Faculdade de nutrição: saiba mais sobre o curso

Se você está pretendo fazer faculdade de nutrição, saiba que a profissão é uma das mais requisitadas do momento. Será exigido do profissional atuar em diversas áreas em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais para a promoção, preservação e recuperação da saúde.

Para saber quais os setores que mais contratam os nutricionistas, como é o curso e o que você vai estudar na universidade/faculdade, preparamos um conteúdo com muitas informações importantes para você. Continue acompanhando o nosso artigo.

O que se estuda na faculdade de nutrição?

Como é um curso da área da saúde, as disciplinas aplicadas estão focadas na estrutura e funcionamento do organismo. Matérias como anatomia, fisiologia, bioquímica e patologia fazem parte da grade curricular.

Para entrar nas matérias específicas do curso, você vai estudar a teoria que compete ao exercício da profissão, mas a maior parte é destinada às disciplinas práticas dentro de laboratórios. As aulas práticas englobam técnicas de preparo, manuseio e conservação de alimentos.

Como o profissional de nutrição pode trabalhar como gestor e coordenador de equipes, dentro da graduação ele terá a oportunidade de estudar gestão, administração de unidades de alimentação e planejamento de programas de alimentação.

A grade curricular e os nomes das disciplinas podem sofrer alterações conforme a instituição. Confira algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de nutrição.

  • Alimentação Institucional;
  • Anatomia Sistêmica;
  • Avaliação Nutricional;
  • Biologia Celular;
  • Bioquímica;
  • Bromatologia;
  • Composição dos Alimentos;
  • Educação Nutricional;
  • Epidemiologia;
  • Ética na Saúde;
  • Farmacologia Aplicada;
  • Fisiologia Humana;
  • Fisiopatologia da Nutrição;
  • Genética;
  • Higiene e Legislação dos Alimentos;
  • Histologia e Embriologia;
  • História e Antropologia da Nutrição;
  • Imunologia Básica;
  • Metabolismo Energético;
  • Microbiologia;
  • Nutrição e Dietética;
  • Nutrição em Geriatria;
  • Nutrição em Saúde Coletiva;
  • Nutrição Esportiva;
  • Nutrição Humana;
  • Nutrição Materno Infantil;
  • Parasitologia;
  • Patologia;
  • Química dos Alimentos;
  • Técnica Dietética;
  • Tecnologia dos Alimentos.

Para concluir a graduação, o aluno deve realizar um estágio supervisionado na área, pois é obrigatório para a sua formação. Além disso, precisa elaborar o trabalho de conclusão de curso, além de obter o registro junto ao Conselho da classe. Somente após essa etapa, o aluno estará apto a realizar a atividade.

Como é o curso de nutrição?

O curso de nutrição somente é ofertado como bacharelado. A sua duração é de quatro anos. Você vai encontrar algumas instituições que oferecem o curso a distância, mas a maior parte deles é presencial.

No curso você terá acesso à diversas disciplinas que vão capacitá-lo para atuar em diversas áreas. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre as características dos alimentos. Dessa forma, você estará habilitado a avaliar as necessidades nutricionais de cada pessoa e poderá prescrever dietas específicas para supri-las.

Qual o perfil do profissional de nutrição?

Nutricionista

Como todo profissional da área da saúde, o nutricionista deve analisar os problemas do corpo para identificar quais devem ser as soluções para melhoria da alimentação de seus pacientes.

Além disso, o nutricionista deve ser acessível e manter a confidencialidade em suas consultorias. Algumas características são exigidas para ter um bom perfil para trabalhar como nutricionista. Veja quais são algumas dessas habilidades.

  • Aptidão para a ciência;
  • Boas habilidades de comunicação verbal, de escrita e apresentação;
  • Paixão, entusiasmo e empatia com outras pessoas;
  • Capacidade de encorajar e motivar os outros;
  • Habilidade para trabalho em equipe;
  • Capacidade de executar várias tarefas e trabalhar de forma independente;
  • Proficiência em pesquisa, avaliação e comunicação de dados;
  • Compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo.

Quais são as dicas para quem vai estudar nutrição?

Ao entrar na universidade/faculdade, é importante que você desenvolva algumas habilidades para ter sucesso na profissão. Confira as nossas dicas para isso.

veja também:
Faculdade de arquitetura: saiba mais sobre o curso

1. Mantenha a boa comunicação e a capacidade de ouvir

O nutricionista é o porta-voz da qualidade de vida. Por meio dos seus conhecimentos, ele pode ajudar as pessoas a melhorarem seus hábitos alimentares viciosos e prejudiciais. Entretanto, para que o paciente entenda todo o processo, o profissional deve possuir uma boa capacidade de se comunicar.

Por atender várias pessoas, o profissional precisa ter diferentes formas de se comunicar com os pacientes para que eles realmente entendam. Além disso, é necessário saber ouvir o que o paciente tem a dizer e, a partir disso, se comunicar de maneira clara e amigável.

2. Trabalhe a motivação das pessoas

O bom nutricionista precisa saber trabalhar a motivação das pessoas, sem precisar impor ou usar de autoridade para que elas possam mudar aos poucos seus hábitos alimentares. É algo que leva tempo e o nutricionista precisará de paciência para ajudá-lo.

3. Seja criativo

O nutricionista precisa usar de sua criatividade para conseguir adaptar uma dieta saudável e equilibrada à realidade do paciente. É necessário saber as adaptações e substituições corretas e que se encaixem no dia a dia dos pacientes. Isso fará toda a diferença, pois aumentará as chances da pessoa conseguir seguir o que foi prescrito.

4. Saiba trabalhar em equipe

A maioria das empresas que contrata nutricionistas possui ambientes coletivos. São hospitais, clínicas, clubes, restaurantes, refeitórios, academias, escolas e indústrias.

Nesse ambiente, outros profissionais estarão diretamente envolvidos nos processos dietéticos e alimentícios, como médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, cozinheiras, entre outros.

Trabalhar em equipe é fundamental para conviver em harmonia, manter uma boa relação interpessoal com todos e juntos buscarem os melhores resultados possíveis para o paciente ou cliente.

5. Pratique a empatia

Se o nutricionista quiser fazer um bom trabalho, ele vai precisar se colocar no lugar do outro, ou seja, deverá desenvolver a capacidade de ter empatia pelos pacientes. Antes de prescrever qualquer coisa, o profissional de nutrição precisa entender como o paciente se sente, qual é a sua rotina e quais são as dificuldades que ele está enfrentando.

6. Procure se atualizar

Como todo profissional, o nutricionista precisa se atualizar constantemente, pois as informações mudam, novas experiências são colocadas em prática e há mudanças alimentares. Portanto, o profissional deve participar de congressos, eventos e workshops da sua área.

Para se manter informado, é importante fazer uso de artigos publicados nas melhores revistas científicas do gênero. Além disso, é importante ficar sempre atento ao surgimento de novos produtos, recomendações e diretrizes.

7. Tenha espírito empreendedor

Muitos profissionais que se formam como nutricionistas preferem prestar consultoria abrindo empresa em parceria com outros profissionais ou até trabalhando sozinho. Para isso, é necessário que ele tenha um espírito empreendedor para fazer seu nome na área.

Entender de vendas também é um fator fundamental para fazer a divulgação de seu trabalho. Com o avanço das redes sociais, muitos fazem uso delas para atrair pacientes/clientes.

Como está o mercado de trabalho para quem faz nutrição?

Para exercer a atividade de nutricionista, além da formação, é necessário o registro junto ao Conselho Regional de Nutricionista ― CRN ― do seu estado. A graduação dura em torno de quatro anos e o aluno precisa fazer o estágio obrigatório. Isso permite que ele entenda, na prática, como funciona a profissão.

O mercado está aquecido e a procura pelo profissional de nutrição tem aumentado cada vez mais. Isso se deve, principalmente, pela grande preocupação das pessoas em manter uma alimentação equilibrada e a busca pela qualidade de vida.

veja também:
Conheça as 25 melhores faculdades de arquitetura do Brasil

Para atuar no mercado, o profissional precisará decidir em qual setor vai querer trabalhar, mas, muitos deles acabam trabalhando em várias áreas para complementar renda. Veja algumas áreas em que você poderá exercer a profissão.

1. Administração

Nessa área, o nutricionista deverá supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias, cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.

2. Catering

Precisará elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.

3. Controle nutricional

O profissional deverá criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente.

4. Desenvolvimento de produto

Deverá pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.

5. Gastronomia

O nutricionista pode controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes, além de elaborar cardápios.

6. Marketing

Será o responsável por coordenar pesquisas de produtos, testes de receitas e serviços de atendimento ao consumidor, tanto em indústrias alimentícias quanto em cozinhas experimentais.

7. Nutrição clínica

Como nutricionista clínico, o profissional vai prescrever dietas a pacientes em hospitais, clínicas, ambulatórios ou consultório e adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. Além de formular dietas especiais e promover a reeducação alimentar.

8. Nutrição esportiva

Dentro dessa área, deve elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas.

9. Saúde coletiva

Poderá realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.

10. Docência e pesquisa

Investindo no mestrado e doutorado, o profissional poderá atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.

Onde estudar nutrição?

Várias faculdades oferecem o curso de nutrição, mas é preciso ter cuidado ao escolher uma que seja credenciada pelo MEC. Saiba que para obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Nutricionista, é obrigatório apresentar um diploma válido pelo MEC.

Para ajudá-lo na procura por uma universidade/faculdade registrada pelo MEC, selecionamos algumas instituições em que você poderá aplicar por meio do ProUni e FIES. Além disso, poderá ter acesso a descontos, financiamentos, convênios e bolsas.

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS – MG).

Ao optar por uma faculdade de nutrição é necessário entender tudo o que envolve a profissão. Como é uma área em alta, você pode optar por qualquer setor para atuar que as oportunidades vão aparecer. É só escolher!