Coaching: entenda tudo sobre essa novidade

Você com certeza já ouviu falar sobre coaching por aí. Mas, o que é isso de fato e de que forma esse conceito pode agregar em nossa vida?

Quer entender mais sobre esse assunto? Continuea leitura e confira!

O que é coaching?

De forma geral, o coaching é definido como um processo de desenvolvimento humano.

Esse processo, pode ser dividido em várias áreas. Sendo assim, é possível aplicar soluções na vida pessoal, profissional, em empresas, na família e nos relacionamentos.

Basicamente, o coaching consiste em evoluir em áreas específicas para melhorar nosso desenvolvimento nelas.

Algumas ciências usadas nesse processo são:

  • Psicologia,
  • Sociologia,
  • Neurociências,
  • Programação Neurolinguística,

Além disso, também são utilizadas técnicas de:

  • Administração de Empresas
  • Gestão de Pessoas
  • Universo dos Esportes

Dessa forma, são utilizadas soluções para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

Aplicações

Podemos dividir essa técnica em alguns pontos. Confira a seguir.

Coaching

Esse nome é dado ao processo de desenvolvimento em si. Geralmente, esse processo é definido e aplicado por um Coach, que é o mentor de todo o processo.

Essa técnica consiste em ajudar uma pessoa ou uma empresa ou instituição, a alcançar seus objetivos e metas pré-definidos.

O objetivo é canalizar as energias e os pensamentos, juntamente com as atitudes certas, para alcançar, desenvolver e conquistar.

Além disso, esse processo inclui resultados rápidos, com transformações visíveis de forma prática e eficiente.

Coach

Esse nome é dado ao profissional responsável pelo Coaching.

Dessa forma, ele se dedicará para treinar seu coachee, baseado em técnicas e métodos específicos e comprovados.

Sendo assim, sua missão é tirar o coachee do estado em que ele se encontra, e conduzi-lo para onde ele deseja chegar.

Esse profissional é qualificado para despertar as qualidades, habilidades e talentos de cada indivíduo. Dessa forma, consegue extrair o maior potencial para realizar as ações necessárias.

Coaches

Esse nome é dado às pessoas que exercem a profissão de Coach.

Coachee

Coachee são as pessoas ou instituições que passam pelo processo de coaching. Sendo orientadas por um profissional para o alcance de seus propósitos.

Como funciona o coaching?

Primeiramente, é preciso escolher a especialidade de seu coach.

Após isso, o cliente deve expor para o profissional todas as suas necessidades. Além disso, é preciso ser sincero e claro sobre o seu estado atual, e o seu estado desejado.

Ou seja, o cliente precisará montar um planejamento de objetivos e metas, para que o Coach possa analisar e oferecer soluções.

veja também:
O que é o colaborador em uma empresa?

É necessário incluir fatores emocionais, profissionais ou pessoais, em que há necessidade de mudanças.

A partir disso, serão realizadas sessões de treinamento. Sendo assim, acontecerão encontros semanais, quinzenais ou mensais.

A duração da sessão tem geralmente 1 hora e meia. Sendo assim, nesse tempo, o coach trabalha o desenvolvimento de seu cliente em novas competências.

São desenvolvidas também suas habilidades, suas crenças positivas, metas e determinação. Dessa forma, o coach estabelece tarefas a serem realizadas, para treinar o cliente.

O coaching é muitas vezes comparado a terapias. No entanto, se diferencia pelo fato de oferecer resultados rápidos, ao contrário de terapias que levam anos para isso.

Os valores no mercado brasileiro podem variar entre 100 e 1000 reais por sessão. Sendo assim, há opções para todas as classes sociais.

Uma grande demanda dessa técnica tem sido solicitada por grandes empresas e instituição. Dessa forma, a eficiência desse processo é comprovada pelos resultados positivos de quem já utilizou o método.

Benefícios do coaching

Desenvolve o autoconhecimento

Ao longo do processo, o cliente é levado a ativar e desenvolver o seu autoconhecimento. Desse modo, tem acesso aos pontos mais positivos de sua personalidade. Ou seja, aqueles que lhe ajudam a alcançar seus objetivos e a se tornar um indivíduo cada vez melhor.

Além disso, também desperta a sua consciência para os pontos que deve melhorar. Afinal, esses pontos são o que pode estar impedindo a sua evolução e desenvolvimento em sua trajetória de vida.

Ao ter clareza de si mesmo, é possível compreender melhor e lidar melhor consigo mesmo. Além disso, é possível compreender a razão de determinadas atitudes e comportamentos, e aperfeiçoá-los.

Ajuda no alcance de resultados

O coaching é um processo que envolve um começo, meio e fim. Ou seja, seu planejamento possui prazo para começar e terminar.

Dessa forma, é possível projetar metas e objetivos reais para um determinado tempo, e manter total foco nisso. Assim, o tempo necessário para alcance dos resultados é otimizado.

Os resultados são expressivos e ágeis. Dessa forma, a potencialização das ações é proporcional a velocidade nos resultados.

Além disso, o coaching trabalhará a mente e preparará a pessoa para aproveitar da melhor forma esses resultados.

Desenvolve a inteligência emocional

As pessoas estão inseridas em uma rotina cada vez mais corrida e cheia de pressões, estresse e ansiedade. Dessa forma, é fundamental cuidar da saúde emocional, que passa por situações conflitantes todos os dias.

Existem muitas pessoas que tem adoecido emocionalmente, por não saberem lidar com suas emoções. Sendo assim, o coaching é a melhor forma de conseguir trabalhar essa área e desenvolver a inteligência emocional necessária.

veja também:
Demissão por justa causa: quais são os seus direitos?

Durante o processo, o indivíduo terá suas emoções e ações trabalhadas e desenvolvidas. Com isso, conseguirá aplicar as soluções adquiridas no processo em seu dia a dia.

Dessa forma, conseguirá melhorar seus relacionamentos e desenvolvimento pessoal e social. Alcançando mais facilmente seus propósitos através disso.

Além disso, o coaching ajudará a desenvolver uma evolução emocional, permitindo que a pessoa deixe de ser refém desses sentimentos.

Identifica crenças limitantes

O coaching defende que todos nós somos repletos de diversas crenças internas. Afirmando, assim, que essas crenças foram introduzidas em nossa mente ao longo da vida.

Essas crenças são resultantes de diversos fatores, como experiências na infância ou influência das pessoas ao nosso redor.

Dependendo do tipo de crença, é possível que elas sejam as grandes responsáveis por nossa paralisação em alguma área. Sendo assim, essas crenças podem ter um poder limitante, fazendo com que desacreditemos que somos capazes.

O indivíduo que passa pelo processo de coaching, é ensinado a substituir essas crenças limitadoras.

Durante o processo, ele aprenderá a canalizar as crenças positivas, que faz com que ele acredite mais em si. Dessa forma, é possível substituir as crenças limitantes pelas incentivadoras.

Através do trabalho da mente, é possível verificar se há crenças negativas armazenadas sem nem serem percebidas. E assim, eliminá-las. Dessa forma mantendo somente as benéficas.

Além desses benefícios, há muitos outros que podem ser alcançados através do coaching.

E vale lembrar, que, os resultados são alcançados de forma satisfatória tanto para pessoas, quanto para empresas.

Pode ser que o crescimento de uma empresa esteja paralisado pela falta do coaching na vida da equipe. Sendo assim, apostar no coaching empresarial pode ser um investimento transformador para uma empresa.

Se você gostou do artigo e entendeu mais sobre coaching, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!