10 sinais de que passei na entrevista de emprego

Existem pessoas que saem de uma entrevista com a certeza de que passaram ou não naquela etapa do processo seletivo. Existem sinais bastante óbvios que as ajudam a fazer este diagnóstico. Mas também existem sinais mais sutis, que podem acabar confundindo algumas pessoas.

Afinal, uma entrevista de emprego é meticulosamente planejada, desde as perguntas feitas até o comportamento do entrevistador. Afinal, ele está tentando entender o seu perfil profissional e, ao mesmo tempo, não quer alimentar nenhuma falsa esperança.

Então, como saber se passei na entrevista ou deveria buscar novas vagas? Abaixo, apontamos 10 sinais de que você deve esperar uma contratação num futuro (muito) próximo. Confira!

1. A entrevista durou mais do que o esperado

As melhores entrevistas são aquelas que duram mais tempo – passando, inclusive, do tempo estabelecido. Este é um sinal de que o entrevistador está disposto a passar mais tempo com você para conhecê-lo melhor. Assim, ele se certifica de que você é a pessoa certa para o cargo.

Afinal, um entrevistador possui treinamento para identificar as características indesejadas de um candidato com facilidade. Se você não fosse um candidato interessante, já teria te dispensado mais cedo.

Isso significa que toda entrevista longa é um sinal positivo? Em geral sim, mas é claro que há exceções. Como quando o candidato que dá respostas evasivas às perguntas do entrevistador. O que faz com que ele tenha que reformular as mesmas questões até conseguir as respostas claras – e isso pode levar algum tempo. Então fique atento aos detalhes!

2. A entrevista acabou em uma conversa casual

A formalidade é uma característica fundamental do mundo corporativo e durante a entrevista não pode ser diferente. Mas isso não significa que o ambiente precisa ser tenso e a entrevista pareça um interrogatório. Pois, quando isso acontece, é sinal de que as coisas não estão indo bem.

Por outro lado, quando o entrevistador parece genuinamente entusiasmado com a conversa é um sinal de que as coisas estão indo bem. Você pode identificar esta situação quando o entrevistador deixa de perguntar sobre as suas qualificações e passa a conversar abertamente com você sobre ouros tópicos. Além disso, é possível notar que a postura dele está relaxada, não rígida e até mesmo que ele esboça um sorriso ou risada.

3. Ouvi um “quando” e não “se” 

O uso de uma palavra ao invés de outra pode alterar completamente o sentido de uma frase. Como no caso do “se” se tornar “quando”, como por exemplo em: “Quando você for contratado” ou “Quando você estiver integrado à equipe”.

O uso do “quando” no lugar do “se” é um grande indicativo de que a equipe de recrutamento está convencida de que você é a pessoa certa para ocupar aquele cargo.

Pois os entrevistadores têm total consciência das palavras que usam durante o processo seletivo  e não costumam dar falsas esperanças para os candidatos. Assim, enquanto o “se” é um indicativo de que você é uma possibilidade, o “quando” significa que é uma questão de tempo até que você comece a trabalhar.

4. Recebi um tour pelo escritório e conheci outros membros da equipe

Se o entrevistador te convida para conhecer as instalações de trabalho e os funcionários do escritório, saiba que este é um bom sinal. Significa que ele está pronto para te oferecer aquela vaga de trabalho.

Por isso, está te apresentando de antemão ao ambiente de trabalho e como ele é organizado. E também apresentando para a equipe um potencial colega de trabalho e, claro, avaliando como você interage com eles.

5. Fui apresentado aos desafios futuros da empresa – e fui incluído nela

Durante uma entrevista de emprego, é comum que você receba mais detalhes sobre o histórico da empresa e até mesmo das expectativas para o futuro.

Mas, quando o entrevistador passa a apontar de que forma você pode contribuir para o sucesso dos projetos realizados pela empresa, significa que você causou uma boa impressão. E isso é o suficiente para ele já considerar a possibilidade de você ser parte da empresa.

Assim, é provável que você esteja entre os principais candidatos do processo seletivo.

6. O entrevistador pareceu preocupado “vender” a empresa para você

Como candidato, é esperado que você apresente suas habilidades e conquistas profissionais. Dessa forma, você mostra que é um candidato preparado para aquele cargo.

Mas, durante a entrevista, você também pode ser apresentado às vantagens de trabalhar naquela empresa. O entrevistador pode falar sobre os benefícios, a possibilidade de crescimento profissional, a cultura da empresa e também ressaltar a história de sucesso da empresa.

Isso não acontece sem motivo: ele quer te convencer de que aquela empresa é um ótimo lugar para se trabalhar. Assim, ele quer resposta positiva quando te oferecer aquele cargo.

7. O entrevistador se mostrou aberto a negociar o salário

Quando o entrevistador pergunta qual a sua pretensão salarial na entrevista, saiba que é muito provável que ele esteja te considerando para o cargo. Em entrevistas de emprego, não é comum que o entrevistador só pergunte sobre pretensões salariais para candidatos que ele não vê possibilidade de contratação.

Com isso, ele quer saber se as suas expectativas estão dentro do salário que a empresa está disposta a pagar.

8. Fui informado sobre detalhes das próximas etapas do processo seletivo

Ao final de uma entrevista de trabalho, é comum que o entrevistador fale que entrará em contato com os detalhes sobre os próximos passos. Mas fique atento se ele adianta esses detalhes de antemão, informando-os ainda na entrevista.

Processos seletivos geralmente tem um cronograma rígido, de modo que possam preencher aquela vaga de trabalho num curto espaço de tempo. Por isso, o entrevistador te informar de uma data prevista de notificação e contratação, fique atento! Este é um sinal de que ele acredita que você tem o perfil profissional que estava procurando.

9. O entrevistador me perguntou quando posso começar

Este é um sinal que corrobora com o anterior, mas também pode aparecer sozinho durante a entrevista. Perguntar pela sua disponibilidade de início é um sinal de que o entrevistador está interessado em você e quer alinhar as expectativas de contratação.

10. O entrevistador pediu – e contatou – as minhas referências

Não é incomum que, durante um processo seletivo, você tenha que indicar referências. O objetivo é conferir as suas qualidades com empregadores anteriores ou se há alguma informação importante que possa impedir a contratação. Afinal, ouvir elogios de outro empregador dá mais confiança de que os entrevistadores tomaram uma decisão acertada.

No entanto, é incomum que o entrevistador contate as referências de um candidato se não tem intenção de contratá-lo. Por isso, se você foi informado que as suas referências receberam uma ligação do entrevistador, saiba que é um sinal de que passou na entrevista.