O que você espera da sua carreira? Como responder na entrevista

“O que você espera da sua carreira?” é uma questão muito comum em entrevistas de emprego e que, à primeira vista, parece ser fácil de se responder. Basta falar sobre suas aspirações profissionais, não é?

Mas falar sobre si e as próprias aspirações não é uma tarefa fácil para todos, especialmente quando essas aspirações não estão bem definidas. Só que estar preparado para este tipo de pergunta é muito importante para fazer uma boa entrevista e demonstrar que você será uma adição valiosa para a empresa. Neste post, vamos falar mais sobre o que o entrevistador está avaliando ao fazer esta pergunta e como elaborar a sua resposta.

Confira!

O que os entrevistadores querem saber quando fazem essa pergunta?

Com uma única pergunta, os entrevistadores conseguem extrair respostas para vários questionamentos que eles têm sobre um candidato no processo seletivo. No caso dessa pergunta, os entrevistadores estão querendo saber sobre expectativas de trabalho para o presente, o futuro e se elas são compatíveis com as possibilidades que a empresa têm a oferecer.

Afinal, ao contratar um novo funcionário, uma empresa deve se preocupar não só com o preenchimento da vaga aberta, mas com o plano de carreira dele. Pois nenhum funcionário deseja passar o restante da sua vida profissional no mesmo cargo, executando as mesmas tarefas dia após dia e, claro, recebendo o mesmo salário.

Portanto, é importante que a empresa saiba quais são as expectativas do candidato quanto à sua carreira.

Então, se a resposta demonstrar que você pode alcançar suas aspirações profissionais dentro da organização, eles entendem que você provavelmente fique com eles por um bom tempo. Caso contrário, eles correm o risco de você sair em pouco tempo e, com isso, ter que lidar com a rotatividade de funcionários.

Por outro lado, essa pergunta também responde a outra questão: se você está ciente das expectativas da empresa sobre ele, caso venha a ocupar a vaga. Uma resposta que diverge totalmente das diretrizes da área ou da cultura a empresa vai ser mal vista pelos entrevistadores.

Mas a incompatibilidade entre meu plano de carreira e a empresa impede minha contratação?

Depende da empresa e da leitura do entrevistador sobre o que você tem a oferecer como funcionário e a empresa tem a oferecer como empregadora. Em muitos casos, o que parece incompatível não é tanto assim.

Há também empresas que entendem que um funcionário pode fazer boas contribuições e, depois de um tempo, buscar novas oportunidades para sua carreira. No entanto, esse tempo não pode ser muito curto, já que a alta rotatividade de funcionários traz prejuízos econômicos e também de produção para a empresa. Para o funcionário, um tempo muito curto é um sinal de instabilidade ou indecisão – o que não é bem visto pelos entrevistadores.

E como responder a essa pergunta?

Ainda que não haja receita pronta para responder nenhuma pergunta de entrevista, alguns ingredientes são fundamentais. E, aqui, uma coisa é certa: não dá para responder a essa pergunta sem pensar no que você espera da sua carreira.

Sendo assim, vamos deixar claro: as aspirações de carreira tem a ver com a sua visão com relação ao seu futuro próximo. Diz respeito ao que você espera alcançar na sua vida profissional nos próximos anos. E isso independe de você ter ou não um planejamento sobre como você irá alcançar essas metas. Pois a sua aspiração de carreira é aquilo que você leva em consideração ao tomar decisões que afetam seu futuro.

Mas não confunda aspiração com objetivo de carreira! Pois uma aspiração funciona como uma meta que pode ser alcançada em um curto ou médio prazo e que te deixa mais próximo do seu objetivo final. Esse objetivo final, por outro lado, tem um tempo indeterminado para ser alcançado.

Aqui, vale dizer que não existe certo ou errado quando o assunto são as suas aspirações de carreira. O que muda é o estágio de desenvolvimento dessa aspiração. Algumas pessoas já têm um plano bem delimitado, outras ainda estão descobrindo o que esperam das suas carreiras.

Sabendo disso, vamos a algumas dicas de como responder a essa pergunta na entrevista:

Cruze suas aspirações com as possibilidades do cargo

Como mencionamos, essa pergunta ajuda o entrevistador a entender se as suas expectativas são compatíveis com as expectativas da empresa. Sendo assim, leve em consideração tudo o que você sabe sobre a empresa e a descrição da vaga para formular sua resposta.

Isso não significa que suas aspirações devam contar menos ou nada na sua resposta. Mas que ao identificar as expectativas em comum (suas e da empresa), fica mais fácil mostrar ao entrevistador que você pode fazer contribuições valiosas para a empresa, e vice–versa.

Assim, dê enfatize nas aspirações que você considera mais pertinentes à vaga que está se candidatando.

Evite clichês

Clichê nada mais é do que uma frase genérica e batida, que já foi repetida inúmeras vezes e que não revela nada sobre o seu perfil profissional. Com isso, já dá para entender o porquê de evitá-los, não é?

Então, nada de responder com frases como “quero ser bem sucedido”, “quero fazer a diferença” ou “quero crescer junto com a empresa”. Ao invés disso, pense no que significa ser bem sucedido/fazer a diferença para você e de que forma você gostaria de crescer junto com a empresa. Assim, você até pode usar essas frases como ponto de partida para elaborar sua resposta, mas elas nunca devem aparecer na sua fala final.

Não minta

Numa entrevista, muitas coisas podem dar errado, mas a pior coisa que você pode fazer nela é mentir.

Sendo assim, não omita ou minta sobre suas aspirações profissionais para se adequar aos objetivos da empresa na expectativa de agradar os entrevistadores. Pois ser pego mentindo é muito mais danoso para a sua imagem profissional do que dar uma resposta mal elaborada para uma pergunta na entrevista! Por outro lado, se você for contratado, pode não ficar feliz em um trabalho cuja dinâmica do dia-a-dia não está adequada ao seu perfil.

Em suma, seja honesto, mas estratégico nas suas respostas.

Exemplos de respostas

Como engenheiro(a) de som recém-formado(a), gostaria de continuar a desenvolver minhas habilidades e experiência trabalhando com equipamento de gravação profissional. Também quero desenvolver habilidades de liderança e organização, pois sei que elas me ajudarão a atingir meu objetivo de liderar equipes de produção no futuro.

 

Nos últimos cinco anos, tenho desenvolvido minhas competências e habilidades como gerente de projetos em uma construtora nacional. Agora, me sinto pronto para atuar em uma organização multinacional. Eu gostaria de gerenciar projetos internacionais e equipes dispersas globalmente. Tenho fortes habilidades de liderança e comunicação, mas sei que ainda posso aprender muito. Meu objetivo de carreira a longo prazo é me tornar um gerente de programa e gerenciar vários projetos ao mesmo tempo.