Roda da vida: conheça a técnica para autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Você já ouviu falar na “Roda da Vida”? Esta técnica é amplamente usada no coaching e no âmbito organizacional, visando ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. De fácil entendimento, aplicação e interpretação, a Roda da Vida pode auxiliá-lo a buscar o equilíbrio em sua vida. Quer saber mais? Então confira.

Equilíbrio é a chave da Roda da Vida

O princípio básico da Roda da Vida é o equilíbrio. A importância do equilíbrio em todos os âmbitos da vida é praticamente uma unanimidade em diversas teorias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, a saúde é entendida como o estado de total bem estar físico, mental, social e espiritual. Já o slogan do ativista social inglês Robert Owen “oito horas de trabalho, oito horas de lazer, oito horas de descanso” é conhecido mundialmente.

Sabemos da importância do equilíbrio. Mas quanto estamos aplicando deste conhecimento em nossa vida? Para isso, a técnica da Roda da Vida pode ajudá-lo. Esta ferramenta criada pelo estadunidense Paul J. Meyer na década de 1960 é, talvez, mais atual do que nunca, e pode ter grande impacto em sua vida.

O que é a técnica da Roda da Vida

A Roda da Vida parte de uma visão sistêmica, onde todas as áreas estão interligadas, e o resultado de uma reflete em todas as outras. Quando o resultado de alguma das áreas é baixo, significa que tal área está sendo negligenciada e precisa de atenção para ser desenvolvida.

A Roda da Vida constitui-se de uma mandala dividida em 4 pilares (pessoal, profissional, relacionamento e bem-estar) que, por sua vez, são subdivididos em tríades.

O indivíduo faz uma autoavaliação de cada campo, atribuindo uma nota a cada item de 0 (péssimo) a 10 (excelente). O objetivo é atingir pelo menos 60% de satisfação em cada área para garantir o equilíbrio na vida como um todo. Veja a seguir o que considerar para responder a cada item da Roda da Vida.

Âmbito pessoal

A tríade do âmbito pessoal é composta por saúde, intelecto e emocional. Para avaliar cada item, considere os seguintes aspectos:

Saúde

Avalie sua alimentação, seu peso atual e sua satisfação com ele, se você pratica atividades físicas regularmente e se seu checkup está em dia.

Intelecto

Quanto você investe em seu desenvolvimento intelectual? Do tempo que você dedica nas redes sociais, quanto conteúdo relevante você de fato você lê? Quanto tempo fazendo algum curso, mesmo que online, ou assistindo a palestras ou vídeos educativos? É importante manter-se atualizado em sua área, buscar contato com notícias, se manter atualizado em sua profissão e buscar novos conhecimentos.

Emocional

Como está seu equilíbrio emocional? Como você tem lidado com os imprevistos do dia a dia? Como você gerencia o estresse? O desequilíbrio emocional pode trazer sérios prejuízos para a saúde (física e mental), afetando inclusive vários campos da vida. Quando estiver em desequilíbrio, busque melhora com terapia ou meditação.

Âmbito profissional

No pilar profissional, avalie as áreas de convívio social, realização e planos e recursos financeiros:

Convívio social

Tão importante quanto executar suas tarefas no trabalho, é ter um bom relacionamento com seus colegas. Como está seu convívio no trabalho? Quanto você se dispõe a ajudar o colega, a ouvi-lo? Qual seu grau de atenção ao que está acontecendo em sua volta no ambiente profissional?

Realização e planos

Qual seu grau de satisfação com sua rotina atual? Quão realizado você se sente em sua atual posição profissional? Se você está insatisfeito, está fazendo algo para melhorar? Você tem projeções para seu futuro profissional?

Recursos financeiros

Como estão suas finanças? Qual o equilíbrio entre seus rendimentos e seus gastos? Você possui algum investimento? Hoje em dia, está cada vez mais fácil ter acesso à educação financeira de maneira gratuita e compreensível até para os mais leigos no assunto.

Relacionamentos

O terceiro pilar é subdividido em relacionamentos sociais, amorosos e familiares:

Social

O convívio social é uma das áreas que foi seriamente prejudicada por conta da hiperconectividade. Pessoas estão conectadas virtualmente, mas pouco se falam ou até se olham pessoalmente.

Como está sua vida social? Você se dedica a preservar laços de amizade? Com que frequência encontra seus amigos? Qual o grau de qualidade destes encontros? Você conhece seus vizinhos? Tem um relacionamento saudável com eles? Qual é seu desempenho em novos ambientes sociais? Você consegue lidar com desenvoltura ou é mais retraído e leva algum tempo para começar a se relacionar?

Amoroso

Se você está em um relacionamento afetivo, qual a qualidade desta relação? Quanto tempo você dedica, de fato, para a pessoa amada? O que você faz para preservar um relacionamento saudável? Se você está em busca de um relacionamento, o que está fazendo para encontrar alguém? Qual seu grau de satisfação com sua situação amorosa atual?

Familiar

A família é, em geral, um ponto de equilíbrio de qualquer indivíduo. É a ela que recorremos em momentos de tormenta. Como está seu convívio com sua família? Quanto tempo você tem dedicado a estar com os familiares? Suas relações familiares são saudáveis ou turbulentas? Quanto você pode e deseja melhorar esta relação?

Bem-estar

Por último, o pilar de bem-estar se subdivide entre lazer, felicidade e espiritualidade:

Lazer

Você se permite dedicar parte de sua rotina a atividades prazerosas? Pode ser um tempo só seu ou com quem você ama. Quanto tempo de lazer você tem em sua rotina? O importante é dar espaço para este momento em sua rotina. Tempo de lazer não é um luxo, pelo contrário.

Felicidade

O conceito de felicidade é muito subjetivo e pessoal, e está diretamente ligado a vários outros pontos da Roda da Vida. A ideia aqui é refletir: qual seu grau de felicidade em seu momento atual de vida? Existe alguma área na qual está infeliz? O que está causando sua infelicidade?

Espiritualidade

Espiritualidade é diferente de religião. Ela faz parte do conceito de saúde. Estar em contato com sua espiritualidade é acreditar em uma força que vai além do que conseguimos ver. Como anda sua fé? Sua crença no universo?

Responda à sua Roda da Vida

Aqui, você viu como refletir sobre cada item da Roda da Vida. Agora, você pode responder online ou imprimir uma Roda da Vida e fazê-la em um papel. Com base em seu resultado, planeje como desenvolver as áreas que estejam sendo negligenciadas.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Se você gostou, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Continue nos acompanhando para mais novidades.