Como pedir aumento de salário: conheça 10 dicas úteis para se preparar

Não há momento mais desconfortável do que sentar na frente do seu chefe para solicitar aumento salarial. Muitos funcionários não estão preparados para desenvolver o assunto e, por isso, podem perder a oportunidade de atingir o seu objetivo.

Para ajudá-lo nesse momento tão delicado, elaboramos algumas recomendações de como pedir aumento de salário para seu gestor, sem precisar usar de chantagens para conquistar a sua meta. Siga as dicas e tenha sucesso!

Como pedir aumento de salário para o seu chefe?

Se você acredita que tem se esforçado muito em seu trabalho e que os resultados estão sendo bastante positivos para a empresa, será que já não é hora de solicitar um aumento de salário?

Para isso, é necessário que você se prepare, já que é um assunto delicado e que alguns gestores não gostam muito de discutir. Siga as nossas dicas e veja se você consegue convencer o seu líder a lhe conceder esse benefício.

1. Prepare seus argumentos com antecedência

Você não pode agir por impulso ao acreditar que está ganhando pouco e que precisa solicitar um aumento de salário urgente. Na verdade, o ideal é criar argumentos fortes e se preparar com antecedência.

Esteja atento para responder questionamentos, principalmente quais seriam os benefícios que esse aumento traria para a empresa. O seu chefe não vai lhe entregar nada de mão beijada, sem realmente ter certeza de que terá algo em troca.

2. Reavalie seu desempenho conforme os feedbacks

Antes de solicitar um aumento de salário, é preciso avaliar se os negócios da empresa estão passando por um bom momento, além de analisar se os seus feedbacks tiveram retornos positivos.

Se a sua empresa trabalha com um plano de carreira, é importante analisar se não é mais fácil pleitear uma mudança de cargo, ou seja, tentar uma promoção que sempre vem acompanhada de um aumento salarial.

Não adianta querer que a empresa conceda um benefício a você se o seu trabalho não está tendo uma boa avaliação. Ser consciente do que você está produzindo, é fundamental na hora de argumentar com seu gestor.

3. Assuma outras atividades relevantes

Pense na possibilidade de assumir outras tarefas e responsabilidades que possam aumentar a receita da empresa ou reduzir custos. Essa é uma excelente oportunidade de mostrar para o seu chefe o quanto você é proativo dentro da organização.

Desta forma, você terá argumentos mais interessantes para pleitear o que quer, uma vez que estará buscando melhores resultados para a companhia ao desenvolver atividades que não estão relacionadas a sua rotina diária.

4. Mantenha o foco nos negócios da empresa

Foco no trabalho

Não use justificativas pessoais ao solicitar um aumento salarial, mesmo que você esteja precisando de dinheiro para pagar dívidas, cuidar de um familiar doente ou fazer um curso de idiomas.

veja também:
Descubra como trabalhar no Google Brasil

O foco da conversa deve sempre estar na empresa, mostrando como você pode melhorar os resultados, sem envolver seus problemas. Não use meios pessoais para comover o seu chefe, mostre o seu trabalho.

5. Descubra o momento certo de iniciar a conversa com seu chefe

Conheça os planos da empresa para escolher o período certo para solicitar o aumento de salário. A maioria das companhias se organiza anualmente, definindo quando os aumentos salariais poderão ser liberados para não impactar no planejamento orçamentário.

Por isso, procure descobrir qual é o mês indicado para solicitar o aumento de salário e se prepare para isso. Dessa forma, seu gestor não terá tanta dificuldade para lhe conceder o benefício.

6. Pense nas conquistas futuras

Ao solicitar aumento de salário, não foque nas suas conquistas passadas, mas sim naquilo que você ainda pode proporcionar para a empresa. Se você desenvolveu algo que teve bons resultados no passado, a empresa entende que você já foi pago por ele.

Portanto, pense em conversar com o seu gestor antes de iniciar algum projeto. Mostre para ele que você tem algo em desenvolvimento que vai fazer grande diferença nos negócios. O aumento de salário deve ser encarado como uma moeda de troca, onde você se compromete que seu trabalho vai ser compensado em bons resultados.

7. Participe de projetos de grande visibilidade dentro da empresa

Não deixe de participar de projetos que envolvam toda a empresa, mesmo que eles não façam parte da sua área, pois será uma excelente oportunidade para entrar em contato com outros gestores. Eles podem perceber que seu trabalho é importante para a companhia.

Além disso, eles devem servir de porta-voz junto ao seu líder. Caso o projeto seja de grande visibilidade, seu chefe pode saber, por meio deles, o quanto você se saiu bem e como pode continuar contribuindo para a empresa alcançar bons resultados.

8.  Saiba diferenças entre os cargos pleno e sênior

Quando você acumula funções porque um colega de setor não está desenvolvendo adequadamente suas tarefas, você pode usar esse argumento para pedir aumento de salário.

Mostre para o seu gestor que você está feliz por ter a oportunidade de aprender novas atividades como sênior, mas que continua ganhando como um analista pleno. A empresa sabe muito bem quanto vale um analista pleno e um sênior e que será muito mais caro para ela, se tiver que contratar outras pessoas para exercer a função que você já está desempenhando bem.

9. Enfrente o constrangimento ao tocar no assunto

Tocar no assunto de aumento de salário é sempre meio constrangedor e não é todo chefe que se sente à vontade para discutir sobre isso. Mas, não é algo que você deve abrir mão, apenas precisa escolher o melhor momento para fazer isso e encontrar a forma mais adequada para falar.

veja também:
Soft skills: quais as empresas buscam e como desenvolver

Você precisa demonstrar que está interessado na empresa e que sente a necessidade de dialogar sobre o assunto. Nesse momento, procure evitar qualquer tom de ameaça ou desmotivação.

10. Respeite os limites e saiba até onde você pode chegar

Quando estiver com seu chefe tratando sobre o assunto, perceba os seus limites para entender até onde você pode chegar. Caso ele precise interromper a conversa para resolver algum problema particular ou que precise participar de alguma reunião extraordinária, seja compreensivo.

Tenha bom senso. Se possível, tente sair já com a conversa remarcada para um outro dia ou horário. Caso você insista, há grandes possibilidades que seu chefe não compreenda a sua solicitação e comprometa o seu objetivo que é o aumento salarial.

11. Não espere uma resposta imediata

Paciência

O aumento salarial de um funcionário não é apenas definido por seu chefe, é necessário que ele consulte outras áreas da empresa antes de lhe conceder algo. Portanto, tenha paciência e esteja ciente que você não vai sair dessa conversa com a resposta imediata. Porém, é importante saber se a resposta foi positiva ou negativa, por isso, analise um outro momento para confirmar as informações.

12. Entenda o “não” como resposta

Se depois de todos os seus argumentos, você ainda assim receber um “não” de seu chefe como resposta, não fique aborrecido ou demonstre negativismo. Entenda os motivos que o levaram a não lhe conceder o benefício nesse momento.

Avalie a situação e tente novamente entrar no assunto em outra oportunidade. Quem sabe dessa vez, você terá mais sorte. O que você não pode é abrir mão de algo merecedor e que vale o seu esforço diário. Caso seja necessário, será um bom momento para analisar se ainda vale a pena a sua permanência na empresa.

Você percebeu que pedir aumento de salário é algo bem delicado e que é necessário desenvolver algumas habilidades, coletar informações, ter feeling para perceber qual o momento certo e entender quando receber a resposta que você não quer ouvir.