Onde você se vê daqui cinco anos? Como responder na entrevista

Quando a pergunta “Onde você se vê daqui cinco anos?” é feita em uma entrevista de emprego, muitos candidatos ficam tensos, sem saber como respondê-la. Entre as perguntas mais comuns de serem feitas numa entrevista de emprego, essa é, com certeza, uma das que mais geram estresse e também desconforto nos candidatos.

Se você acha que essa pergunta soa como uma pegadinha, você está certo. Trata-se de uma pergunta sem resposta clara, objetiva ou simples. Em outras palavras, não dá para responder “sim” ou “não” nem resolver em uma frase só.

Mas, então, como respondê-la? A melhor forma de fazer isso é entendendo o que o entrevistador espera saber. E também, é claro, o que você espera para o futuro da sua vida profissional. Dessa forma, você consegue

O que o entrevistador quer saber quando faz essa pergunta?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que nenhuma pergunta é feita por acaso numa entrevista de emprego. Quando um entrevistador dirige uma pergunta para o candidato, ele tem a intenção não só de ouvir a resposta. Mas também de entender o que aquela resposta diz sobre o perfil daquele profissional. Para, assim, entender se ele possui as características esperadas pela empresa para preencher aquela vaga.

Podemos dizer que esta pergunta funciona como um guarda-chuva, pois ela sintetiza várias outras perguntas importantes de serem feitas numa entrevista de emprego. Os entrevistadores preferem usá-la como forma de economizar tempo sem nenhuma perda de conteúdo da resposta.

Então o que essa pergunta revela sobre um candidato?

a. Se as suas expectativas estão alinhadas com o que o empregador está oferecendo

Ao fazer esta pergunta, o entrevistador quer saber se as suas expectativas sobre aquela vaga estão alinhadas com o que o empregador está oferecendo.

Mas o que isso quer dizer? Considere, por exemplo, que você é candidato a uma vaga de analista de marketing digital jr. Em cinco anos, você se vê trabalhando em projetos de marketing mais complexos. Isso mostra que você se vê crescendo dentro da empresa. Por outro lado, considere que você se vê exercendo uma função de direção de arte.

Apesar das carreiras de marketing digital e direção de arte terem as suas interceções, trata-se de carreiras diferentes. Neste caso, o entrevistador provavelmente não te verá como um bom candidato para o trabalho, já que suas expectativas não estão alinhadas às da empresa.

Além disso, há também expectativas relacionadas ao desenvolvimento de carreira dentro da empresa. Avançar de cargo é um processo que demora anos e uma construção de relacionamento entre a empresa e o profissional. Em cinco anos, é possível que você ganhe uma promoção e assuma mais responsabilidades, mas não irá alcançar o topo da sua carreira.

Assim, o entrevistador também quer saber se você se vê trabalhando naquela função – ou em outra semelhante – por vários anos.

b. Se você é um profissional motivado ou ambicioso

A maioria das pessoas não têm os seus próximos cinco anos planejado e algumas nem mesmo conseguem pensar em como será o seu futuro.

Mas, especialmente para uma vaga que possui certa estabilidade, é importante que o entrevistador tenha uma noção dos planos e ambições dos candidatos. Assim, ele quer saber se você possui algum plano ou desejo para o futuro com relação à sua carreira, que te mantenha motivado.

c. Se você realmente está interessado em assumir aquele cargo

Por último, o entrevistador precisa saber se você realmente está interessado em trabalhar naquela função (ou empresa em específico). Afinal, como já mencionamos, é importante que as expectativas estejam alinhadas. Você pode ser um candidato que preencha todos os requisitos da empresa e, ao mesmo tempo, não ter interesse algum em trabalhar nela.

O interesse do candidato na empresa é tão importante quanto o interesse da empresa nele. Afinal, um profissional que não gosta do local onde trabalha tem maiores chances de apresentar um desempenho baixo.

E isso não se refere somente à empresa, mas também à vaga que ela oferece naquele processo seletivo. Por exemplo, caso você deseje trabalhar com direção de arte, é possível que se sinta desmotivado ao trabalhar com marketing digital.

Compreender o que te motiva ajuda os entrevistadores a terem uma visão clara das contribuições que você pode dar para a equipe de trabalho. E, ao mesmo tempo, se aquela função proporcionará uma experiência gratificante para você e a sua vida profissional.

Então, como responder a esta pergunta?

À primeira vista, pode até parecer que a resposta para esta pergunta é sempre algo como “trabalhando e crescendo profissionalmente nesta empresa”. Mas nem sempre este é o caso. Porque esta é uma pergunta que exige uma resposta menos evasiva e mais pessoal. Pois esta resposta não revela nada sobre as suas expectativas quanto ao cargo, à empresa ou à sua ambição profissional.

Portanto, a melhor forma de responder a pergunta “Onde você se vê daqui cinco anos?” é realmente considerando as suas expectativas e compará-las à sua realidade.

Assim, pense se aquele cargo está alinhado com as suas expectativas de carreira. Em como você pode crescer profissionalmente a partir daquele cargo. Em quais experiências relacionadas àquele cargo você gostaria de ter no seu currículo daqui a cinco anos (ainda que continue trabalhando na empresa). Dessa forma, você permite-se sonhar e ser ambicioso em relação à sua carreira, mas nunca tirando os pés do chão. Tente aplicar tudo isso à sua resposta.

Confira algum exemplo:

“Estou muito animado com esta posição na [nome da empresa] porque, em cinco anos, gostaria de ser visto como alguém com profunda experiência no setor e sei que é algo que terei a oportunidade de fazer aqui. Também estou muito animado para assumir mais responsabilidades de gestão nos próximos anos e, até mesmo assumir a liderança em alguns projetos.”

Mas e quando aquele cargo não é exatamente um passo que você visualizou na sua trajetória profissional?

Nem tudo pode ser minuciosamente planejado: às vezes, no meio do nosso percurso, surgem oportunidades que não havíamos imaginado antes. Essas oportunidades podem nos levar a caminhos diversos, sejam positivos, neutros ou negativos.

Assim, não se sinta mal por não ter uma resposta clara e objetiva a esta pergunta. Diga que acredita que, mesmo sem saber o que o futuro reserva, você vê aquela oportunidade como uma experiência positiva para a sua vida profissional.

Reconhecer isso pode mostrar que você é uma profissional flexível e também curioso, duas habilidades bastante apreciadas atualmente no mercado de trabalho.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender esta pergunta e a formular uma boa resposta para ela. Para mais dicas sobre processos seletivos e vida profissional, continue acompanhando nossos conteúdos!