Resumo de TCC: o que é, qual a sua importância e como fazê-lo

No mundo acadêmico é possível encontrar variados tipos de resumos em diferentes tipos de trabalhos. Talvez aquele mais importante seja o resumo de TCC. Para saber sobre ele e arrasar no resumo do seu TCC, continue acompanhando o conteúdo conosco para entender melhor, o que é, qual a importância e como fazê-lo.

Resumo de TCC: o que é?

O resumo de TCC é uma das partes mais importantes do trabalho de conclusão de curso. É nele que se encontra a “sinopse” do trabalho assim como nos filmes, pois, é com a sinopse que o primeiro contato com a obra em questão, acontece. Dificilmente um filme se tornará um grande sucesso se a introdução ou a chamada, for um fiasco.

No trabalho de conclusão de curso, o resumo funciona como a sinopse e ela pode ser construída de duas maneiras, sendo que geralmente, a que mais se destaca nos trabalhos acadêmicos é a mais conhecida e tradicional: o resumo de TCC em normas ABNT. As instituições de ensino normalmente padronizam o resumo nas normas ABNT, entretanto, existe outro método de se construir um resumo, conhecido como normas Vancouver.

O método Vancouver é usado principalmente em cursos voltados às ciências da saúde e recebe este nome pelo encontro ocorrido na própria Vancouver (Canadá) em 1978, no qual foi estabelecido um novo meio de como fazer um resumo de TCC Vancouver.

Resumo de TCC e sua importância

Agora que a base para o TCC foi explicada, é interessante saber qual a importância do resumo para um trabalho de conclusão de curso.

Um bom resumo construído de forma coesa e fluida, ajudará e muito, um avaliador da banca a demonstrar um maior interesse pelo trabalho em questão. Como citado, o resumo servirá como uma chave de entrada para o trabalho, tal qual a sinopse é para um filme. Assim, dedicar um tempo para escrever um bom resumo não é perda de tempo.

A real importância do resumo encontra-se no seu desenvolvimento, ou seja, na sua construção. Atentar-se a fluidez e as ideias colocadas no resumo é de suma importância, principalmente porque este resumo não deverá ser escrito apenas na língua pátria, mas também, em uma língua estrangeira. Essa escrita do resumo é conhecida como Abstract, caso seja escrito em inglês.

Tendo isso em vista, um resumo escrito de forma clara, objetiva, coesa e fluida, chamará muito a atenção para que alguém sinta vontade de continuar a ler o seu trabalho, independentemente do idioma escrito.

veja também:
Conheça os principais tipos de pesquisas científicas para trabalhos acadêmicos

Como fazer um resumo de TCC?

Interessado em como fazer um resumo de TCC? Vamos lá: de acordo com a NBR 6028, um resumo de TCC em normas ABNT deve possuir entre 150 a 500 palavras, dependendo do tipo de trabalho, como por exemplo:

  • 150 a 500 palavras para trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;
  • 100 a 250 palavras os artigos de periódicos;
  • 50 a 100 palavras, destinados a indicações breves.

Focando em um trabalho de conclusão de curso, o resumo deve ter entre 150 a 500 palavras, nem mais nem menos, por isso, seja objetivo em suas palavras. Lembre-se de que os detalhes do seu trabalho estão no conteúdo dele, assim sendo, seja sucinto em suas palavras no resumo.

Dentro destas 500 palavras deve-se ressaltar o objetivo, o método aplicado, os resultados alcançados e as conclusões obtidas no final do trabalho. Vale a pena lembrar que um resumo não é uma lista ou enumerações em tópicos e sim um texto corrido.

Coisas que não devem aparecer no resumo:

  • Listas e enumerações em tópico;
  • Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
  • Fórmulas, equações, diagramações, gráficos, etc.

Resumo TCC e formatação: como fazer resumo de TCC no Word?

Não muito diferente do restante do trabalho, o resumo TCC e sua formatação deve seguir este padrão:

  • Fonte Arial ou Time News Roman (dependendo da padronização escolhida para o trabalho);
  • Tamanho: 12;
  • Espaçamento: simples;
  • Sem recuo no começo do texto.

Normalmente são utilizadas diferentes ferramentas para edição e finalização do trabalho de conclusão de curso e para o resumo. “Como fazer resumo de TCC no Word” é uma das perguntas mais frequentes, mas não existe nenhum segredo por trás: basta seguir as normas padrões da ABNT (NBR 6028) para que o resumo saia dentro do estabelecido.

Algumas dicas extras:

  • Escreva o resumo por último, depois de todo desenvolvimento e conclusão;
  • Utilizar o verbo na voz ativa;
  • Escrever o resumo na terceira pessoa do singular;
  • Separar de 3 a 5 palavras-chave.

Frases para iniciar resumo de TCC

Um resumo de TCC pode começar com diferentes tipos de frases. Aqui encontram-se algumas frases para iniciar resumo de TCC:

  • Este trabalho tem como objetivo estudar (pesquisar, se aprofundar, encontrar, etc.);
  • Este trabalho tem o intuito de…;
  • O presente trabalho tem como objetivo analisar…
veja também:
Resenha crítica: descubra como fazer e dicas de formatação

Que tal um exemplo de resumo de TCC?

Para ilustrar melhor o que é um resumo de TCC, como formatá-lo e o que escrever, separamos um exemplo de resumo de TCC de administração. Este TCC foi escrito pela Ana Carolina da Silva, pela Universidade Federal de Santa Catarina, acompanhe:

RESUMO Este trabalho tem o intuito de estudar os processos principais da Tutoria de Ensino a Distância do Curso de Graduação em Administração da UFSC. Por meio da observação participante, foram mapeados e descritos os processos relevantes das atividades da Tutoria, sendo esses representados por fluxogramas. As atividades analisadas foram: esclarecimento de dúvidas, correção das atividades, aplicação das provas, correção das provas, capacitação dos tutores com o professor, entrega do livro texto e arquivamento de provas e documentos. A análise foi feita de modo a detectar fatores que poderiam atrasar ou interromper o fluxo das atividades. Após esse mapeamento, analisou-se o atual arranjo físico da Tutoria, considerando aspectos como necessidade de espaço, identificação dos tipos de processo e tipos básicos de arranjo físico, entre outros. Por fim, foram propostas melhorias para o arranjo físico. 

Palavras-chave: Tutoria, processos, arranjo físico

Lembre-se de colocar no mínimo 3 palavras-chaves no final do resumo e no máximo 5. Com isso, o resumo estará completo e a próxima etapa é salvar o resumo do TCC em PDF junto ao restante do trabalho.

Independentemente do curso escolhido, o modo de formatar o resumo será praticamente igual, mesmo que seja um resumo de administração, resumo de letras, resumo de TCC secretariado, etc., basta seguir o padrão da ABNT.

Gostou das dicas? Continue aproveitando nosso conteúdo! Curta e compartilhe para ficar sempre por dentro de informações importantes como essa!