Qual foi o último livro que você leu: como responder sobre leitura na entrevista

Se você está à procura de emprego e foi chamado para uma entrevista, há várias estratégias que pode adotar para potencializar seu desempenho e aumentar as chances de contratação. Uma delas é se preparar para responder determinadas perguntas. Apesar de não ser tão comum, a pergunta “qual foi o último livro que você leu?” pode surgir. E aí, sabe como se sair bem na hora de responder sobre leitura? O que está por trás desta pergunta do recrutador? Acompanhe o artigo a seguir e descubra.

Perguntas na entrevista de emprego

Além daquelas perguntas-padrão que provavelmente serão feitas, é possível que surjam alguns questionamentos mais incomuns na hora da entrevista. Uma forma de o entrevistador conhecer mais sobre o candidato é perguntando sobre seus hábitos de leitura. Por isso, mesmo que você nunca tenha se deparado com este assunto em uma entrevista até o momento, há chances de ele aparecer na sua próxima entrevista. Então, como responder?

O primeiro ponto a se considerar é que, por mais que o recrutador seja uma pessoa muito empática e consiga garantir um tom de bate-papo à conversa, lembre-se do contexto no qual está. Suas respostas precisam sim ser verdadeiras, é claro; mas seu conteúdo será considerado pelo recrutador para avaliar suas características.

Quando o entrevistador faz alguma pergunta relacionada à sua última leitura ou algum livro lido recentemente, ele quer conhecer seus interesses e associá-los a qualidades importantes para o cargo.

Desta forma, a pergunta que você deve se fazer é: “Como responder de modo a mostrar meu potencial?”.

Qual foi o último livro que você leu?

Você pode ser um apaixonado por leitura. Mas relatar passionalmente a resenha de uma leitura de ficção pode não se encaixar ao propósito da pergunta. Por isso, no caso de ficção (romance), reflita sobre alguma leitura recente que destaque competências que você considera importantes profissionalmente. Pode ser uma história com uma mensagem de persistência, de bons relacionamentos, de autoconfiança, de aprendizado, enfim. Use sua criatividade, mas não perca o foco da vaga desejada.

veja também:
20 habilidades profissionais que as empresas mais valorizam

Por outro lado, se você é adepto da leitura de não-ficção, pode ser que sua resposta seja ainda mais fácil. Biografias sobre pessoas que você admira profissionalmente, livros de autoajuda que estimulam a aprendizagem de competências profissionais, leituras sobre empreendedorismo… É grande a variedade de opções.

Não costumo ler, e agora?

Se você não tem o hábito da leitura, que tal começar agora? Se, até o momento, lhe faltava motivação, não há incentivo maior do que um novo emprego, não acha?

Então, por onde começar? Uma dica legal é pesquisar a lista dos livros mais vendidos do momento. Veja sobre o que cada um trata e escolha, dentre eles, qual pode ter mais a ver com suas metas profissionais.

Outra dica interessante é pedir recomendações de leitura aos seus amigos. Com certeza, você encontrará recomendações incríveis com alguém. E melhor ainda: às vezes até consegue o livro emprestado!

Não tenho tempo para ler!

É muito comum que as pessoas respondam que não possuem tempo para ler. Este pode ter sido até seu pensamento ao se deparar com este artigo. Mas reflita: quanto tempo você passa nas redes sociais? No transporte público?

Acredite: meia hora de leitura por dia já lhe renderá bastante conteúdo para um bom papo com o recrutador.

Se ainda assim você tem pressa e quer conteúdo de forma otimizada, pode recorrer à plataforma 12 minutos. Ela oferece centenas de livros transformados em microbooks: conteúdos que podem ser lidos ou ouvidos em até 12 minutos. O plano é pago, com valor anual de 12 parcelas de R$ 21,24; mas você pode fazer o teste por 3 dias.

veja também:
Pessimismo no trabalho e suas implicações

Como responder perguntas sobre leitura na entrevista

Mostrar interesse na leitura, em especial quando se trata de conteúdos que contribuam para seu crescimento, causa uma boa impressão ao empregador, que percebe seu compromisso em aprimorar sua carreira.

Aqui, você conheceu dicas de como personalizar sua resposta sobre a pergunta “Qual foi o último livro que você leu?”. Agora, só não vale responder que não gosta de ler ou que não tem tempo, ok? Aproveite as dicas e sucesso em sua entrevista!

Gostou do artigo? Então compartilhe-o e continue nos acompanhando. Até mais!