos mecanismos. Com isso, tais profissionais conquistaram a remuneração proporcional aos gerentes.

Dessa forma, os profissionais talentosos e com alta capacidade são aproveitados onde realmente são bons, sem a estigmatização de que apenas profissionais em cargos de gerência são bons profissionais. Assim, é possível afirmar que a carreira em Y proporciona:

  • Respeito às diferenças de perfis;
  • Inovação na forma como os cargos de liderança é enxergada;
  • Solução de problemas nas formas mais criativas, por meio da valorização de talentos individuais específicos;
  • Aprofundamento técnico no desempenho de pesquisas, projetos ou procedimentos;

Quem pode seguir na carreira em Y

Qualquer um que desejar se livrar dos antigos mitos sobre cargos de liderança já estão praticando o modelo de carreira em Y. Entretanto, ela é mais indicada para os profissionais que possuem uma boa bagagem de conhecimento teórico e prático, que gostam de participar do desenvolvimento das atividades técnicas da organização e possuem visão inovadora.

Ademais, é também a grande salvação daqueles que não sabem ou não gostam de lidar com liderança de equipes, sem perfil motivador, introvertido ou mais reservado. Isso não é mais visto como características depreciativas. Isso porque o profissional que opta pelo caminho técnico na carreira em Y é conhecido como especialista e se encontra no mesmo nível de um cargo gerencial, tanto em status quanto na questão salarial.

Escolha o futuro da sua carreira em Y: ela oferece a liberdade e reconhecimento

Independentemente de qual seja o seu perfil, há oportunidades para todos os profissionais no mercado. Sem dúvidas, a principal vantagem do modelo de carreira em Y é justamente continuar dando espaço para aqueles que se destacam na gestão, porém, passam a valorizar e criar oportunidades para profissionais talentosos em sua área de atuação. Você segue a carreira em Y? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências conosco nos comentários.