Como ser levado a sério no trabalho e melhorar sua imagem profissional

Ao começar o trabalho em uma nova empresa, todo mundo quer passar uma boa impressão para os colegas. A construção da imagem pessoal no trabalho é um ponto muito importante para alcançar o respeito dos seus pares. É a partir dela, muitas vezes, que uma pessoa passa a ser vista como um profissional competente.

Ser levado a sério no escritório é algo que pode ser construído ao longo do tempo. Pode ser particularmente desafiador para jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Mas também para mulheres e outras minorias, por conta de um ambiente corporativo que teve sua cultura centrada em homens, tradicionalmente.

No post de hoje, separamos algumas dicas que podem te ajudar a construir sua imagem profissional e ser levado a sério no trabalho. Confira!

1) Tenha uma postura profissional

Ter uma postura profissional é o primeiro passo para melhorar a sua imagem diante dos colegas de trabalho. Ser profissional não significa não expressar os seus sentimentos ou não se deixar abalar pelo que acontece no dia-a-dia. Ou seja, não é se tornar alguém que você não é na sua vida pessoal. Mas entender que no espaço de trabalho, certos comportamentos não se encaixam. Também significa voltar a sua atenção para as tarefas você precisa cumprir e fazer isso com responsabilidade.

2) Respeite os outros

O respeito é uma via de mão dupla. Então, a melhor maneira de ganhar o respeito dos outros ao seu redor é respeitando-os também. Trate todos os seus colegas de trabalho com cortesia. Independente da posição que eles ocupam na empresa. Se você ocupa um cargo de gerência, certifique-se de que as suas ações não irão desvalorizar ou diminuir os seus funcionários. Mesmo quando estiver dando um feedback negativo.

3) Esteja aberto para aprender sempre

Faz parte do desenvolvimento pessoal e profissional reconhecer as próprias limitações. Só assim é possível lidar com elas (e até superá-las). Portanto, reconheça que você não tem a resposta para tudo o que acontece no mundo ou no seu ambiente de trabalho. Não tenha medo de pedir ajuda. Esteja aberto a buscar a solução de um problema e aprender com ele. Assim, seus colegas de trabalho se sentirão mais dispostos a colaborar com você.

E reserve um momento para fazer uma autoavaliação. Pense no que você já aprendeu no seu trabalho e o que ainda pode ser aprimorado. E nunca deixe de ser honesto consigo mesmo e com as outras pessoas. Esta humildade será valorizada e mudará a sua imagem no trabalho.

4) Saiba gerenciar o seu tempo

Organização e planejamento são essenciais na vida de qualquer trabalhador. Estar preparado para reuniões e encontros estratégicos permite que você assuma o controle da situação. Seja uma reunião de trabalho, para lidar com prazos ou melhorar seu relacionamento com os clientes.

Saber gerenciar o seu tempo é um grande passo de responsabilidade e postura profissional. Dessa maneira, você não só será levado a sério no trabalho. Mas também poderá influenciar as pessoas ao seu redor.

5) Encontre um mentor

É muito mais fácil trilhar um caminho quando se tem ajuda de quem já passou por ele antes. Então, por que fazer isso sozinho? Um bom mentor pode fazer com que avance mais rápido nos seus objetivos. Assim, procure alguém que você admire e respeite. Não precisa necessariamente ser alguém num nível superior na hierarquia que você. Nem mesmo alguém que esteja na mesma área. Um bom mentor é aquele a quem nos voltamos para pedir conselhos e desabafar sobre os desafios do dia-a-dia.

Com ajuda, você conquistará o respeito dos seus colegas mais rápida e com mais segurança no que está fazendo.

6) Comunique-se efetivamente

A maior parte das pessoas tem facilidade em falar, mas muita dificuldade em ouvir o que as outras pessoas estão dizendo. Para que as pessoas aceitem o seu ponto de vista, é preciso primeiro mudar o seu comportamento.

A forma como você fala e ouve os seus colegas de trabalho é muito importante para a imagem que as pessoas fazem de você. Escute ativamente o que as pessoas têm a dizer. Reflita sobre o que você ouviu (a forma e o conteúdo). Depois, adicione a sua perspectiva sobre o que está sendo discutido.