Integração de equipes: problemas e soluções para empresas

Seja na introdução de um novo funcionário, quando um grupo de trabalho precisa ser formado ou quando duas empresas passam por uma fusão, a integração de equipes é um passo fundamental para alcançar um ambiente harmonioso de trabalho.

A integração de equipes é muito mais do que só manter boas relações interpessoais entre os funcionários de uma empresa ou de um setor. Ela promove uma conexão harmoniosa entre as equipes, o que faz com que exista uma melhor comunicação e maior produtividade, não somente em quantidade de trabalho, mas também em qualidade.

Está tentando entender mais sobre como a integração de equipes funciona e como aplicá-la com os seus funcionários? Neste artigo, te mostramos os problemas de uma equipe não-integrada e como solucioná-los.

Os problemas de equipes não integradas

1. Funcionários desmotivados 

Integrar a sua equipe também quer dizer motivá-los a trabalhar em conjunto de forma harmônica e empática. Fazendo com que eles entendam que embora possa parecer que cada um execute uma tarefa individual, ela é profundamente conectada às tarefas executadas pelos outros funcionários da equipe e por outros departamentos.

Uma equipe não-integrada, portanto, terá funcionários que não estabelecem conexões com as tarefas dos seus colegas de trabalho estão executando. Como resultado, a equipe se sente desmotivada para buscar soluções em conjunto e expressar a sua criatividade coletiva para buscar melhores soluções e resultados para os problemas do dia-a-dia do escritório.

2. Produtividade baixa

Outro ponto importante para se lembrar é que funcionários desmotivados em geral tem uma baixa na sua produção, o que pode ser estendido à equipe de trabalho em alguns casos. A razão da baixa produtividade à nível coletivo pode ter muito a ver com o ambiente de trabalho pouco acolhedor, má comunicação ou um clima organizacional da empresa pouco favorável ao crescimento profissional dos seus funcionários.

3. Informações desencontradas

Em um ambiente de trabalho, estabelecer uma comunicação eficiente e ativa é extremamente importante para que trabalho final seja bem sucedido. Uma informação importante que não chega à todos ou à quem realmente precisa chegar pode resultar em uma confusão em relação aos caminhos a serem tomados com o trabalho. Tempo perdido, frustração, mais trabalho e mais desmotivação podem ser o resultado de um sistema de comunicação falho entre equipes.

4. Evasão de talentos

A evasão de talentos é outro problema ocasionado pela não-integração de equipes. Funcionários que não se vêem motivados a realizarem o seu trabalho ou não se vêem como parte de uma equipe têm uma grande propensão a buscarem novas oportunidades para a sua carreira.

Como criar um plano de integração de equipes

A integração não é uma tarefa fácil, especialmente quando falamos em empresas de médio e grande porte. Por isso, é importante lembrar que a integração de equipes é um processo que acompanhará boa parte da evolução da empresa ou instituição. Dessa maneira, o processo deve ser pensado como um projeto da empresa e passar por etapas distintas onde metas são estabelecidas e cumpridas ao longo do caminho.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar o seu plano de integração de equipes de forma eficiente. Confira:

1. Explique a missão, visão e valores da empresa 

Também chamado de cultura organizacional da empresa, a missão, visão e valores são os princípios que regem a atuação da empresa como um todo e não deve ser utilizada na apresentação para os clientes. É a partir destes princípios que todos os funcionários devem direcionar o exercício do seu trabalho e, por isso, é muito importante que eles sejam apresentados e explicados para todos aqueles que fazem parte da empresa.

Separe um tema para apresentá-los para a sua equipe ou sempre que um novo funcionário chega. Mas lembre-se que só conhecer a cultura da empresa não basta, ela deve ser aplicada no dia-a-dia e guiar o trabalho dos seus funcionários.

2. Colaboração é a palavra-chave

Em uma empresa, por mais que as tarefas cotidianas sejam individualizadas, ninguém trabalha sozinho de verdade. De alguma forma, o trabalho de todo mundo está contribuindo para o funcionamento geral da empresa e para a realização da sua missão. Por isso, a colaboração é um conceito essencial da integração de equipes.

3. Cultive um ambiente agradável e saudável de trabalho

Um clima agradável de trabalho é determinante para o sucesso de uma empresa. Isso não está ligado somente à constituição do espaço e da decoração. Também está ligado a como empresa possibilita os encontros interpessoais entre os colaboradores, como a relação entre gerentes e funcionários se constitui e qual a cultura de trabalho da empresa.

Profissionais satisfeitos e confortáveis com o local onde trabalham se sentem mais reconhecidos pelo seus superiores e equipe e motivados a desempenharem um bom trabalho.

4. Estreite a comunicação entre os membros da equipe

Como já falamos anteriormente, a comunicação é uma das peças-chaves para um ambiente de trabalho saudável e uma equipe engajada e produtiva.

Por isso, na cultura da empresa é importante estabelecer quais serão os canais de comunicação utilizados pelos funcionários ou até mesmo por equipes específicas. Assim, a comunicação se torna mais dinâmica, eficiente e fácil para os membros da equipe, se tornando mais difícil ter desencontros de informações ou mal entendidos.

Além dos canais de comunicação, é importante também estabelecer uma postura receptiva à contribuições dos funcionários. Peça contribuições para a resolução de problemas e esteja aberto para escutar sugestões, novas ideias e levá-las em consideração quando tiver que tomar uma decisão que envolva a equipe e o trabalho. Mostre que todos podem colaborar para o desenvolvimento de projetos.

5. Aposte nos treinamentos e capacitações sempre que possível

Outro ponto importante para a integração de equipes são os treinamentos e capacitações. São nesses momentos em que a equipe pode se atualizar em algum ponto relevante para o trabalho, como novas tecnologias ou processos que podem auxiliar na melhoria do trabalho realizado na empresa.

Estes momentos não só podem promover a integração entre as equipes de trabalho, mas também a constante qualificação profissional dos seus funcionários.

6. Encontre soluções para conflitos em conjunto

Uma equipe integrada é aquela que consegue discutir e encontrar as melhores formas de lidar ou solucionar os conflitos e problemas que aparecerão no seu trabalho. Levar a discussão para a equipe também é uma forma de não ignorar ou subestimar os problemas que aparecem no cotidiano de um escritório.

3000