Mindset: o que é e como exercitá-lo para alcançar o sucesso

Você já ouviu falar no termo mindset? Conhece seu significado? Se a sua resposta é não, eu te adianto que, apesar do conceito ser relativamente novo, o que ele representa está presente no ser humano desde sempre. A diferença é que, ao compreender seu significado, é possível ter o controle da situação e usá-la a seu favor. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura deste artigo, entenda o que é mindset e alcance o sucesso!

O que, afinal, significa mindset?

Antes de entrar na definição do tema deste artigo, eu tenho uma pergunta para fazer a você. Pense em um sonho seu, seja ele pessoal ou profissional. Fazer aquela viagem? Conquistar um cargo em determinada empresa? Alcançar a forma física? Ser bem-sucedido em seu negócio? Passar no concurso público em determinada instituição? Seja qual for o seu sonho, você acredita que é capaz de alcançá-lo ou acha que sonho deve ficar apenas na imaginação?

A sua resposta irá mostrar qual é o seu mindset hoje. Explicarei melhor.

Mindset é um termo da língua inglesa que significa algo como “configuração da mente”. O conceito representa qual é a mentalidade predominante de um indivíduo, sua visão de mundo ou filosofia pessoal.

A psicóloga Carol Dweck, professora da universidade americana de Stanford, se aprofundou no tema e, de seus estudos, nasceu a obra “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. Carol é especialista em estudos sobre motivação, personalidade e desenvolvimento social.

O senso comum acredita que pessoas nascem com um dom, e por isso alcançam o sucesso. A teoria de Carol, baseada em décadas de estudos, comprova que a realidade não é assim. Ela define dois tipos de mindset e prova que o ser humano é muito mais moldável do que este entendimento comum.

Os dois tipos de mindset definidos por Carol são o fixo (fixed mindset) e de crescimento (growth mindset), como explicarei a seguir. Sua teoria ficou conhecida internacionalmente e é cada vez mais usada para o alcance do sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

Perfil do mindset fixo

O mindset fixo é o perfil do senso comum, o qual Carol buscou refutar. Veja se reconhece alguém assim: a pessoa com este tipo de mentalidade acredita que os casos de sucesso são devidos a pessoas que nasceram com este dom, e por isso conquistaram grandes feitos.

Da mesma forma, pessoas com mindset fixo acreditam que nem adianta se esforçar para alcançar algo, se acredita ser impossível. É como diz a canção Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim…”.

veja também:
41 profissões do futuro que já existem ou podem surgir em breve

Por acreditarem ser impossível, nem tentam. Pessoas com este perfil tendem a preferir ficar na zona de conforto. “E qual é o problema nisso?” – você pode estar se perguntando. A questão é que, apesar de ser confortável, nada muda. Se nada muda, o indivíduo não evolui, ele estagna.

Não por acaso, algumas características de comportamento estão presentes em pessoas com o mindset predominantemente fixo. Uma delas é o pensamento negativo, o que leva à desmotivação. É comum também que pessoas com este perfil sejam inseguras e tenham baixa autoestima.

Perfil do mindset de crescimento

Este perfil é daquele que enfrenta os desafios e não desiste diante de uma dificuldade. Nele, as pessoas conseguem enxergar oportunidades e acreditam que podem desenvolver habilidades para alcançar o objetivo. Algumas características comuns a quem tem o mindset de crescimento são:

Boa autoestima

Uma boa autoestima tem a ver com amar-se e valorizar-se. Desta forma, fica mais fácil acreditar em si mesmo e chegar a seu objetivo.

Autoconfiança

Quem confia em si mesmo não depende dos estímulos externos para ser impulsionado à sua meta.

Motivação

Quem consegue motivar a si mesmo tem o impulso necessário para a ação.

Otimismo

Diferente do pessimismo das pessoas com mindset fixo, o otimismo está ligado até à produção de neurotransmissores que auxiliam na execução das tarefas, conquista de novos talentos e, consequentemente, alcance do sucesso.

Persistência

Enquanto o indivíduo do mindset fixo tende a desistir diante de uma “pedra no caminho”, a pessoa com o mindset em crescimento insiste e busca novos meios para seguir em frente.

Resiliência

A resiliência significa não se deixar abalar pelos desafios, por maiores que sejam. Diante de um fracasso, é normal sentir-se mal. Viver este luto é importante e saudável, mas a pessoa resiliente encontra forças internas para reerguer-se e seguir o caminho rumo ao sucesso.

Somos seres em constante aprendizado e nos transformamos diariamente. Ter esta compreensão possibilita que a usemos em nosso favor. Lembre-se que, quando nascemos, somos totalmente dependentes de outro ser humano, mas com os estímulos externos, nos desenvolvemos. Conquistamos grandes feitos ainda na infância: andar, falar, escrever, ler, andar de bicicleta… São incontáveis as conquistas.

Porém, conforme crescemos, os estímulos precisam ser internos, mas muitos de nós acabamos sendo dominados por crenças incapacitantes, dizendo a nós mesmos que não somos capazes. todas as habilidades citadas anteriormente podem e devem ser estimuladas. Se você reconhece que possui hoje um mindset predominantemente fixo, não se preocupe! Ter este insight é o primeiro passo para a mudança.

veja também:
Os 14 melhores filmes motivacionais na Netflix

Como transformar o mindset

Se você reconheceu em si mesmo a necessidade de mudar para um mindset de crescimento, parabéns! Já deu um grande passo para o autoconhecimento. Entender que pode mudar já é uma característica do mindset de crescimento. Veja as dicas a seguir para manter-se neste caminho e transformar sua vida de forma positiva, rumo ao sucesso:

Busque inspirações

Cases de sucesso viram histórias de inspiração para o mundo. É possível encontrarmos exemplos na história e em todos os cantos do mundo. Leia livros, assista palestras e filmes que retratem estas histórias. Até ao nosso redor é possível encontrar casos de sucesso para nos inspirarmos.

Fuja das influências negativas

Como você viu, muitas vezes a sabotagem está dentro de nós mesmos. Porém, alguns relacionamentos são tóxicos. Há pessoas que, infelizmente, atrapalham nossa evolução. Seja por qual motivo for (não é nosso objetivo refletir sobre isso aqui), o mais saudável para o indivíduo que busca o crescimento é evitar o convívio com pessoas que queiram te puxar para baixo, fazendo-o acreditar que é incapaz e que seus objetivos são impossíveis.

Exercite o autoconhecimento

É através do autoconhecimento que será possível mudar seu comportamento e superar o pessimismo, a autosabotagem, a insegurança, a baixa autoestima. Se você não conseguir fazer isso sozinho, busque ajuda. A terapia, por exemplo, é o melhor caminho para o autoconhecimento.

Rumo ao sucesso

Não estou dizendo aqui que a jornada será fácil. Porém, se você acreditar, não será impossível. Não perca seu objetivo de vista e planeje-se para alcançá-lo. Quais são os talentos que você precisa desenvolver? O que você vai fazer para desenvolvê-los? Quando? Onde? Como? Assim, o sonho ficará cada vez mais próximo. É como disse Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. O maior segredo está dentro de nós mesmos.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a também transformarem seus mindets.