O que você faz nas horas vagas? como responder na entrevista

Qual resposta você daria à pergunta O que você faz nas horas vagas? quando ela é feita em uma entrevista de emprego? Esta é uma das perguntas comuns de serem feitas por equipes de recrutamento e pode fazer muitos candidato se sentirem inseguros com as suas respostas ou até mesmo optarem por mentir uma resposta.

Mas estar preparado para este tipo de pergunta é muito importante para fazer uma boa entrevista. Neste post, vamos falar mais sobre o que o entrevistador está avaliando ao fazer esta pergunta e como elaborar a sua resposta. 

O que esta pergunta diz sobre o meu perfil?

A primeira coisa a se ter em mente em uma entrevista é: nenhuma pergunta é feita sem motivo. As equipes de recrutamento são sempre muito bem preparadas para retirar perfis completos de candidatos através das suas respostas à questões que nem sempre parecem ter relação com o trabalho.

O que você faz nas horas vagas? é uma destas questões que podem parecer estranhas à primeira vista, mas que revelam muito sobre o perfil do entrevistado. 

Ao fazê-la, o entrevistador está tentando entender qual o seu perfil pessoal, saindo um pouco do seu lado profissional. Com isso, ele poderá entender como você se encaixa dentro da cultura da empresa e também em relação aos seus colegas de equipe. 

E, como responder?

Não existe uma receita para seguir em nenhum tipo de pergunta que possa ser realizada em uma entrevista. Dessa maneira, não podemos dizer que existe resposta certa ou resposta errada. Existem certos tipos de respostas que são mais adequadas para cada perfil do candidato que a empresa busca para fazer parte do seu quadro de funcionários.  

Não minta

Como já falamos anteriormente, os entrevistadores têm um olhar treinado para identificar o perfil profissional que melhor se encaixa em uma vaga de trabalho. Dessa maneira, é mais fácil para eles perceberem quando um candidato está mentindo ou engrandecendo uma história. 

Mentir em uma entrevista é muito pior do que dar uma resposta mal elaborada, mas verdadeira, para os seus entrevistadores. 

Não fale sobre trabalho!

Por mais que você ame o que faz e busque se aprimorar no seu tempo livre, essa não é a hora de abordar nenhum tema relacionado ao trabalho. Esta pode ser uma das únicas oportunidades em que você poderá mostrar suas outras qualidades na entrevista. 

Fale sobre a sua vida social

Fale um pouco sobre as atividades que você realiza com a sua família e amigos. Isso mostra ao entrevistador que você valoriza sua vida social fora do ambiente de trabalho e que constrói relacionamentos saudáveis com aqueles que estão à sua volta. 

Explique porque você gosta de fazer cada coisa

Quando um entrevistador pergunta o que você gosta de fazer fora do trabalho ele não quer somente uma lista de coisa. Ele quer saber porque você gosta de fazer estas coisas e como você articula a sua resposta. Com isso, você mostra que tem curiosidade e é uma pessoa complexa. 

Mantenha a postura profissional

Embora este seja um momento para falar um pouco mais sobre os seus prazeres e ser um pouco mais informal, é preciso muito cuidado para não cometer deslizes. Tenha calma, mantenha o foco para não se exaltar ou se empolgar na sua resposta. Manter a postura é fundamental.