Excesso de competitividade e disputa no trabalho: como lidar com isso

Em um ambiente de trabalho, a competitividade entre os funcionários é quase inevitável. Trabalhando em um escritório, é comum que as pessoas comparem o seu desempenho com o dos seus colegas de equipe. A vontade de se destacar entre os outros a fim de uma ascensão de carreira é outra face da competitividade. Mas, quando situações cotidianas em disputas de poder, a competitividade assume o seu lado negativo e potencialmente destrutivo.

Um excesso de competitividade ou disputa predatória no trabalho tem se tornado um assunto amplamente discutido nos últimos anos. Muitas empresas utilizam a competição como base da sua cultura a fim de motivar a produtividade dos seus funcionários e atingir um crescimento rápido. Mas a verdade é que o excesso de competitividade pode causar ansiedade e estresses desnecessários para os trabalhadores.

No post de hoje, vamos falar sobre os efeitos que um ambiente de trabalho com excesso de competitividade podem trazer para a saúde e a carreira de um trabalhador.

Quando a competição se torna excessiva 

Alguns profissionais ainda veem a competitividade e rivalidade no ambiente corporativo como benéfica para o crescimento profissional do trabalhador e da empresa. No entanto, o excesso de competitividade tem impactos negativos para uma equipe de trabalho. Entre os efeitos comuns, estão o aumento do individualismo (levando a uma equipe desunida e desarticulada) e do estresse. Assim como a queda da inovação e produtividade.

Um estudo publicado na Harvard Business Review, revista ligada à Harvard Business School, mostrou como trabalhadores respondiam às políticas das suas empresas no seu trabalho. Entre estas políticas, estavam benefícios, bônus e promoções. O controle foi feito a partir gestão de desempenho, que impunha certas expectativas sobre o trabalho de cada um.

De acordo com o estudo, à medida em que as pessoas se sentiam mais ansiosas a respeito destas políticas ou com medo dos efeitos negativos delas, elas se mostravam mais propensas à atitudes antiéticas. Sabotar os colegas de trabalho ou tomar o crédito pelo trabalho de outra pessoas foram exemplos de respostas que apareceram quando os trabalhadores se sentem pressionados à corresponder às expectativas impostas sobre eles.

Por outro lado, o estudo também mostrou que os trabalhadores se sentem mais inspirados e motivados quando a competição no trabalho é saudável. Quando os índices de estresse e ansiedade dos funcionários cai, é possível observar crescimento na produtividade. Dessa maneira, a cooperação, busca por novas tecnologias e processos, e criatividade foram respostas comuns à uma competição estimulante à equipes de trabalho. Do ponto de vista comercial, uma equipe unida e estimulada é mais produtiva do que uma equipe que vive em medo.

Como estimular uma competição saudável entre os funcionários

1. Promova a colaboração 

Em ambiente de trabalho com excesso de competição, os funcionários têm a tendência a se tornarem individualistas. Cada um foca exclusivamente no seu trabalho. As trocas de ideias e experiências com os colegas se tornam cada vez mais escassas. O relacionamento entre eles, então, se torna quase impossível.

Reverter esta situação significa engajar a equipe se tornar mais colaborativas. Portanto, é importante deixar claro que o trabalho de todos contribuem para a realização de projetos coletivos. A interligação destes trabalhos podem ser mostrados em reuniões de equipes. Reuniões de equipes, dinâmicas e outros encontros de troca de ideias, brainstorms e opiniões devem ser estimulados.

2. Invista no desenvolvimento individual e coletivo

Estimular uma competição saudável em uma empresa também pode significar estimular o desenvolvimento profissional dos seus funcionários. Afinal, o trabalho é também um local de aprendizado e aperfeiçoamento. Profissionais que se sentem valorizados e estimulados a se desenvolverem pela empresa apresentam melhores resultados e melhores níveis de bem-estar. Ao passo que o estímulo passa pelo individual e pelo coletivo, a disputa e competitividade naturalmente deixam de ser um problema.

3. Mantenha a comunicação aberta 

Uma comunicação aberta entre os membros de uma equipe e o seu líder é muito importante para tornar o ambiente de trabalho saudável e produtivo. O reconhecimento do trabalho individual e coletivo através de feedbacks é extremamente importante.

Ele ajuda todos a entenderem quais estratégias de trabalho estão funcionando no projeto ou não funciona. Oferece uma oportunidade de encontrar novas saídas ou formas de se aprimorar. Além disso, é uma forma de orientar os funcionários em direção aos seus objetivos de trabalho e desafiá-los a conquistá-los.