O que falar em uma entrevista de emprego: 7 dicas importantes

A entrevista de emprego tem o poder de provocar algumas sensações não tão confortáveis para o candidato. A ansiedade toma conta e você acaba perdendo o foco no momento mais importante da sua carreira. É fundamental manter o equilíbrio para ser coerente ao responder quando for questionado.

Antes de qualquer coisa, pesquise sobre a empresa e compile o maior número de informações sobre ela. Faça uma busca no site, nas redes sociais e em notícias veiculadas pelas mídias. Procure entender como a companhia está posicionada no mercado, quais são os seus principais clientes e fornecedores.

Ao fazer essa pesquisa, você perceberá se o seu perfil realmente se encaixa com a proposta de trabalho da empresa e se estará apto a responder os questionamentos sobre isso. Lembre-se que é um ponto a favor demonstrar o interesse por tudo que envolve a empresa na qual você está se propondo a trabalhar.

Para ajudá-lo a se preparar para uma entrevista, elaboramos algumas situações que devem ou não ser ditas durante o processo de seleção. Elas serão importantes referências para a sua avaliação.

O que falar em uma entrevista de emprego

Foto: Freepik

Entenda e estude cada uma dessas situações para ter o domínio da informação, mas saiba o momento certo de colocá-las em pauta.

1. Diga que você conhece muito bem a empresa

Como você já fez a pesquisa antecipada e reuniu o maior número de informações possíveis sobre a empresa, será mais fácil fazer essa colocação. Fale ao entrevistador o que você conheceu sobre a empresa durante a sua pesquisa. Demonstre que você tem interesse no trabalho desenvolvido pela companhia e sempre se refira a empresa pelo nome.

2. Mostre que você já se sente parte da companhia

Esse é o momento de mostrar que você se encaixa dentro dos valores e objetivos da empresa. Fale que a empresa é tudo aquilo que você está buscando enquanto profissional. É fundamental passar ao recrutador que você se sente parte do lugar, pois ele precisa sentir que está contratando alguém que vai se adaptar com facilidade ao negócio.

3. Comprove que você tem as habilidades necessárias para a vaga

Provavelmente você não se inscreveu ou foi chamado para a vaga à toa. É hora de mostrar que você possui todas as habilidades e experiências necessárias para preencher a vaga. Foque em situações que fizeram a diferença em seu antigo trabalho. Diga o que você fez que se tornou algo relevante e que contribuiu significativamente para o sucesso de um projeto.

4. Confirme que você tem um bom relacionamento interpessoal

Ao falar sobre seus projetos, não deixe de mencionar os outros colegas que trabalharam em parceria com você. Caso tenha liderado uma equipe, também é importante destacar como foi o relacionamento com a equipe e o que resultou desse relacionamento.
É alta a procura por profissionais que se destacam pela gestão de pessoas, mas as empresas têm dificuldades de encontrar esses perfis no mercado. Demonstre que você tem facilidade de envolver a equipe e que procura manter um ambiente agradável para todos.

5. Demonstre que você tem facilidade em aprender e que busca conhecimento

Para o recrutador é importante saber que você não terá dificuldades em aprender sobre a função, mais ainda, que você está sempre buscando novos conhecimentos para agregar em seu trabalho.
Fale o quanto você cultiva o hábito da leitura e que procura manter-se informado com as tendências do mercado.

veja também:
Carta de intenção: o que é e como utilizar com modelos prontos

6. Seja firme ao determinar que você é a pessoa certa para a vaga

Mostre ao recrutador que você preenche todos os requisitos exigidos para a função. Demonstre que você tem capacidade para exercer a atividade e o quanto está motivado em fazer parte dessa companhia.
Mostre que você é um profissional competente e que busca êxito em todos os seus projetos. Não deixe de enfatizar que você tem total disponibilidade para início imediato.

7. Enfatize o que a empresa vai ganhar contratando você

Em todas as etapas do processo, você precisa demonstrar confiança. Impressione o entrevistador ao falar com clareza sobre as suas expectativas e o quanto está confiante em sua decisão. Mantenha a postura firme, seja direto e objetivo.
Fale o que você tem a oferecer para a empresa, exponha algumas características suas que farão a diferença para o negócio e demonstre todo o seu entusiasmo em fazer parte da companhia.
Agora você já tem uma noção sobre o que falar em uma entrevista. Siga agora as nossas dicas sobre algumas frases que devem ser evitadas na entrevista de emprego.

O que não falar em uma entrevista de emprego

1. “Essa é uma pergunta difícil”

Ao responder com esse tom, você está mostrando ao recrutador que não se preparou devidamente para a sua entrevista, pois sabe-se que as perguntas em seleção, na sua maioria, são padronizadas e você precisa ter as respostas na ponta da língua. Não demonstre que você está surpreso com a pergunta e que não sabe responder.

2. “Desculpe, eu me atrasei”

A famosa frase “a primeira impressão é a que fica”, deverá ser levada em consideração nesse momento. A regra é clara: nunca chegue atrasado a uma entrevista. Encare esse momento como o último da sua vida e, se precisar chegar mais cedo do que todos, faça-o. Não justifique a sua responsabilidade dessa forma.

3. “A minha disponibilidade de horário depende do salário”

Em uma entrevista, tente não falar em dinheiro, a não ser que você seja questionado sobre isso. Mesmo assim, procure ser bem cauteloso quando se tratar de valores. Não coloque condições ao seu trabalho. Você realmente precisa se mostrar disponível para a empresa.

4. “Não tenho experiência na função”

Você não precisa afirmar sobre isso, pois o recrutador antes de lhe chamar para a entrevista, deve ter observado em seu currículo que você nunca trabalhou na área. Isso não quer dizer que você não possa fazer, então aproveite o momento para mostrar que você tem facilidades em aprender e que será capaz de exercer a função.

5. “Estou desempregado e preciso muito dessa vaga”

Todos sabem que o país está passando por uma situação difícil e o índice de desemprego realmente é alto, mas você não precisa demonstrar que está desesperado com a situação, pois desviará todo o foco da entrevista. O recrutador não vai fazer a seleção, baseado na emoção, mas no que realmente você tem a oferecer a empresa. Portanto, foque nisso!

6. “Não tive uma boa experiência com meu antigo chefe”

Não será interessante para a sua imagem falar mal do seu antigo gestor e da última empresa em que você trabalhou. Ao invés disso, fale sobre os desafios que você enfrentou até obter sucesso em seus projetos.

veja também:
Por que trabalhar na empresa? saiba como responder a essa pergunta

7. “Estou buscando uma boa experiência para o meu currículo”

As empresas não estão buscando profissionais que apenas queiram adquirir experiências e ir embora. Elas realmente procuram parcerias para longo prazo. Portanto, demonstre que você quer permanecer na empresa por muito tempo.

8. “Tô muito afim deste emprego, meu, cara, tá ligado…”

Evite as gírias. O selecionador está ali para avaliar o seu trabalho, mas também a forma como você se comunica. Tente se expressar de forma adequada para ganhar autoridade e confiança.

9. “Eu não tenho o que perguntar ou Eu não sei”

Você precisa ir preparado para a entrevista para fazer alguns questionamentos pertinentes. Dúvidas sempre vão surgir, não hesite em perguntar. Evite responder que você não sabe sobre determinado assunto, pois existem maneiras melhores para se expressar nessas situações.

10. “Eu não gostava do meu emprego anterior”

As situações que ocorreram para lhe deixar frustrado no último emprego podem acontecer novamente no atual. Usando esta frase, você vai apresentar imaturidade para trabalhar as adversidades da função. Não demonstre insatisfação com o seu antigo trabalho, mas conte como você driblou as situações para alcançar o sucesso.

11. “Meu trabalho não foi reconhecido na antiga empresa”

Reconhecimento é algo que se manifesta de forma diferente em cada empresa. Evite falar sobre esse assunto, pois você pode dar a entender que somente será motivado se for recompensado com algo.

12. “Tenho como maior defeito ser perfeccionista”

Ao usar essa expressão, você está demonstrando que é uma pessoa resistente e intolerante ou que você não sabe identificar quais são os seus verdadeiros defeitos. Seja claro, direto e fale quais são as suas dificuldades, sem desmerecer o seu trabalho. Deixe claro que são pontos a melhorar.

13. “Prefiro trabalhar sozinho do que em equipe”

Manter um bom relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Afirmar que você tem dificuldades em trabalhar em equipe, demonstra que você é um indivíduo egocêntrico e que não terá habilidade para gerir uma equipe, caso a empresa precise.

Com essas informações, você terá um melhor direcionamento ao se preparar para a entrevista de emprego. Estude todo o material que envolva o cargo e a empresa. Pratique o que você vai falar, seja na frente do espelho, seja para amigos. Avalie seus gestos e expressões ao se comunicar, pois eles podem revelar muito da sua personalidade. Procure ser honesto nas suas colocações, saiba ouvir e ponderar suas considerações. No final, mostre todo o seu talento e garanta a sua tão almejada vaga.