Conheça os 7 tipos de carreira profissional existentes

Dentre as definições de carreira estão caminho, trajetória ou duração da vida. Quando se refere à vida profissional, quer dizer “profissão com possibilidade de crescimento” (dicionário Michaelis). Mas o tema não é tão simples assim. Há uma variedade de tipos de carreira profissional, tanto do ponto de vista da empresa quando do ponto de vista do profissional. Para saber mais sobre todos os tipos de carreira, acompanhe a leitura deste artigo.

Carreira profissional

A carreira profissional, assunto do qual trataremos aqui, diz respeito ao conjunto de conhecimentos e experiências adquiridas por um indivíduo ao longo do tempo. Portanto, sua carreira profissional se inicia ao buscar a formação e se consagra ao se inserir na atividade.

Durante este curso, muitas competências e habilidades são adquiridas. A experiência pode servir para o profissional optar por permanecer naquela carreira ou não. Nos dias de hoje, não é raro conhecer pessoas que, apesar de terem construído uma carreira profissional em determinada área, abandonarem a profissão para se dedicarem a uma nova.

Mas quais são suas possibilidades? Você sabe? Aqui, falaremos mais sobre os conceitos de diferentes tipos de carreira profissional. Confira e reflita sobre com quais você se identifica.

1. Carreira tradicional ou burocrática

A carreira tradicional, como o nome já diz, é aquele modelo mais antigo, o mais comum até a Geração X (aqueles que hoje estão na casa dos 40 e 50 anos). Não é difícil de encontrar pessoas desta faixa etária que estão há muitos anos na mesma empresa. Para esta geração, era muito comum ouvir que o que se almejava era “fazer carreira na empresa”. Isto significa entrar em uma organização e permanecer nela pelo máximo de tempo, quem sabe até aposentar-se.

A característica deste tipo de carreira é de um modelo burocrático, ou seja, com posições bem definidas, hierarquia vertical, chefes com o poder centralizado. A tendência dos dias atuais é que este tipo de carreira se flexibilize, mas ainda há muitas organizações com esta cultura.

A forma de evolução profissional dentro deste tipo de empresa, em geral, ocorre por meio dos diferentes tipos de plano de carreira,permitindo que o profissional seja promovido a cargos de maior nível hierárquico, caso a permanência do profissional seja seu desejo (e interesse da empresa).

veja também:
13 músicas motivacionais para inspirar sua equipe

2. Carreira sem fronteiras

A carreira sem fronteiras se caracteriza por maior flexibilidade e aproximação maior entre interesse pessoal e profissional. Isto quer dizer que, para além do salário, a ocupação deve ser algo gratificante e satisfatório, tudo isso sem abrir mão da qualidade de vida.

Em relação ao vínculo empregatício, o profissional que segue este tipo de carreira entre diferentes organizações ou atribuições. Alguns exemplos de profissões que atuam nesta modalidade de carreira são os profissionais da TI, alguns profissionais da saúde como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas e prestadores de serviços tradicionais (marceneiro, eletricista, encanador, etc.).

3. Carreira multidirecional

Na carreira multidirecional, o profissional pode transitar por diferentes setores e departamentos da organização, contribuindo com seu conhecimento, mas também aprendendo em cada uma delas. Isto pode significar galgar cargos de maior responsabilidade, mas o trajeto não é feito de forma linear, como é o caso da carreira tradicional.

A modalidade de trainee é uma oportunidade para o profissional recém-formado atuar por um período no modelo de carreira multidirecional. O profissional concursado, por exemplo, pode também atuar em diferentes secretarias ao longo de sua carreira, se for possível e desejável.

4. Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é aquela seguida por profissionais que se mantém nas universidades e centros de pesquisa. É o principal campo de atuação dos profissionais que seguem a formação em níveis de mestrado e doutorado. Este profissional pode dedicar sua atuação à pesquisa científica e/ou à docência.

5. Carreira empreendedora

A carreira empreendedora é aquela seguida por alguém que tem uma ideia de negócio e investe nela. Algumas habilidades fundamentais para ser bem-sucedido são ser criativo, persistente, flexível, automotivado, organizado, ter senso crítico e espírito de liderança. Todas estas características podem ser próprias da personalidade do indivíduo, mas também podem ser desenvolvidas.

Por toda a história e em diferentes lugares, é possível encontrar cases deste tipo de carreira. Alguns exemplos de sucesso são Sílvio Santos, criador do SBT; Steve Jobs, criador da Apple; e Mark Zuckerberg, co-criador do Facebook.

6. Carreira sociopolítica

Este tipo de carreira mistura aptidão e contatos. Ela diz respeito a pessoas com habilidades interpessoais, como comunicação e liderança, mas também dependem de relações. Esta carreira é muito comum na política, em empresas familiares, no Terceiro Setor e em organizações comunitárias.

veja também:
Entrevista de desligamento: saiba como fazer

7. Carreira proteana

Dentre os tipos de carreira, a proteana é a maior tendência atual. Ela vem crescendo desde a Geração y: os Millennials (pessoas que hoje estão na casa dos 30 anos de idade). Com o avanço tecnológico e o surgimento da internet, novas profissões surgiram e outras foram perdendo espaço. Algumas características do profissional desta carreira é ser multitarefas, busca pela autorrealização, pela qualidade de vida e sucesso psicológico. Desta forma, o foco do profissional muitas vezes não está em seu vínculo com a organização. A responsabilidade pela gestão de carreira é do próprio indivíduo.

Como fazer sua gestão de carreira

Para fazer sua gestão de carreira, independente de qual tipo você desejar seguir, alguns passos podem ser tomados:

  • Estabelecer seu objetivo profissional
  • Reconhecer suas competências e habilidades
  • Reconhecer suas limitações. Se elas são importantes para seu objetivo, desenvolva-as.
  • Planejar ações concretas: o que precisa fazer para alcançar seu objetivo? Quando vai começar a fazê-lo?
  • Acompanhar, durante a execução de seu plano, a efetividade. Esteja disposto a mudar a estratégia se o objetivo não estiver sendo atingido.

Este é apenas uma orientação básica, mas importante para tomar as rédeas de sua vida profissional. É possível ainda recorrer a um programa de mentoring, para receber uma consultoria de carreira.

Tipos de carreira

Aqui, você aprendeu mais sobre os tipos de carreira. Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais!