Dinâmica para adultos: 4 ideias para incentivar a participação em grupo

Dinâmicas são ferramentas muito aplicadas para incentivar a participação ativa de grupos. Aplica-se dinâmicas em grupo principalmente em momentos de aprendizado, desenvolvimento profissional e para fortalecimento do vínculo entre membros de uma ou mais equipes. Isso porque esse tipo de interação tem o potencial de aumentar o nível de colaboração e de troca de experiências entre os envolvidos.

Dentro das empresas, as dinâmicas são etapas importantes de processos seletivos, na integração de equipes e no desenvolvimento de talentos internos. Elas promovem uma melhora na comunicação, na criatividade e, consequentemente, na produtividade. Isso porque boa parte das propostas das dinâmicas envolvem a resolução de um problema comum ao trabalho de todos.

Existe um infinito números de dinâmicas para se aplicar aos mais diversos públicos. Elas se diferenciam pelos seus objetivos e pelas suas configurações. Assim, algumas dinâmicas funcionam melhor para o público jovem, outras para adultos e outras para idosos.

Se você vai aplicar uma dinâmica para adultos, confira as 4 sugestões que trouxemos neste artigo:

1. Estudo de caso

Um tipo muito comum de dinâmica realizado em entrevistas em grupo ou processos de integração é o estudo de caso. Essa dinâmica se caracteriza pela apresentação de uma situação problema que os candidatos precisam resolver em conjunto.

Para que a dinâmica aconteça, os participantes são convidados a formarem grupos. A depender do tema estudado e da estrutura do encontro e do que se espera dele, esses grupos podem ter alguns ou muitos participantes, unidos por meio de sorteio ou pela escolha livre. Com os grupos formados, o gerente ou recrutador que conduz o encontro explica o objetivo da dinâmica, o tempo disponível e qual postura que se espera dos candidatos. No caso da situação problema ser única para todos os grupos, sua proposta é lida para os participantes. Mas, caso existam situações diferentes para cada grupo, as propostas são entregues para o seu grupo correspondente.

No tempo estipulado para a dinâmica, os participantes devem utilizar uma abordagem colaborativa, a fim de desenvolver estratégias que solucionem o problema. Portanto, a principal habilidade observada é a do trabalho em equipe. Nesse sentido, é possível também verificar a habilidade de liderança dos participantes. Embora se observe essas habilidades com mais atenção, a estratégia desenvolvida pela equipe para solucionar aquele problema não é ignorada. Avalia-se cada participante também pelos seus conhecimentos específicos no assunto e as suas contribuições para resolução do problema.

2. Tarefas práticas

Entrevistas ou reuniões em grupo geralmente envolvem dinâmicas atividades práticas, que exigem que os participantes trabalhem juntos para resolver um problema específico. Mas nem sempre essa dinâmica precisa estar voltada a um problema relacionada ao trabalho.

Existem muitas dinâmicas que buscam testar a lógica dos participantes e o seu trabalho em equipe. Essas tarefas prática são especialmente indicadas para processos de integração de equipes, onde os participantes já trabalham juntos. Além de fortalecerem o vínculo, esse tipo de dinâmica é uma ótima forma de quebrar o gelo do grupo e prepará-lo para outros tipos de atividades ou discussões.

Um exemplo de tarefa prática para grupos é a construção de torres de jornal. Ela funciona da seguinte forma:

Os participantes formam grupos de 2 a 4 pessoas. O recrutador distribui uma pilha de jornal e um rolo de fita adesiva para cada grupo e explica o objetivo da dinâmica: construir a torre de jornal mais alta em determinado período de tempo. Os participantes podem utilizar o método que preferirem para criar as suas torres, desde que utilizem apenas jornal e fita adesiva.

O diferencial desse tipo de dinâmica é que proporciona um momento descontraído para os participantes. Permitindo-os, assim, desenvolver o seu trabalho em equipe e o seu raciocínio lógico sem a pressão do trabalho. Outra vantagem desse tipo de dinâmica é o seu tempo, já que até poucos minutos são suficientes para realizar essa dinâmica.

3. Apresentações em grupo

Semelhantes ao estudo de caso, as dinâmicas de apresentação em grupo envolvem habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e liderança. Mas, para além disso, esse tipo de dinâmica também é um ótimo exercício de comunicação e de confiança. Nesse sentido, aplica-se essa dinâmica principalmente em grupos de setores de criação, marketing, vendas ou outros cargos que envolvam a interação constante com o público.

Assim, o princípio da dinâmica é que os grupos recebem contexto específico, como um briefing. Juntos, eles precisam trabalhar em conjunto para desenvolver uma apresentação para um cliente. O recrutador define um tempo específico para que os grupos processem as informações recebidas e criem suas apresentações. Depois, cada grupo realiza a sua apresentação. Caso seja interessante, o condutor da dinâmica pode convidar os outros grupos para comentarem a apresentação e a estratégia escolhida de cada um.

4. Exercícios de dramatização (role-playing)

Os exercícios de dramatização estão entre as dinâmicas mais populares e, ao mesmo tempo, entre mais desafiadoras para algumas pessoas. Entrevistas e reuniões em grupo são o cenário ideal para os exercícios de dramatização, pois envolvem mais de um participante. Entre as habilidades desenvolvidas estão a comunicação, liderança, resolução de problemas, pensamento crítico, por exemplo.

O exercício de dramatização consiste em colocar os participantes da dinâmica em um cenário que se assemelha a uma situação típica do ambiente de trabalho. Por exemplo, lidar com um cliente insatisfeito ou gerenciar uma equipe. Assim, cada participante interpreta um personagem específico daquele cenário. A ideia é que cada um consiga avaliar a situação com calma, pensar nas diferentes maneiras de lidar com ela e trabalhar em conjunto com os outros participantes. Após a conclusão da cena, todos podem sair dos seus personagens e discutir como a situação se desenrolou.