Que tal saber quais são as melhores universidades do Brasil? Veja aqui!

Ensino de qualidade faz toda a diferença na hora de escolher um curso superior que, se bem escolhido, trará inúmeras vantagens para o seu futuro profissional. Por isso, conhecer as melhores universidades do Brasil é um ponto fundamental para quem almeja sucesso!

O Brasil possui um grande número de universidades, tanto públicas como privadas, espalhadas por todo o País; além dos centros universitários, institutos federais e, por fim, os centros de educação em tecnologia.

Sem contar a extensa variedade de cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior no País, com cursos diversificados como Turismo, Gastronomia, Tecnologia, Engenharia, Arquitetura, entre outras áreas. Saiba mais sobre esse tema de suma importância. Acompanhe!

Quais são os tipos de Escola de Ensino Superior?

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por criar a classificação das Escolas de Ensino Superior, de acordo com o Decreto nº 5.773/06, conforme segue:

  • Universidade: As universidades também são divididas em faculdades, que em sua grande maioria coordenam programas de pesquisa voltados para a área acadêmica. Além disso, parte do corpo docente se dedica integralmente à instituição;
  • Centro Universitário: Oferece cursos de graduação em várias áreas, mas é menor que uma universidade e maior que a faculdade. Não foca em pesquisa e possui autonomia na criação de cursos, corpo docente de mestres e doutores;
  • Faculdade: Apresenta cursos de graduação, mas não oferecem cursos de extensão ou de iniciação cientifica, e em seu corpo docente pode haver apenas professores com pós-graduação lato sensu. Quase não há projetos de pesquisa, mas capacita os alunos para o mercado de trabalho.

Universidades públicas ou privadas: qual se encaixa no seu perfil?

No Brasil, atualmente existem várias universidades públicas que são financiadas pelo governo na esfera federal, estadual ou municipal, ou seja, são mantidas pelo dinheiro público a elas destinado.

Nas universidades públicas não há cobrança da taxa de matrícula para ingresso do aluno, nem cobrança de mensalidades; enquanto nas faculdades privadas há cobrança de matrícula e mensalidades.

Já a maioria das instituições privadas são empresas que visam o lucro, que possuem em seu quadro de docentes, professores que são contratados por hora de trabalho, com pouco tempo destinado para a área de pesquisa se comparadas com as universidades públicas.

No entanto, existem exceções como as universidades privadas que não possuem fins lucrativos, e que geralmente são ligadas as entidades religiosas, tais como:

As universidades públicas concedem a maioria dos diplomas de pós-graduação, bem como doutorado e mestrado; sendo as universidades públicas a principal fonte de pesquisa acadêmica brasileira.

Universidade ou Faculdade, qual a melhor escolha?

Na hora de procurar onde estudar, de acordo com as melhores universidades do Brasil, tenha em mente o que você pretende para o seu futuro, pois, se deseja ser um pesquisador ou um professor, a sua melhor escolha é por uma universidade, que tem muito mais ênfase na área acadêmica propriamente dita.

Já se o seu interesse for mesmo ingressar no mercado de trabalho, como profissional privado ou até mesmo como empreendedor, talvez uma faculdade possa ser a sua melhor escolha.

Critérios a seguir para uma ótima escolha

Verifique se o curso e a faculdade ou universidade desejada são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e quais as avaliações obtidas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Esse exame serve para avaliar o rendimento dos alunos graduandos em relação as suas aptidões diante do conteúdo programático.

Fique atento ao tempo de existência do curso, pois quanto mais conhecidos os cursos e as entidades de ensino, maiores as chances de conseguir um bom emprego dentro da sua área de interesse. No entanto, fique atento ao que a entidade de ensino oferece, já que instituições novas podem ter um ensino muito bom e podem apresentar melhores fatores determinantes para sua escolha, com melhores custos-benefícios.

As melhores universidades do Brasil em 2019

A melhor universidade do Brasil sem dúvida é a USP (Universidade de São Paulo), sendo também considerada a melhor Universidade da América Latina. A segunda melhor universidade do Brasil é a Unicamp.

Segundo o Ranking Universitário Folha para o ano de 2019, que avalia todos os anos as melhores universidades do Brasil, tanto púbicas como privadas, as instituições eleitas são:

 

1.      Universidade de São Paulo (USP) São Paulo
2.      Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) São Paulo
3.      Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro
4.      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Minas Gerais
5.      Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Rio Grande do Sul
6.      Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) São Paulo
7.     Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Santa Catarina
8.      Universidade Federal do Paraná (UFPR) Paraná
9.      Universidade de Brasília (UNB) Distrito Federal
10.   Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Pernambuco
11.   Universidade Federal do Ceará (UFC) Ceará
12.   Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) São Paulo
13.   Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Rio de Janeiro
14.   Universidade Federal da Bahia (UFBA) Bahia
15.   Universidade Federal de Viçosa (UFV) Minas Gerais
16.   Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) São Paulo
17.   Universidade Federal Fluminense (UFF) Rio de Janeiro
18.  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Rio Grande do Sul
19.  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) Rio de Janeiro
20.   Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiás

Meios para ingressar nas universidades públicas e privadas

Para ingressas em uma instituição de ensino superior, é possível seguir dois caminhos:

  • Prestar o vestibular: forma tradicional para ingresso nas instituições de ensino superior;
  • Prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): depende da nota alcançada e serve para ingresso em várias instituições.

Para o ingresso junto às melhores universidades do Brasil, o aluno terá que estar disposto a concorrer a uma vaga bem disputada, ou seja, quanto melhor a universidade mais concorrido o sistema de ingresso.

As universidades públicas são, sem dúvidas, as mais concorridas; seguidas das universidades privadas de maior destaque no País. Atualmente, na grande maioria das universidades públicas, o meio de seleção mais utilizado é o Enem, através do sistema de seleção unificado – SISU.

Por meio do Sisu aqueles que não zeraram na redação e fizeram mais recentemente o Enem, estão aptos a se candidatar para concorrer a uma vaga na universidade desejada, sendo o processo todo é feito eletronicamente, com o resultado em poucos dias.

Como funciona o Enem?

O Enem foi criado para avaliar o ensino médio, mas também serve para o ingresso nas universidades. As provas do Enem são aguardadas ansiosamente pelos vestibulandos de todos os cantos do Brasil, todos os anos.

Um fator importante é que não há concorrência no processo em si, mas aquele que tira as maiores notas está apto a concorrer às melhores universidades públicas do Brasil, conseguir financiamentos estudantis, além de descontos em universidades particulares.

E para conseguir a tão almejada vaga nas melhores universidades do Brasil, os vestibulandos têm que estar dispostos a se dedicar por horas e horas, aos estudos. O Enem de certa forma substitui o vestibular e, também, serve para facilitar a aquisição do FIES (financiamento estudantil).

De acordo com as notas alcançadas no Enem, o vestibulando pode conseguir ainda vagas em Faculdades Particulares sem vestibular e, poder ser beneficiado pelo Prouni (programa universidade para todos).

Comece já a planejar a sua vida universitária!

Feitas todas as considerações em relação ao ensino superior do país, é possível constatar vários aspectos que deverão ser considerados na escolha entre as melhores universidades do Brasil.

Agora caberá a você analisar o que é melhor para você: o que se enquadra no estilo de ensino que você deseja e no objetivo para o seu futuro profissional. Depois é só desfrutar da sua formação acadêmica, seja ela voltada para a pesquisa ou para o mercado de trabalho.

Se você gostou das nossas dicas, se foram úteis para sua pesquisa, compartilhe este conteúdo! Para mais informações como esta, siga nossa página e acompanhe todas as novidades.