Paginação ABNT: como numerar páginas do TCC

Se você chegou ao momento de começar a construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), talvez já tenha descoberto que o desafio não se limita ao seu conteúdo. Muitos estudantes “apanham” ao se deparar com todas as regras das normas ABNT para trabalhos acadêmicos. Um dos elementos que podem parecer difíceis diz respeito à numeração das páginas. Se você está com dificuldades, acompanhe o artigo a seguir e descubra de uma vez por todas como numerar as páginas do seu TCC.

Normas ABNT para TCC

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada que trabalha em parceria com o governo e a sociedade para a normatização de produtos e serviços. Dentre suas regulamentações, uma das mais conhecidas é a padronização de trabalhos científicos e acadêmicos, como é o caso do TCC.

As instituições de ensino que adotam estas normas, em geral, exigem este formato já desde os primeiros trabalhos, ainda no primeiro semestre. Ocorre que, na maioria das vezes, estes trabalhos  ainda são sucintos, e por isso dispensam a necessidade de numeração.

Então, chega a hora do TCC e muitos descobrem que não dominam alguns recursos do Word, como a numeração de página. A dificuldade pode surgir pois a numeração das páginas também deve respeitar algumas peculiaridades normatizadas pela ANBT.

Normas ABNT para paginação

A ABNT divulga suas normas através das NBRs (Normas Brasileiras). A NBR que trata da numeração de páginas em trabalhos acadêmicos é a de número 14724. Segundo esta norma, a página deve ser contada a partir da folha de rosto, mas a numeração só poderá aparecer a partir da introdução. Como assim?

O TCC é dividido em três grandes blocos: os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Dentre os elementos pré-textuais, estão:

  • Capa (obrigatório);
  • Folha de rosto (obrigatório);
  • Folha de aprovação (obrigatório);
  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimentos (opcional);
  • Resumo em português (obrigatório);
  • Resumo em língua estrangeira (obrigatório);
  • Lista de imagens (opcional);
  • Lista de tabelas (opcional);
  • Sumário (obrigatório).

Veja quanta coisa pode aparecer nesta parte inicial! Então, se o seu trabalho possuir dez folhas de elementos pré-textuais e sua introdução iniciar na décima primeira folha, o primeiro número de página a aparecer será o 10 (já que a capa não deve ser considerada para cálculo).

Os números de páginas devem aparecer no canto superior direito da página, com espaço de 2 cm da borda direita e da borda superior. Recomenda-se que a fonte usada seja a mesma do restante do trabalho (Arial ou Times New Roman), e o tamanho do número é o 10, preferencialmente.

Paginação no Word 2010

Agora, como fazer a numeração de forma adequada? Acompanhe o passo-a-passo e descubra. As explicações apresentadas aqui são com base na versão 2010 do Word Office.

  1. Vá até a última linha da última página pré-textual, ou seja, do sumário. Clique nela e vá até a aba de ferramentas, no topo da janela. Selecione: Layout da Página > Quebras > Próxima Página, como na imagem abaixo.
veja também:
Conheça os principais tipos de pesquisas científicas para trabalhos acadêmicos

  1. Na página seguinte (Introdução), dê dois cliques rápidos na área do cabeçalho. Uma nova aba de edição (Design) será aberta no topo da tela. Clique na opção “Vincular ao anterior” para desativar esta função:

  1. Feche o menu de “cabeçalho e rodapé”.

  1. Na aba de formatação, vá em Inserir > Número de página > Início da página > Formatação 3:

  1. Agora, formate a fonte. Dê um clique duplo sobre o número e altere para o estilo e tamanho desejados.

  1. Se o número apresentado estiver incorreto de acordo com a contagem normatizada pela ABNT, volte à aba Inserir > Número de Página e clique em “Formatar número de página”. Selecione a opção “Iniciar em” e digite o número desejado:

  1. Para finalizar, confira nas páginas iniciais se a numeração continua aparecendo. Caso elas ainda apareçam, selecione o número em qualquer uma delas e pressione o “delete”. Todos os números dos elementos pré-textuais deverão sumir.

Pronto! Agora suas páginas estão numeradas de acordo com as normas ABNT. Se você precisar imprimir em frente e verso, ainda há mais alguns passos a seguir.

Numerar páginas para impressão frente e verso

Se o seu trabalho for impresso em frente e verso, será necessário ajustar a formação. A página da frente segue a descrição acima, mas cada página de verso precisará conter o número na borda esquerda. Para fazer isso, siga as orientações abaixo:

  1. Dê um clique duplo sobre o cabeçalho da primeira página numerada. Na aba de “Design”, clique na opção “Diferentes em páginas pares e ímpares”. Se sua primeira página for um número par, o número provavelmente vai desaparecer.

  1. Para numerá-lo novamente, na aba de formatação, vá em Inserir > Número de página > Início da página > Formatação 3 para alinhamento à direita.
  2. Se a numeração iniciou em número ímpar, os números pares não irão aparecer. Então, vá até a segunda página (que será par). Vá em Inserir > Número de página > Início da página > Formatação 1 para alinhamento à esquerda.
  3. Visualize suas páginas para conferir se a paginação está adequada. Ela deverá aparecer assim:

  1. Confira se a fonte está na formatação desejada. Pronto! As páginas já estão adequadas para impressão em frente e verso.
veja também:
Relatório de estágio: saiba como fazer com exemplos prontos

Estratégias alternativas

Se você não conseguir aplicar o passo-a-passo descrito ou se seu editor de texto for diferente, é possível utilizar algumas estratégias alternativas.

Uma delas é salvar os elementos pré-textuais como um arquivo, e o restante do trabalho como outro arquivo. Então, você pode numerar apenas o arquivo que deve apresentar a paginação. Lembre-se de contar as páginas e começar pela numeração correta.

Outra estratégia é numerar o trabalho todo, cobrir os números que você não quer que apareçam com uma caixa de textos. Para isso, siga este caminho: Inserir -> Caixa de texto -> Desenhar caixa de texto:

Agora, desenhe uma caixa sobre o número a ser escondido. Clique sobre a caixa com o botão direito do mouse e selecione a função “formatar forma”:

Escolha a opção preenchimento sólido e, em seguida, clique em “cor da linha” > “sem linha”:

Pronto! Sua caixa não aparecerá e esconderá o número.

Se você adotar esta última dica, há uma forma de omitir o número da primeira página. Dê o clique duplo no cabeçalho para aparecer a aba de Design. Em seguida, selecione a opção “Primeira página diferente”:

Por último, caso a numeração esteja errada (já que a capa não pode ser contada, lembre –se de formatá-la: vá em Inserir > Número de Página e clique em “Formatar número de página”. Selecione a opção “Iniciar em” e digite o número 0 (zero).

Como numerar páginas do TCC de acordo com a ABNT

Aqui, apresentamos três meios diferentes para você apresentar seu TCC com a paginação de acordo com as normas da ABNT. Tenho certeza de que pelo menos um deles vai funcionar para você!

Gostou das dicas apresentadas aqui? Então compartilhe este artigo e ajude seus amigos que também sofrem com as normas da ABNT! Aproveite e fique em nossa página para mais orientações sobre como formatar seu TCC seguindo a ABNT. Para mais novidades sobre o mundo organizacional, profissional e acadêmico, acompanhe nossa página.