Meu colega de trabalho fala mal de mim, o que fazer?

Todos os membros de uma equipe de trabalho concentram seus esforços diários em objetivo comum: ter bons resultados nos seus projetos. No entanto, uma equipe pode ser formada por profissionais das mais diversas formações, com históricos profissionais e perfis pessoais distintos. Um bom relacionamento entre todos certamente contribuiria para melhorar o ambiente e o dia-a-dia de trabalho. No entanto, nem sempre todos os membros de uma equipe se dão bem. E, infelizmente, é comum encontrar situações onde um colega de trabalho fala mal do outro. 

Um colega fala mal dos outros por diversos motivos, mas o principal deles é a própria insegurança. Por isso, ele sente que precisa colocar os outros colegas para baixo para aumentar sua autoestima – e, muitas vezes, a sua popularidade entre os colegas. Isso acontece especialmente em ambientes de trabalho excessivamente competitivos. No entanto, quando um colega de trabalho fala mal de você pelas costas, é um grande sinal de desrespeito, falta de espírito de equipe e de falta de profissionalismo. 

Nesse sentido, esse tipo de comportamento pode afetar a sua autoestima, a sua produtividade no trabalho e a forma como seus outros colegas e seu chefe te veem. 

Então, se você está passando por esta situação, as dicas que trouxemos neste artigo podem te ajudar a sair dela da melhor forma possível. Confira!

1. Não entre em conflitos diretos

Ter ciência de que um colega de trabalho tem falado mal de você pelo escritório é uma informação que pode levar a diversas reações. Ela, é claro, depende do conteúdo da fala e da forma como ela foi exposta aos outros colegas de trabalho. Em alguns casos, é possível que você opte por ignorar e seguir com o seu dia-a-dia de trabalho normalmente, mesmo que se sentindo desconfortável e magoado. Mas em outras, pode ter uma reação mais drástica e acabar confrontando o seu colega de trabalho no escritório de uma forma pouco profissional. 

Não existe uma resposta pronta, pois se trata de uma situação complexa. No entanto, uma coisa é certa: evite confrontos diretos, especialmente em momentos de raiva. Desentendimentos tendem a elevar o nível de desconfiança e estresse, que podem se refletir na sua imagem profissional.

2. Saiba que a fofoca diz mais sobre ele do que sobre você

A ensaísta sobre desenvolvimento pessoal, Lise Bourbeau, possui uma frase famosa que diz: “O que Pedro pensa de Paulo diz mais sobre Pedro do que Paulo”. Ou seja, a própria fala daquele colega revela a forma como ele vê o mundo e as pessoas ao seu redor. 

Então, evite cair no jogo deste colega e não deixe que a sua autoestima seja afetada por este comportamento. Por isso, avalie se a opinião deste colega é realmente importante para a sua vida pessoal ou profissional. Na maior parte dos casos, você perceberá que este não é o caso. Que a sua relação com este colega se resume ao fato dos dois trabalharem na mesma equipe. Prefira dar atenção às opiniões de seus familiares, amigos e de colegas de trabalho que se importam com você de verdade. 

3. Foque em fortalecer sua imagem profissional na empresa

Os comentários negativos que se espalham pelo escritório podem afetar a sua imagem profissional entre os seus colegas e até mesmo o seu chefe. Assim, quando uma pessoa está tentando manchar a sua reputação e imagem profissional, é preciso fazer um controle de danos. 

Aja com respeito com os seus colegas de trabalho e ressalte a sua ética profissional. Além disso, reforce os seus pontos fortes, mostre-se aberto à sugestões e novos aprendizados, não deixando de participar ativamente de reuniões de equipe. 

Rapidamente você conseguirá inverter a situação. As outras pessoas perceberão que o colega que fala mal de você não está dizendo a verdade e, na verdade, está tentando te prejudicar. Esse movimento faz com que a fofoca rapidamente se dissipe pelo escritório. Como consequência, o colega em questão se sente constrangido em falar mal de você para as outras pessoas. Ele pode até mesmo mudar de opinião…

4. Evite o isolamento, tenha aliados

Em muitos casos, quando uma fofoca toma grandes proporções no escritório, é muito comum que você sinta que não tem ninguém ao seu lado. E, por isso, acaba se isolando. 

Mas o isolamento é o pior tipo de atitude a se tomar nestas situações. Isso porque essa atitude não te afasta só das pessoas que falam mal de você, mas também de colegas que até então eram próximos de você. Assim, você perde uma rede importante de apoio. 

Portanto, saiba quais são as pessoas que você deve se afastar e mantenha-se perto das pessoas que te fortalecem e você pode considerar como amigas e aliadas. 

5. Observe se outros colegas também são alvos de comentários 

Um colega que tem o costume de fofocar ou de criticar os outros raramente se limita a um único alvo. Você já notou se ele se comporta da mesma forma com outros colegas de trabalho?

Experimente, então, observar o movimento do escritório e, verificando se este comportamento é direcionado só a você ou se outras pessoas também sofrem com a mesma situação. Se possível, tente conversar com estas pessoas e trocar experiências. E, caso percebam que esta situação está afetando negativamente o relacionamento da equipe, relatem em conjunto ao gerente. 

Mas e quando o colega de trabalho tem uma fala discriminatória?

Infelizmente, não é raro no ambiente de trabalho problemas de relacionamento entre colegas de trabalho que estão relacionados a discriminações por gênero, raça, religião, origem e sexualidade. 

Quando isso acontece, é preciso levar o caso às instâncias superiores. Converse com o seu chefe e com a equipe de Recursos Humanos. É dever de ambos assegurar a segurança e bem-estar dos funcionários da empresa, por isso, eles devem tomar providências o quanto antes para solucionar este caso. 

Entretanto, se o caso não for resolvido pela empresa, é possível levá-lo às instâncias jurídicas. 

 

Esperamos que estas dicas te ajudem a lidar melhor com esta situação. Compartilhe este artigo nas suas redes e continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas!