Já se perguntou o que seus colegas de trabalho pensam sobre você? Essa é uma dúvida que já deve ter passado ao menos uma vez pela mente de todo trabalhador no meio do expediente. Seja depois de receber um elogio ou de um olhar meio atravessado de um membro da equipe.
Mas nem sempre dá para ser direto e perguntar para o colega qual a imagem que ele tem sobre você. E não só com aqueles em que não se tem intimidade – em muitas ocasiões, até perguntar algo assim para colegas mais próximos é complicado.
No entanto, existem sim sinais que podem te ajudar a entender melhor o que seus colegas de trabalho pensam sobre você. E é exatamente sobre isso que falamos no artigo de hoje. Abaixo, listamos várias situações e as respostas dos colegas.
Confira!
Seus colegas sempre buscam sua ajuda para lidar com problemas e situações específicas
No dia a dia de trabalho seus colegas vêm constantemente até você em busca de ajuda para realizar uma tarefa? Se a resposta for sim, é porque eles sabem que você tem a expertise para solucionar ou apontar a solução para o problema. E também porque sabem que podem contar com a sua ajuda.
Talvez você seja conhecido como uma pessoa experiente, criativa e que sabe trabalhar bem em equipe.
Seus colegas nunca pedem a sua ajuda, mesmo quando a situação envolve a sua especialidade
Mas se seus colegas de trabalho nunca vêm até você em busca de ajuda, mesmo em situações em que você é um expert, é sinal de que algo está errado. Nesses casos, pode ser que eles não confiem em você e nas suas habilidades. Ou que, por mais que suas habilidades façam a diferença, te consideram uma pessoa difícil de trabalhar junto. E, por isso, preferem encontrar um plano B para solucionar o problema.
Seja qual for o motivo para que seus colegas não te peçam ajuda, é um sinal de alerta que você precisa ficar atento.
Seus colegas nunca te chamam para happy hours e outros eventos informais da equipe
Os momentos de descontração nas pausas ou fora do horário do expediente são importantíssimos para a criação de um vínculo entre os membros de uma equipe. Mas se você nunca recebe convite para almoços ou happy hours (apesar de saber que eles acontecem), isso pode ser um motivo de preocupação.
Nesse caso, os motivos variam. Pode ser que você seja conhecido como uma pessoa mais quieta e que não parece interessado em reuniões de confraternização. Ou que você recusou tantos convites que eles decidiram parar de te chamar. Por outro, pode ser que seus colegas não te veem com bons olhos e não querem que você participe desses eventos.
Seus colegas de trabalho sempre pedem para você planejar os eventos (formais e informais) da equipe
Aqui, a situação se inverte: seus colegas de trabalho não só fazem questão da sua presença como também te encarregam de planejar os eventos da equipe. Isso vale para as confraternizações fora do expediente, como happy hours, como para reuniões de trabalho, ainda que essa não seja sua função.
Isso é um sinal claro de que eles te veem como um ótimo organizador de eventos; seja porque você conhece os melhores lugares ou porque você faz tudo ficar mais divertido. Além disso, é possível que eles percebam que você tem boas habilidades de gerenciamento, sendo capaz de planejar e executar eventos como nenhum outro colega.
Seus colegas recorrem a você para saber das últimas fofocas da empresa
Quando há algum rumor ou fofoca no ar, você é a primeira pessoa que seus colegas de trabalho procuram para se atualizarem. Se esta situação é recorrente, é bem provável que eles presumam que você sabe de algo sobre alguém ou sabe como conseguir mais detalhes sobre o que está acontecendo no escritório. Quando isso acontece, é melhor ficar alerta: afinal, você não quer ficar conhecido como fofoqueiro da empresa. Pois por mais inofensiva que pareça, uma fofoca pode crescer e se espalhar e afetar negativamente as pessoas envolvidas (inclusive você).
Seus colegas fofocam e fazem piada sobre você
Aqui, o alvo das fofocas e, em muitos casos, das piadas, é você. Se você se encontra nesta situação, é bem possível que seus colegas tenham a intenção de arruinar a sua reputação profissional e até mesmo te sabotar na empresa. Isso porque ser alvo de fofocas e piadas pode ter um forte impacto no seu desempenho, na sua credibilidade na empresa e até na sua autoconfiança.
Nesse caso, recomendamos que você tenha uma conversa com estes colegas sobre como você se sente e, se não resolver, leve a situação para seu chefe.
Seus colegas são promovidos, mas você não
As promoções de cargo sempre chegam para seus colegas mas nunca para você? Essa situação pode ocorrer e tem vários motivos; desde a melhor qualificação dos colegas para os cargos em questão, como problemas na sua imagem e reputação até o relacionamento com o chefe – que, em alguns casos, pode sim escolher preferidos e prejudicar os demais. Assim, não dá para pontuar se a situação é justa ou não sem saber os pormenores. Mas pelos olhos dos colegas de trabalho, especialmente aqueles que vêm a situação de longe, este é um sinal de que a sua reputação não é tão profissional ou que você está sendo boicotado.
Você recebe uma promoção inesperada
No sentido inverso da situação anterior, você recebeu uma promoção quando menos esperava. Quando isso acontece, é bem possível que a empresa valorize seu trabalho mais do que você imaginava e que sua reputação entre os colegas também seja positiva. Por outro lado, pode ser que seus colegas se sintam preteridos e vejam essa promoção com maus olhos.