Qual é o seu emprego dos sonhos? Como responder na entrevista

Quando fazemos uma entrevista de emprego, existem algumas perguntas que são muito comuns de serem feitas pelos entrevistadores. Como você ficou sabendo dessa vaga? Qual sua maior conquista? Como você se vê daqui cinco anos? Qual é o seu emprego dos sonhos? Estas são só algumas que entram no repertório dos profissionais em recrutamento. 

É importante lembrar que elas não são perguntas feitas sem motivo, elas ajudam o entrevistador a criar o perfil do entrevistado e entender se é a pessoa ideal para o cargo ou se ele não se adequa à cultura da empresa. 

Neste post, vamos falar o que o entrevistador espera quando pergunta sobre o seu emprego dos sonhos e como se preparar para responder esta questão.

O que o entrevistador quer saber quando faz esta pergunta?

Quando esta pergunta aparece na entrevista, o entrevistador está buscando entender se os objetivos profissionais do entrevistado estão alinhados com os valores e possibilidades que o cargo e a empresa têm a oferecer a ele. 

Dessa forma, essa é o tipo de pergunta de cunho pessoal e profissional. Ela envolve não só os sonhos pessoais do entrevistado como também a sua ambição em relação ao seu crescimento profissional. Pensando nisso, é uma pergunta que adiciona ao perfil do candidato a sua criatividade e metas para o futuro. 

Mas, como responder?

É importante lembrar que não existe uma fórmula para responder a esta pergunta. Mas é importante se lembrar de manter os pés no chão: imaginar um emprego dos sonhos que não se relaciona com a vaga que você se candidatou ou com a cultura da empresa pode te fazer ser eliminado automaticamente da seleção!

Como o entrevistador está buscando entender quais são os seus objetivos no cargo, a melhor forma de responder a esta pergunta é falar como a vaga em questão te aproxima desse objetivo. Para isso, conhecer a visão, valores e posicionamentos da empresa, assim como o perfil dos profissionais que nela  trabalham, é fundamental. O crescimento profissional e um ambiente de trabalho que valoriza os seus funcionários também podem ser apontados dentro da sua resposta. 

É importante também ficar atento à como a entrevista está se desenrolando. Entender o tom e o humor do entrevistador, além das aberturas que podem haver para temas mais pessoais ou respostas mais criativas, podem te ajudar a definir como elaborar a sua resposta. No caso de um entrevistador que tem uma postura mais fechada, foque em respostas mais objetivas e formais. 

Independente disso, lembre-se que recrutadores gostam de candidatos que sabem definir seus objetivos e formas concretas de alcançá-los.

Elabore uma resposta criativa…

A criatividade pode ser uma qualidade muito apreciada por muitos entrevistadores. Se o processo seletivo for destinado à uma área de criação ou tecnologia, ou se a empresa tiver uma visão mais moderna dos processos de trabalho, a criatividade pode ser um ponto ao seu favor! Neste caso, aponte a vaga como uma forma de desenvolver suas habilidades, sobre um ambiente de trabalho descontraído. No caso de ser um trabalho remoto, do tipo home office, você também pode apontar para a possibilidade de trabalhar em uma paisagem diferente, fora do escritório, por exemplo.

Ou prefira uma resposta objetiva e prática

Para ambientes mais formais, vale manter um tom mais profissional. Fale sobre como você gostaria de melhorar suas habilidades em determinado ponto, ter uma atuação maior em tal área, deixando claro como o cargo em questão na empresa pode te impulsionar a estes objetivos.  

E aí, gostou das dicas? Esperamos que você arrase nas respostas para a sua próxima entrevista! Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e não deixe de acompanhar os nosso canal. Boa sorte!