Sinais de que você precisa mudar de emprego o quanto antes

Todo mundo tem um ou outro dia ruim no trabalho. Mas quando os dias ruins se multiplicam e os bons são engolidos, é sinal de que você está infeliz no seu trabalho.

Em teoria, um emprego que nos faz sentir infeliz seria mais fácil de deixar, mas esse não é o que acontece com muitas pessoas. Em muitos casos, elas sentem que é impossível encontrar algo melhor e se conformam; em outros, se preocupam com a possibilidade de acabar em uma posição pior do que a que estão. Mas há também quem acredite que possa mudar a situação e reencontrar a satisfação que já teve no passado.

Mas como saber se você deve dar uma segunda chance ou é hora de mudar de emprego? Se está em dúvida, experimente prestar atenção nos seus sentimentos, nas suas emoções e no que acontece no seu dia a dia de trabalho. Abaixo, separamos alguns sinais de que você precisa mudar de emprego.

Confira!

1. A cada dia está mais difícil se preparar para o trabalho

Só de pensar em levantar da cama para começar mais um dia de trabalho te faz estremecer. A cada dia que passa, tem se tornado mais difícil se preparar e se sentir motivado para ir trabalhar. Quando você perde a motivação de ir trabalhar é o primeiro sinal de que as coisas não andam bem.

2. Você procrastina mais do que trabalha

Todo mundo procrastina suas tarefas de vez em quando. Mas se não há nada que te mantenha focado em fazer suas tarefas do dia a dia, é sinal de que a situação beira o insustentável.

Afinal, as tarefas não se fazem sozinhas. Se você anda passando mais tempo deslizando no feed das redes sociais, as tarefas começam a se acumular E quando for a hora de apresentar os resultados, você pode ter problemas.

3. Você reclama do seu trabalho o tempo todo

Familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho: todos ouvem constantes reclamações sobre o seu trabalho. Você pode até não ter percebido, mas eles sabem que você está infeliz no seu emprego, pois este virou seu principal assunto nas conversas.

Aqui, vale ressaltar que reclamar do trabalho para outras pessoas é uma boa forma de aliviar o estresse do dia a dia. No entanto, trata-se de um alívio momentâneo, que não muda a situação. Daí a insistência no assunto.

4. O trabalho não te desperta mais nenhum interesse

O interesse nas funções que exerce e o papel que tem na equipe e na empresa que você trabalha já se foram há algum tempo. Sempre que se senta na sua estação de trabalho, deseja estar em outro lugar (como de férias ou mesmo realizando outro tipo de trabalho).

A falta de interesse pode ser tanto a razão como a consequência de você não sentir mais vontade de ir trabalhar e, quando vai, procrastinar tanto. Seja como for, é um sinal claro de que sua vida precisa de uma mudança.

5. Você tem sentido o estresse do dia a dia no corpo

Muitas pessoas acham que o estresse afeta somente nossas emoções. Mas a verdade é que quando nos sentimos sobrecarregados ou estamos com estresse acumulado, podemos começar a sentir alguns efeitos no corpo.

Dores de cabeça, fadiga ocular, tontura, problemas gastrointestinais, dores nas costas ou em pontos localizados, são alguns sintomas. Mas o estresse acumulado do dia a dia também pode levar a queda no sistema imunológico, que pode te deixar mais suscetível a vírus ou infecções.

6. Sua remuneração não é compatível com o trabalho que você desempenha

Para muitas pessoas, falar em dinheiro é praticamente um tabu. No entanto, a remuneração (que inclui o salário e os benefícios) é um tópico extremamente importante quando se trata de permanecer ou não num emprego. Afinal, é através do trabalho que provemos nosso sustento.

Se a empresa não oferece uma remuneração compatível com o cargo, é sinal de que ela não valoriza seus funcionários.

7. Você é superqualificado para o trabalho, mas não há sinais de uma promoção

Se dependesse da sua qualificação profissional, você estaria em cargos mais altos do que aquele que ocupa atualmente. Mesmo assim, não há nenhum sinal de que seu chefe irá te oferecer uma promoção num futuro próximo.

Se ele se acomodou, cabe a você tomar uma iniciativa. Fique atento às vagas abertas de posições que se encaixam na sua formação, nas suas habilidades e experiência profissional, seja na empresa em que trabalha ou em outras. Você com certeza se sentirá mais motivado e realizado em um trabalho que esteja alinhado à sua qualificação.

8. Seus valores não se alinham à cultura da empresa

Se os seus valores pessoais não estiverem alinhados com a empresa em que trabalha, é melhor mudar de emprego.

Esse desalinhamento pode até não ter resultado em um impasse sobre a sua ética de trabalho, mas é bem provável que isso aconteça no futuro. Antes que esse desalinhamento dê início a um conflito significativo, considere procurar outro emprego.

9. A melhor palavra para descrever o seu ambiente de trabalho é: tóxico

Um ambiente de trabalho tóxico traz consequências negativas não só para a sua vida profissional, mas também pessoal. Portanto, se tóxico ou insalubre são palavras que você usaria (sem ironia) para descrever o seu ambiente de trabalho, não pense outra vez e mude de emprego.

Mas o que é um ambiente de trabalho tóxico? Em geral, chamamos de ambiente tóxico aquele em que os empregadores utilizam práticas administrativas excessivamente controladoras, que alimentam o clima de desconfiança e competitividade, com comunicação ineficaz. Além disso, os funcionários são submetidos a situações de assédio moral e pressão excessiva.

Dentre os principais sinais de um ambiente de trabalho tóxico estão: a alta rotatividade da equipe, o adoecimento e falta de motivação dos funcionários. Se você identifica esses sinais no seu trabalho, recomendamos que coloque em prática algumas estratégias de controle de danos enquanto procura um novo emprego.

10. Você está lendo este artigo

Se você fez uma busca e abriu este artigo, é porque está com alguma pulga atrás da orelha sobre permanecer ou mudar de emprego de uma vez.

Nesse caso, a própria dúvida é um sinal de que as coisas precisam mudar. Então não tenha medo, comece a atualizar o seu currículo e a buscar novas oportunidades de trabalho!